INVESTIMENTO SOCIAL/ESG | Como potencializar a performance dos investimentos sociais de grandes empresas
Os assessores de investimento social privado da Simbi – social tech que, com uso da inteligência artificial, desenvolveu a plataforma Mapa de Demanda Social – elencam quais são as quatro dicas para que as empresas potencializem os resultados dos seus investimentos na transformação positiva da sociedade brasileira.
O investimento social estratégico, com foco em maximizar o impacto social positivo das grandes empresas, tem potencial de transformar a sociedade brasileira, apoiando projetos e iniciativas voltados à população em situação de vulnerabilidade social. Com o uso de recursos privados ou acessando as leis de incentivo fiscal, os gestores podem maximizar os resultados com uso de tecnologia e apoio de especialistas na temática.
Especializada em gestão do investimento social de grandes empresas, a Simbi desenvolveu uma ferramenta tecnológica para apoiar a gestão de investimentos sociais: o Mapa de Demanda Social. Por meio dessa ferramenta, a social tech reúne dados de qualidade para que as empresas contratantes possam ter uma visão clara do panorama social local. Com base em informações confiáveis, os clientes têm a possibilidade de direcionar os recursos para territórios que requerem uma maior atenção – do ponto de vista socioeconômico e de oportunidades para os cidadãos –, maximizando o impacto social dos investimentos.
Com os insumos produzidos pela plataforma, as empresas que fazem uso tanto da Lei Rouanet quanto de outras leis de incentivo podem tornar os investimentos sociais privados mais assertivos, direcionando os aportes para projetos e regiões que dialoguem com o cumprimento das metas da Agenda 2030. Para esse ganho de efetividade na decisão, a Simbi tem atuado com uma inovação: o assessor de investimento social privado, um profissional que conhece a temática em profundidade.
Da mesma forma como um especialista em investimentos convencionais de capitais atua, essa persona desenvolve o trabalho de dar suporte às empresas para que elas tomem as melhores decisões de investimento social com base nos objetivos estratégicos da companhia. Com isso, maximiza o impacto social gerado pela companhia, já que esse especialista alinha os objetivos da empresa às demandas sociais – criando uma carteira inteligente e de maior impacto. Ao mesmo tempo, impulsiona instituições com projetos sérios de uma maneira integrada, holística e harmônica.
Com base na expertise dos assessores de investimento social privado, a Simbi destaca quatro dicas para que as empresas potencializem seus investimentos.
#1 | Reavaliar as diretrizes atuais de investimento social
Para obter mais resultado no investimento social, é preciso, antes de tudo, ter uma visão ampla sobre como a empresa está conduzindo o processo. Por isso, o primeiro passo é buscar reconhecer os padrões e a real efetividade. Dados como região de direcionamento dos recursos, causas apoiadas e perfil do público beneficiado já são um bom ponto de partida. Esse movimento, inclusive, permite encontrar novos caminhos para investimentos sociais mais eficazes e transformadores. Além disso, também possibilita um bom alinhamento de expectativas sobre as ações de Responsabilidade Social da sua empresa. Atualmente, muito consumidores escolhem as marcas pelo engajamento que têm em sustentabilidade. Por isso, é essencial reavaliar de forma periódica o que tem sido feito; essa visibilidade é fundamental e dará insumos para sustentar o objetivo de adotar práticas cada vez mais éticas, transparentes e sustentáveis.
#2| Compreender as melhores práticas de mercado para potencializar os resultados
Compreender as práticas de investimento social do mercado pode proporcionar insights valiosos e oportunidades de colaboração entre as empresas. Dessa forma, amplia-se a eficiência dos seus investimentos, obtendo um resultado sistêmico para os problemas enfrentados. Além disso, ao ter contato com outras iniciativas, é possível encontrar maneiras inovadoras de implementar as questões sociais e ambientais em sua própria estratégia. Esse movimento também é ótimo para construir um bom networking com outros profissionais do mesmo ramo.
#3 | Ouvir as comunidades locais para alavancar o resultado
As populações locais têm um conhecimento íntimo das necessidades, dos desafios e oportunidades específicas enfrentadas pela sua comunidade. Envolvê-las no processo de investimento social proporciona acesso a informações valiosas e insights que podem aumentar a relevância e a eficácia da estratégia. Dessa forma, pode-se alcançar um resultado mais significativo e mais sustentável a longo prazo. Além disso, essa aproximação faz com que o investimento fortaleça a capacidade de liderança e participação cívica dessas comunidades. Com isso, estas se tornam mais empoderadas, resilientes e capazes de enfrentar os próprios desafios. Outro ponto positivo ao incorporar as populações locais neste processo é o aumento da legitimidade e confiança nas ações da sua empresa. Isso é fundamental para estabelecer parcerias sustentáveis e construir relacionamentos de longo prazo baseados na transparência, colaboração e no respeito mútuo.
# 4| Ter o apoio de especialistas em investimentos sociais
É importante considerar o apoio de especialistas na temática de investimento social. Esses profissionais têm um conhecimento profundo das melhores práticas e tendências atuais e podem ajudar a reduzir os riscos que a transferência de recursos de impacto envolve. Além disso, eles oferecem insights valiosos para que a empresa direcione a verba de maneira a obter mais resultado e maior alinhamento com os próprios valores e objetivos. Outro ponto positivo é o apoio desses especialistas na mitigação de possíveis riscos com as normativas legislativas, principalmente sobre o uso de leis de incentivo fiscal.
SOBRE A SIMBI |
Fundada por Raphael Mayer, Mathieu Anduze e Tadeu Silva em 2017, a social tech é pioneira no Brasil na gestão do investimento social por meio de verba direta ou incentivada (leis de incentivo fiscal). Com um sistema inteligente de gerenciamento de dados relativos a mais de 215 mil iniciativas sociais, a Simbi oferece uma visão completa do ecossistema de projetos culturais, esportivos e de saúde aprovados em leis de incentivo desde 1992. Ao longo da trajetória, a empresa movimentou mais de R$ 350 milhões em incentivos fiscais; mais de R$ 1 bilhão em iniciativas sociais foi auditado; mais de 500 projetos foram beneficiados em todos os Estados do país; e mais de 40 multinacionais utilizaram a solução. De forma concreta, a plataforma, juntamente com os especialistas em investimento social da Simbi, promove maior movimentação financeira para o terceiro setor ao gerir de forma mais eficiente e inteligente a verba de leis de incentivo de empresas e a direta; ao mesmo tempo, otimiza a pesquisa, a avaliação e a gestão.
Com uma equipe de mais de 35 colaboradores, a empresa possui hoje mais de 45 clientes corporativos – para os quais cuida da gestão do investimento social – e mais de 140 iniciativas sociais que contratam a ferramenta. A social tech conta com uma plataforma desenvolvida para ser um ecossistema de soluções modulares, cujos produtos principais são:
– Gestão 360º | Permite acompanhar o impacto em tempo real com uma governança descomplicada.
– Pré-investimento | Oferece apoio de uma assessoria de investimento social que conduz uma busca estratégica por iniciativas sociais no nível municipal e com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – são mais de 215 mil iniciativas sociais mapeadas pela Simbi, curadoria de projetos por meio da tecnologia e centralização da tomada de decisão.
– Auditoria | O cliente encaminha os projetos selecionados na plataforma para que a equipe da Simbi conduza uma análise criteriosa, garantindo benefícios como transparência nas iniciativas, processos de due diligence mais eficientes, investimento com mais segurança.
– Pós-investimento | O cliente pode acompanhar, em tempo real, o impacto social do seu investimento, definindo critérios de avaliação, acompanhando o projeto e consolidando informações em um único lugar.
Além de trazer mais dados e transparência para o setor, a Simbi oferece inovação ao simplificar a implementação do “S” da agenda ESG nas corporações de forma metrificável.