Estreia nos cinemas neste próximo “Abril Azul”, mês dedicado à Conscientização do Autismo, o novo longa-metragem de André Luiz Oliveira, MEU AMIGO LORENZO.
O filme acompanha o desenvolvimento de Lorenzo Barreto, desde quando era uma criança até mais recentemente. Diz o diretor: “Percebi que ele tinha imensas qualidades musicais e enormes impossibilidades psicomotoras. Isso teve um impacto imenso sobre mim. Quando nos conhecemos, Lorenzo tinha 4 anos e não parei de filmá-lo até os 19. Sem nenhuma ideia do que iria fazer, muito menos que resultaria num filme de longa-metragem”, revela André Luiz.
Para o cineasta, os encontros com Lorenzo sempre foram extremamente valiosos para ele, assim como importantes para o desenvolvimento estrutural da criança. “A música que flui através dele vem de uma região muito profunda do seu ser e é como o ar que respira. Tocar com ele, ouvi-lo e ser ouvido por ele foi e continua sendo extremamente prazeroso, luminoso, desafiador”.
“Meu amigo Lorenzo” foi premiado no FAC – Fundo de Cultura do DF, para a finalização da obra, via Arranjos Regionais/FSA. Em 2022, participou das Rodadas de Negócios do DocSp e do Festival de Cinema de Brasília.
O documentário estreia em circuito nacional nas salas do Espaço Itaú nas seguintes praças:
* 4/4 – Brasília
* 11/04 – São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte
* 18/04 – Rio de Janeiro, Salvador