Teo revisita ícone do design, Forma, na SP-Arte, seguida de grande exposição na Galeria Teo
Em sua oitava participação na maior feira do setor do hemisfério sul, a Teo trará peças icônicas que contribuíram para a formação do nosso repertório cultural em design
A Teo, loja e galeria criada há duas décadas pelos irmãos Lis e Teo Vilela Gomes e referência na sustentação da relevância do design modernista das décadas de 1930 a 1970 no Brasil, estará presente na 20ª edição da SP-Arte, com o sugestivo convite “Dar forma à Forma”.
A seleção apresentada pela Teo na Feira trará algumas das peças mais emblemáticas da Forma, empresa originalmente idealizada por Lina Bo Bardi, Pietro Maria Bardi e Giancarlo Palanti no início dos anos 50, e à época chamada Pau Brasil – com inspiração na matéria-prima que, juntamente ao Jacarandá, era pela primeira vez utilizada por ícones do design internacional.
Depois de um breve período, a companhia passaria a se chamar Móveis Artesanal. E em 1954, o designer italiano Carlo, em conjunto com seu irmão Ernesto Hauner, abre a loja Forma, que vendia objetos de cerâmica e de vidro. Em 1955, a Forma passa a vender, também, os móveis da Móveis Artesanal, que encerra suas atividades. Após passar por uma mudança no seu quadro societário, a partir do final da década de 1955, a Forma passa a ser administrada por Ernesto Wolf e Martin Eisler.
Com a chegada de Wolf e Eisler, vai agregando ao seu quadro nomes como o do arquiteto carioca Sergio Rodrigues, considerado o grande criador do mobiliário moderno nacional, além de colecionar projetos emblemáticos, tal qual o assinado por Paulo Mendes da Rocha na Avenida Cidade Jardim (a caixa suspensa é até hoje exaltada por estudantes de arquitetura de todo o país).
Entre os itens em exibição no stand da SP-Arte, destacam-se itens icônicos destes 60 anos de história da Forma, como a Rara Mesa de escritório da Knoll; o Buffet em caviúna com palha natural e pequeno detalhe em latão nos puxadores (atenção especial aos seus pés em formato de bandeirinha que faz uma alusão ao artista Volpi); o bar, mesas e poltronas do primeiro período da Forma; as peças do Warren Platner; além de exemplares da Bauhaus que estão em muitos museus e espaços por todo o mundo.
No total, 15 peças integrarão esta seleção, um aperitivo para a grande exposição “Dar forma à Forma” que ocupará dois andares e mais de 850 metros quadrados da Galeria Teo, na João Moura 1298, em Pinheiros, dia 16 de abril.
“A Forma foi um marco no mobiliário modernista em nosso país dada a relevância do que produziu e essa exposição nos transportará por esse período da história por meio de um recorte a partir do acervo da galeria”, conta a curadora Tainá Azeredo. “O fio condutor que nos guiou na seleção de algumas das inúmeras obras de arte às quais tivemos acesso foi a multiplicidade de cores das terras existentes no Brasil”, complementam os co-curadores Lis e Teo Vilela.
Segunda quinzena de abril
“O que o público vai ver na SP-Arte é um pedacinho que começa a fazer uma referência ao que será exposto na Galeria. Na galeria será a exposição realmente expandida”, explica Teo Vilela.
“Na SP Arte teremos uma pequena linha do tempo, composta por 6 imagens e alguns acontecimentos que marcaram a trajetória da Forma. Já na Galeria, a linha do tempo será expandida (para cada data, a referência de uma cadeira ou poltrona – para cada momento, onde esse mobiliário começa a aparecer na Forma). Teremos mais de 50 peças expostas que atravessarão toda a galeria, com informações sobre a história desse patrimônio do design que é a Forma”, enumera o co-curador.
“Também teremos os “Núcleos de Memórias” – que trazem diferentes maneiras de olhar para a história da Forma, englobando mobiliário, acervo e a memória afetiva que criamos com os móveis”, finaliza Tainá Azeredo, curadora de ambas as exposições.
Sobre a Teo
Há 23 anos dedicada à pesquisa e valorização do mobiliário moderno brasileiro e com 17 anos no mercado, a marca Teo, criada pelos Irmãos Lis e Teo Vilela Gomes, é referência na sustentação da relevância do design modernista das décadas de 1930 a 1970. Consolidada como uma proposta que vai além da comercialização de peças autorais, firmou-se também como representante do caráter cultural e histórico do mobiliário moderno, abrindo seu espaço para mostras, exposições e para a plena vivência do legado do desenho brasileiro de móveis em toda a sua relevância e diversidade.
Serviço:
Dar Forma à Forma
SP–Arte
3–7 abril 2024
Localização
Pavilhão da Bienal
Parque Ibirapuera, portão 3
Estande da Teo: DS3, pavimento térreo
Horários
03 abril: convidados
04–05 abril: das 13h às 20h
06–07 abril: das 11h às 19h
Ingressos
R$ 80 inteira
R$ 40 meia-entrada
Em breve em bilheteria.sp-arte.com/home
Teo Galeria
16 abril – 16 agosto 2024
Localização
Rua João Moura 1298 – Pinheiros – São Paulo
Horários
Segunda à Sexta: das 9h às 18h
Sábados: das 10h às 14h
Entrada Franca