Galeria Luis Maluf participa da SP-Arte em
espaço assinado por Rodrigo Ohtake
|
Arquiteto assina stand da galeria em evento onde exalta a minuciosa seleção de artistas e obras
A Galeria Luis Maluf marca presença em mais uma SP-Arte e apresenta nessa edição cerca de 100 obras de variados artistas, entre os quais Aline Bispo, Antonio Bokel, Bu’ú Kennedy, Shizue Sakamoto e outros. Com quase 87m², o stand da galeria, assinado por Rodrigo Ohtake, reconhecido como um dos nomes mais influentes da nova geração, traz soluções arquitetônicas a fim de transformar o espaço em uma narrativa contemporânea e oferecer aos visitantes uma experiência que vai além de um stand de feira.
Herdeiro de uma linhagem artística excepcional como filho de Ruy Ohtake e neto de Tomie Ohtake, Rodrigo traz consigo uma bagagem única de criatividade e talento. Para o stand, o arquiteto concentrou sua abordagem no movimento e no impacto visual do espaço. Um exemplo notável é sua meticulosa definição da distância de 1,20m para a observação das obras da artista Shizue Sakamoto, criando um portal cromático. Essa escolha não é apenas técnica, mas também simbólica, convidando os espectadores a mergulharem profundamente no universo artístico de Sakamoto de forma contemplativa.
As obras de Shizue Sakamoto, uma artista visual que trabalha com pintura, investiga em suas criações a transitoriedade na relação entre as cores, e entre a pintura e o observador, que se revelam no silêncio diante de um olhar atento e distante da celeridade. Para a SP-Arte, uma seleção de obras de Shizue Sakamoto feitas em óleo sobre linho estarão em exibição. Bu’ú Kennedy, artista indígena que pertence ao povo Ye’pamahsã, da Amazônia, também tem obras em exibição no evento. A marchetaria é uma marca em suas criações.
No primeiro dia da feira, a obra “Torto Arado” de Aline Bispo será exibida pela primeira vez ao público. A ilustração da obra ficou conhecida por estampar a capa do livro de mesmo nome do escritor Itamar Vieira Junior, cuja obra literária foi vencedora do prêmio Jabuti em 2020 e já foi traduzida e publicada em mais de 20 países. A artista baseia sua prática na pluralidade. Sua pesquisa perpassa as diferentes instâncias da imagem. Aline cria ilustrações, onde figurações de ícones religiosos, encontram elementos da natureza e símbolos políticos em composições de caráter gráfico, marcado por superfícies de cor que resguardam os traços da artista.
Outro artista representado no stand da galeria é Antonio Bokel que tem entre as principais características de suas criações, obras que trabalham com o cruzamento da arte e da vida urbana, da qual traz suas referências e cria seu universo simbólico. Com uma capacidade de improvisação poética, ele trabalha os mais variados materiais e suportes, dispondo de obras em diferentes linguagens.
Descritivos de obras
Aline Bispo
Torto Arado, 2024
acrílica sobre tela
105 x 60,5 cm
Antonio Bokel
Desencaixe, 2023
acrílica sobre tela, díptico
207 x 200,5 x 3,5 cm
Bu’ú Kennedy
Ñamirĩ Bʉkhʉ Mahsʉ̃ Pahi kʉ̃, 2024
marchetaria
110 x 110 cm
Shizue Sakamoto
Sem título n. 227, 2023
óleo sobre linho
180 x 135 x 3 cm
Crédito reproduções fotográficas: Tatiana Mito
Serviço
SP-Arte
03 – 07 Abr 2024
Galeria Luis Maluf – Stand G05
Pavilhão da Bienal
Parque Ibirapuera
Galeria Luis Maluf e Usina Luis Maluf
Fundada em 2014, a Luis Maluf Galeria de Arte apresenta-se como espaço de incentivo e fomento à arte contemporânea. Sua história mistura-se com a de seu fundador, homônimo à Galeria. Luis Maluf atua no mercado há mais de dez anos e posiciona-se como um observador do cenário artístico, desenvolvendo projetos culturais, exposições e ações no mundo on-line e off-line. Já em junho de 2021, surge como espaço de fomento e incentivo à produção artística na região da Barra Funda, a Usina Luis Maluf, que traz como pilares principais a formação artística e o acesso à arte, considerando-se um espaço de construção, debate e acesso à pluralidade da cultura brasileira.
Galeria Luis Maluf – R. Peixoto Gomide, 1887 – Jardins
Usina Luis Maluf – R. Brg. Galvão, 996 – Barra Funda