Comemoração de 10 anos da Cia. Madeirite Rosa chega à Zona Norte com apresentações gratuitas
De forma sensível, poética e cômica, os espetáculos “A Luta” e “Pro Mundo Virar” transitam por temas presentes na vida de trabalhadoras, crianças e adolescentes, inspirando-as à reflexão.
Cia. Madeirite Rosa apresenta espetáculos de teatro adulto e infanto-juvenil na Zona norte
A Cia. Madeirite Rosa (@madeiriterosa) está realizando uma grande temporada que celebra os seus dez anos de trajetória. Entre os meses de abril e maio de 2024, o grupo realiza uma Mostra de Repertório apresentando os espetáculos “A Luta” e o infanto-juvenil “Pro Mundo Virar”, em diversos espaços da Zona Norte de São Paulo.
As apresentações gratuitas do espetáculo infantojuvenil “Pro Mundo Virar” acontecem no dia 04 de abril (quinta-feira), às 10h, na Biblioteca Menotti Del Picchia, que fica na Rua São Romualdo, 401, no Bairro do Limão; e no dia 07 de abril (domingo), às 15h, no Espaço Cultural Jardim Damasceno, que fica na na Rua Talha-Mar, 105, no Jardim Damasceno, ambos na Zona Norte de São Paulo.
“Pro Mundo Virar” narra a história de Ela, uma garotinha criativa, que gosta de dançar e de cantar, mas não encontra espaços para suas criações e inspirações ao longo da vida. Ao tentar desbravar novos caminhos, Ela acaba escorregando para um outro tempo e espaço, onde cantar, criar e dançar é tão comum quanto respirar, e onde inventar é parte fundamental da vida.
Já o espetáculo “A Luta” será apresentado no dia 27 de abril (sábado), às 16h, com entrada gratuita, na Casa de Referência para Mulheres Laudelina de Campos Melo, na Rua Padre Vieira, 143, no Canindé, na Zona Norte.
“A Luta” é um espetáculo feito para o público de todas as idades que foi construído a partir da recriação de gagues clássicas de palhaçaria, dando forma a discussões e questões sociais atuais. Além de propor uma investigação sobre espaços não convencionalmente teatrais, propõe uma reflexão crítica sobre a representação das mulheres dentro de uma linguagem cômica.
Com “A Luta”, a Cia. Madeirite Rosa busca promover, por meio do teatro, da comicidade e da música, o encontro entre cena e público, em uma relação de cumplicidade.
Um divertido espetáculo que aposta no riso e na identificação do público com as situações das cenas, como uma forma de fortalecer os vínculos de solidariedade e a imaginação coletiva.
Unindo teatro, dança, música e poesia, os espetáculos “Pro Mundo Virar” e “A Luta” abordam com delicadeza e comicidade diversos temas que permeiam o cotidiano de trabalhadoras, crianças e adolescentes, reforçando a importância da criação e reflexão humana nos processos de transformação e renovação do mundo.
As apresentações fazem parte do projeto “Cia. Madeirite Rosa 10 ANOS” contemplado na 17ª Edição do Prêmio Zé Renato para a Cidade de São Paulo, com o qual o grupo realizará cerca de 30 apresentações gratuitas e rodas de conversas em diferentes regiões da cidade de São Paulo, até o fim de 2024.
Sobre a Cia. Madeirite Rosa
A Cia. Madeirite Rosa é composta por seis mulheres artistas e educadoras, e surgiu em 2013 com o intuito de investigar uma linguagem cômica crítica diretamente atravessada pela questão de gênero. Vindas de experiências com outros grupos de teatro, as atrizes reuniram-se em torno de experimentos cênicos e intervenções artísticas em espaços periféricos de grande circulação, como feiras, terminais urbanos, ruas e espaços de mobilização social – todos locais nos quais há o debate ou são observadas e vividas as diversas realidades de exclusão presentes na cidade de São Paulo.
“Observamos que rir conjuntamente das situações que promovem identificação pode fortalecer os vínculos de solidariedade e a imaginação coletiva, e aqui enfatizamos a necessidade de que, em uma sociedade desigual no que tange ao gênero, esses imaginários possam ser compartilhados a partir de e entre mulheres, e nunca reforçando estereótipos generalizantes”, comenta o grupo Madeirite Rosa.
O nome do grupo vem de “madeirite” – placa feita com restos de madeira que, por ser de baixo custo, é usada no cercamento provisório de obras, mas que passou a ser usada de forma permanente na construção de casas em determinadas realidades sociais. Nesse material, a coloração rosa é de uma tinta que dá força a essa frágil placa. O nome foi escolhido para dialogar com uma realidade de exclusão da cidade de São Paulo, onde o que é provisório acaba sendo apropriado como permanente, fruto da precariedade. Todas as artistas do grupo eram militantes em ocupações por moradia no extremo sul da cidade de São Paulo, onde o material madeirite rosa era amplamente usado nas construções dos ocupantes.
Informações: www.facebook.com/madeiriterosa e www.instagram.com/madeiriterosa
Serviço: Mostra de Repertório 10 anos Cia da Madeirite Rosa
Com Cia. Madeirite Rosa
Espetáculo “Pro Mundo Virar”
Sinopse: A menina Ela gosta de dançar e cantar desde a barriga da mãe. Durante seu crescimento, a garota enfrenta dificuldades para fazer com que suas criações e inspirações tenham lugar nos vários espaços da vida. Até que uma duvidosa solução para seus conflitos a faz escorregar para um outro tempo e espaço. Lá, Ela encontra um mundo onde cantar, criar e dançar é tão comum quanto respirar; e onde a atitude inventiva do ser criança é parte fundamental da vida. Duração: 50 minutos. Classificação Livre – Grátis – Teatro Infantil
Quando: 04 de abril 2024 (quinta-feira) – Horário: 10h – Onde: Biblioteca Menotti Del Picchia – Rua São Romualdo, 401- Bairro do Limão, Zona Norte – São Paulo – SP
Quando: 07 de abril de 2024 (domingo) – Horário: 15h – Onde: Espaço Cultural Jardim Damaceno – Rua Talha-Mar, 105 – Jardim Damaceno – Zona Norte – São Paulo – SP
Serviço: Espetáculo “A Luta”
Sinopse: Em um ringue de boxe enfrentam-se duas oponentes: a bem-sucedida Sra. S.A. Corporation e Maria da Luta, a faxineira do ringue. A mediação do embate é realizada pela Narradora e por Dra. Norma, a juíza. Entre músicas, narrativas e palhaçarias, Maria da Luta cria estratégias para garantir sua sobrevivência e vê o ringue transformar-se em diferentes espaços do cotidiano e da imaginação. Duração: 45 minutos. Classificação Livre – Grátis
Quando: 27 de abril 2024 (sábado) – Horário: 16h – Onde: Casa de Referência para Mulheres Laudelina de Campos – Rua Padre Vieira, 143 – Canindé, Zona Norte – São Paulo – SP