“35 mulheres sofrem violência por minuto e 1 morre a cada 7 horas”, afirma Conceição de Maria, Superintendente Geral do Instituto Maria da Penha em roda de conversa promovida pela Vult
Encontro idealizado pela marca de beleza teve o intuito de encorajar o diálogo sobre a violência doméstica e contou com o apoio do Instituto Vozes das Periferias
Clique Para Download |
Vult, pertencente ao Grupo Boticário, anunciou durante o mês de março um movimento inédito de impacto social para apoiar mulheres em situação de violência doméstica e mobilizar a sociedade em torno do tema. Em parceria com o Instituto Maria da Penha (IMP) e a ONG Turma do Bem, a marca vem realizando ações que não só trazem visibilidade à causa como também apoiam o resgate da autoestima e do orgulho de mulheres que vivenciaram situações de agressão.
Estudos recentes evidenciam que a incidência de violência doméstica no Brasil está em ascensão. De acordo com a 10ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, conduzida pelo Instituto DataSenado em colaboração com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) e divulgada em novembro de 2023, aproximadamente três em cada dez mulheres no país já foram vítimas desse tipo de violência. Esse número representa mais de 25,4 milhões de brasileiras. Além disso, 74% das mulheres relataram ter observado um aumento nesses casos, sendo que 67% das vítimas afirmaram que o agressor era seu parceiro íntimo.
Com o intuito de conscientizar e auxiliar mulheres a identificarem situações de agressão, a marca, em conjunto com o Instituto Maria da Penha, se uniu ao Instituto Vozes das Periferias, unidade acelerada da Rede Gerando Falcões, que trabalha para democratizar grandes oportunidades nas comunidades da Vila Prudente e Jd. Sinhá, para promover uma roda de conversa que visa conscientizar mulheres acerca do tema da violência.
O evento, aberto ao público, aconteceu no dia 20 de março, às 20hrs, na Unidade de Jardim Sinhá, em São Paulo, e contou com cerca de 60 participantes.
As mulheres presentes tiveram a oportunidade de engajar em trocas significativas e informativas, ministrada por Conceição de Maria Mendes de Andrade Leone, Co Fundadora e Superintendente Geral do Instituto Maria da Penha, que abordou questões sociais relacionadas à violência doméstica, com foco nas características desse ciclo, nos tipos de violência, no processo de denúncia e como buscar um recomeço, além do despertar da consciência coletiva sobre essas situações, falou ainda sobre a importância de fomentar redes de apoio e da independência da mulher.
O encontro teve como objetivo fazer com que as mulheres se sintam apoiadas e capacitadas para reconhecerem e enfrentarem situações de violência em suas vidas, garantindo informação para que as medidas necessárias para o rompimento desse ciclo sejam tomadas.
“Segundo dados trazidos pelo Relatório “Visível e Invisível: A vitimização de mulheres no Brasil”, de 2023, 35 mulheres sofrem violência por minuto e 1 mulher morre a cada 7h. Essa é uma triste realidade e a complexidade da violência doméstica demanda uma abordagem acolhedora, onde a educação e a conscientização se destacam como pilares essenciais para efetivar mudanças tangíveis na vida dessas mulheres. É por isso que promover rodas de conversa e incentivar o apoio mútuo entre elas se mostra essencial para transformar essa realidade e impactar positivamente as estatísticas em nosso país”, afirma Conceição de Maria.
Para o empreendedor social, fundador e CEO do Vozes das Periferias, Cesar Gouveia, o projeto da Vult representa uma etapa significativa na luta contra a violência de gênero. “A informação e a educação são fontes poderosas no combate a esse tipo de violência, e essas rodas de conversas oferecem um espaço seguro e acolhedor para que as mulheres compartilhem suas experiências, contribuindo para a conscientização e a mobilização da sociedade como um todo”, reforça.
Para as participantes que estiveram presentes no encontro, ter consciência sobre situações de violência é de extrema importância para romper esse ciclo. “Quando a violência doméstica chega ao ponto da agressão, a mulher já está destruída psicologicamente. É assim que vai progredindo”; “Eu deveria ter sido uma estatística, mas superei a violência e consegui me reerguer”, são relatos dessas brasileiras que vivenciaram a violência de perto e que hoje podem inspirar outras mulheres.
Além do apoio do IMP, a Vult também contou com a participação de 2 convidadas que tiveram seus sorrisos transformados pela marca. Mônica e Rosângela foram atendidas pela ONG Turma do Bem, a partir do projeto Apolônias do Bem, que oferece tratamento odontológico integral e gratuito às mulheres que tiveram a dentição afetada em situações de violência. Vult apoiou e viabilizou a transformação do sorriso dessas mulheres, que marcaram presença no encontro, enriquecendo e fortalecendo a construção dessa rede de apoio.
Para potencializar esse compromisso, Vult já impactou a vida de mais de milhares de brasileiras através do projeto 220 Vults, que leva a beleza como instrumento de emancipação financeira e agora coloca a oportunidade da instrução como catalisadora no processo de saída do ciclo da violência e empoderamento para transformação da realidade dessas mulheres. Para isso, em parceria com Empreendedoras da beleza – projeto do Instituto Grupo Boticário e com o Instituto Maria da Penha, a marca lança um módulo exclusivo sobre violência doméstica dentro da capacitação “Resgate seu orgulho e empodere-se”. O curso, gratuito e on-line, já está com uma lista de interessadas aberta, através do link.
O Projeto Social 220 Vults
O projeto de aceleração social 220 Vults tem o objetivo de oferecer capacitação e emancipação econômica para pessoas que desejam ingressar profissionalmente no ramo da beleza. Essa jornada começou com cursos presenciais e já impactou a vida de milhares de brasileiras. Somente em 2023, ano em que a marca completou 19 anos, foram mais de 19 mil formandas pelo Empreendedoras da Beleza – um projeto do Instituto Grupo Boticário e apoiado pelo projeto 220 Vults.
O programa também dá visibilidade a projetos espalhados pelo Brasil e possui parcerias com instituições. Com o Empreendedoras da Beleza, por exemplo, o projeto está inserido nos cursos de Unhas Incríveis, Maquiadora de Sucesso e Maquiadora Profissional. Outra iniciativa do 220 Vults é a parceria com o Vozes das Periferias, instituto que trabalha para democratizar as grandes oportunidades nas favelas da Vila Prudente e Jd. Sinhá, e, que é parte do programa de aceleração de ONGs da Rede Gerando Falcões. Os cursos acontecem presencialmente a fim de impactar positivamente as participantes para ampliarem seus conhecimentos e conseguirem promover conexões de networking para o mercado de trabalho.
Além da capacitação, Vult também busca plugar os talentos do 220 Vults em iniciativas de marketing, como shootings, campanhas e ações com grandes artistas e celebridades.
Sobre a Vult
Vult é uma marca brasileira que nasceu em 2004 para democratizar a beleza e atender os mais diversos perfis de consumidoras. Conta com um portfólio completo de produtos para maquiagem, cuidados pessoais, esmaltes, pincéis e acessórios que são distribuídos em diversos pontos de venda e canais espalhados por todas as regiões do país. Antenada nas grandes tendências, Vult é uma das líderes no mercado de beleza no Brasil, com produtos desenvolvidos sob os melhores padrões de qualidade e a preços acessíveis. Um dos propósitos da marca é potencializar a ascensão de mulheres brasileiras com o projeto 220 Vults, que capacita e leva a beleza como instrumento de emancipação econômica para as mulheres periféricas. Desde 2018, Vult passou a integrar o portfólio de marcas consagradas do Grupo Boticário, um dos dez maiores varejistas do Brasil.
Sobre o Instituto Maria da Penha:
O Instituto Maria da Penha (IMP) é uma organização não governamental sem fins lucrativos. Com o intuito de estimular e contribuir para a aplicação integral da Lei Maria da Penha, bem como monitorar a implementação e o desenvolvimento das melhores práticas e políticas públicas para o seu cumprimento, promovendo a construção de uma sociedade sem violência doméstica e familiar contra a mulher.
Sobre o Empreendedoras da Beleza
O programa Empreendedoras da Beleza, do Instituto Grupo Boticário, tem como objetivo transformar a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social através da capacitação/formação em cursos profissionalizantes no segmento de beleza. Por meio dos seus formatos online e presencial, oferecidos de forma gratuita, o programa capacita e gera renda, estimula o empoderamento feminino e contribui para a redução da desigualdade social, promovendo transformação social e desenvolvimento. O programa foca na educação, inclusão e mobilidade social com a capacitação, além de estimular o empreendedorismo. Criado em 2020 para apoiar mulheres microempreendedoras afetadas pela COVID-19, expandiu-se em 2021. Criando um ambiente de aprendizado para capacitar tanto aquelas já no ramo quanto as interessadas em ingressar, gera milhares de oportunidades e alavanca a renda de mulheres para a transformação das suas realidades.
Sobre Vozes das Periferias
O Instituto Vozes das Periferias trabalha para democratizar as grandes oportunidades nas favelas da Vila Prudente e Jd. Sinhá, com atividades de comunicação, esporte, cultura, qualificação profissional e geração de renda.
Sobre a Turma do Bem:
A Turma do Bem gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com mais de 18 mil dentistas atuando em 12 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência de gênero que tiveram a dentição afetada. Em 20 anos, impactou mais de 82 mil jovens e 1100 mulheres.
A Organização tem um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado e caracterizado pela fácil replicabilidade. O fundador e presidente voluntário da TdB, Dr. Fábio Bibancos, é reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social pela Schwab Foundation (www܂schwabfoundation܂org) e pela Ashoka (www܂ashoka܂org) por seu trabalho à frente da organização. Além disso, em 2011 a organização foi laureada com o prêmio Saúde Oral, na categoria Solidariedade Social, devido ao trabalho desenvolvido em Portugal, e em 2015 foi selecionada entre 1.400 organizações sociais de todo o mundo para integrar o primeiro portfólio da Epic Foundation de instituições que investem em alto impacto social. Em 2018, ganhou o prêmio pela Fundación Mapfre de melhor ação social na Espanha.