Blue Note Rio recebe atrações internacionais Citizen Cope e Kamaal Williams neste final de semana
Na programação da semana, o clube de jazz também conta com nomes como Monique Kessous, Dora Toiá, Daúde, Beatrice Mason e Go Black
Situado aos pés da famosa Praia de Copacabana, o Blue Note Rio, que se destaca como um espaço ímpar na cidade quanto o assunto é música, recebe as atrações internacionais Citizen Cope e Kamaal Williams neste final de semana. O espaço também contará com apresentações femininas de quarta (20) à sexta-feira (22) seguindo a programação do Mês das Mulheres, entre elas: Monique Kessous, Dora Toiá, Daúde, Beatrice Mason e Go Black.
Kamaal Williams vem ao Brasil pela primeira vez e chega ao palco do Blue Note em sessão dupla, às 20h e às 22h, no sábado, 23 de março. Músico britânico e nome de destaque do jazz contemporâneo, ele começou sua carreira produzindo house e broken beat como Henry Wu, mas ganhou destaque internacional ao lado do baterista Yussef Dayes com a formação do duo Yussef Kamaal. A sonoridade do multi-instrumentista passeia por referências do jazz, hip-hop e música eletrônica, com forte presença do improviso em performances ao vivo. Ele será acompanhado por uma banda de músicos, entre eles Brian Hargrove, irmão do brilhante Roy Hargrove.
Citizen Cope, pseudônimo de Clarence Greenwood, se apresenta em sessão única, às 19h do domingo. Músico norte-americano que cresceu em Washington (D.C.), Cope mistura hip-hop com folk, soul e blues e, segundo o The Washington Post, é “a exportação mais cheia de alma que a cidade já fez desde Marvin Gaye“. Também muito elogiado pelos guitarristas Carlos Santana e Eric Clapton, ele desembarca no palco do Blue Note para uma apresentação intimista que integra o projeto “Playing for Change”, criado com o objetivo de unir músicos do mundo inteiro em prol de mudanças globais.
Clique Para Download |
De quarta à sexta-feira, o clube de jazz também segue com o foco na programação feminina, que dura até o dia 30 de março em homenagem ao Mês das Mulheres.
Monique Kessous se apresenta no dia 20 de março, às 20h, comemorando 15 anos de carreira em show intimista e arrebatador. Com participação especial do multi-instrumentista Pedro Franco, “O meu som é seu de perto” celebra a trajetória de amor e entrega da artista, com canções já conhecidas pelo público, como os hits “Frio” e “Eu Sem Você. Após Kessous, Dorá Toiá chega às 22h, no mesmo dia, com o espetáculo “Caçadora de Mim”, uma homenagem histórica a Milton Nascimento.
Na quinta-feira, dia 21 de março, Daúde promete embalar o público com o repertório mais recente do disco intitulado Código Daúde, lançado em 2014. Misturando ritmos populares e homenageando as origens da negritude afro-brasileira, o disco traz uma lista de faixas que incluem interpretações de músicas de Alceu Valença, Nelson Sargento e Marcos Valle. Já às 22h, o belo timbre de Beatrice Mason se une ao bom gosto dos arranjos de Pedro Braga e aos violões de Pedro e João Arruda, levando aos ouvintes “Lost & Found”, com pérolas imortais de Neil Young a Carole King. O repertório também passa por Fleetwood Mac, Patti Smith, James Taylor e America, entre outros.
Na sexta-feira, em sessão dupla, às 20h e às 22h, o trio carioca Go Black volta ao Blue Note com um show que é sucesso, “Amy Winehouse Lives”, uma homenagem a cantora e compositora britânica que marcou a história da música com a mistura eclética de gêneros, incluindo soul, jazz e R&B.
Clique Para Download |
O Blue Note Rio une todo o charme carioca com uma vista de tirar o fôlego em um dos cartões postais mais conhecidos do mundo, a praia de Copacabana, na Avenida Atlântica. O local de aproximadamente 700m² é dividido em três áreas: Blue Note Rio Calçadão, em pleno calçadão de Copacabana, com capacidade para 110 lugares; Blue Note Rio Piano Bar, no primeiro piso, com 140 lugares; Blue Note Rio Shows, no segundo andar, com capacidade para 200 pessoas, espaço onde acontecem os shows e também conta com uma varanda. No Calçadão e no Piano Bar os clientes podem jantar, ouvir música ambiente e usufruir dos espaços sem a necessidade de pagar ingresso.
A MARCA BLUE NOTE
Uma das marcas de música mais valiosas do mundo, com matriz em Nova York e outras filiais em destinos como Milão, Tóquio e Havaí, a franquia Blue Note chegou ao Brasil através do empresário Luiz Calainho. Clube de Jazz, mas também de outros ritmos, conta com uma programação plural que abriga o rock, a MPB, a bossa nova, o samba e tantos outros. A direção musical é do empresário e sócio Daniel Stain, curador com uma vasta experiência na indústria da música.
Inaugurado em 1981 em Nova York pelo proprietário e fundador Danny Bensusan, o Blue Note possui filiais no Havaí, Califórnia, Japão (Tóquio), Itália (Milão) e China (Pequim e Xangai). A noite de estreia, em 30 de setembro, contou com o Nat Adderley Quintet. Logo, o lugar se estabeleceu como o principal clube de jazz da cidade, já tendo recebido nomes como Ray Charles, Dizzy Gillespie, Sarah Vaughan, Carmen McRae, Lionel Hampton, Oscar Peterson, Chick Corea, Keith Jarrett e muitos outros.
20/03
20h: MONIQUE KESSOUS – O MEU SOM É SEU DE PERTO
22h: DORA TOIÁ – TRIBUTO A MILTON NASCIMENTO
21/03
20h: DAÚDE – CÓDIGO DAÚDE
22h: BEATRICE MASON – LOST & FOUND
22/03
20h e 22h: GO BLACK – AMY WINEHOUSE LIVES
23/03
20h e 22h: KAMAAL WILLIAMS
24/03
19h: CITIZEN COPE
• SERVIÇO BLUE NOTE RIO •
Endereço: Avenida Atlântica, 1910 – Copacabana | Rio de Janeiro – RJ
Ingressos: SHOWS DE MARÇO