|
Teto volta às origens, lança a marca Teto Casa na DW! SP 2024 e espalha móveis gigantes pela cidade
Marca se prepara para abrir seu primeiro showroom na Galeria Metrópole, no centro de São Paulo, com a vontade de se reconectar com um público que busca por identidade, design acessível e sustentabilidade
A partir de 14 de março, quem circular por São Paulo vai se deparar com móveis gigantes espalhados pela cidade. Esta é uma das ações que devem movimentar a DW! SP (14-24 março 2024), maior festival urbano de design do Brasil. Trata-se de uma genuína experiência lúdica de conexão com o público, batizada de Circuito Gigantes do Design, que leva o evento também para o espaço urbano. Idealizada pela Teto Casa, abraçada pela DW! e com patrocínio da C-CORE e EcoSimple, a ação também marca o anúncio de uma nova marca comandada pelo empresário e diretor criativo Sergio Fix, a Teto Casa.
Há pouco mais de 20 anos, Sergio Fix criava a Teto, uma marca de design de mobiliário que buscava, naquele momento, se conectar com um público jovem contemporâneo, interessado em consumir um design acessível e de qualidade.
Duas décadas depois – e após se consolidar como Teto Móveis no segmento de mobiliário corporativo, para onde migrou ao abandonar o varejo – a empresa volta às origens e prepara a abertura de uma loja na Galeria Metrópole com o propósito de dialogar novamente com esse público, com móveis “feitos para se sentir em casa”.
“Escrevemos um produto antes mesmo de ele ser fabricado. Para quem é, o que essa pessoa gosta, como ela se diverte, qual a atmosfera ela vive? Dá para fazer em escala industrial?”, perguntas que Fix acredita diferenciarem a nova marca no mercado.
O endereço escolhido por Fix para ser o berço desta nova marca é a Galeria Metrópole, centro comercial com arquitetura modernista icônica no centro da cidade – projeto de Gian Carlo Gasperini e Salvador Candia, em 1960 – que renasceu após a pandemia com a chegada de criativos do design e de outros segmentos.
Prototipagem, impressão 3D e laboratórios para teste de materiais são alguns dos recursos que a marca quer trocar com os criativos que habitam a Métropole. “Estamos sendo muito bem recebidos pela comunidade de talentosos designers quem têm nos ajudado muito nesse novo momento. Aliás, só estamos chegando porque pessoas corajosas estão reconstruindo a história da galeria”, diz.
Mas a série de ações que Fix – designer de profissão e marceneiro de coração – prepara para este momento não para por aí. Uma linha completa de móveis será lançada durante a semana de design, além da realização de uma ação digital com móveis vendidos a 1 real pelo e-commerce da marca.
O icônico edifício Copan é um dos locais que vai receber três dos 21 “gigantes” espalhados pelos distritos da DW! (ver mais sobre a ação abaixo) e deve chamar a atenção de quem passar por ali. “O Copan foi minha primeira casa na cidade. Sou apaixonado pela arquitetura de Niemeyer e pelo centro, e o Copan sempre foi um cartão de visitas da cidade para o mundo.
Pedi ao Sr. Affonso, síndico do edifício, nos deixar fazer a ação por ali e ele na hora topou. Chorei de emoção, pois faz todo sentido começarmos a contar a história da Teto Casa ali”, explica Sergio Fix.
Também entusiasta do momento de revitalização que vive o centro de São Paulo, Sr. Affonso vê no Copan esse potencial de o edifício também ser uma atração para a cidade, ao receber ativações como a do Gigantes. “Esta ação tem tudo a ver com a identidade do Copan. Ele também é um ‘gigante’ da nossa cidade”, finaliza.
De volta às origens: uma marca que se conecta com o público final
A vontade dos clientes em ter os mobiliários da Teto em suas casas despertou em Fix a vontade de pensar em um projeto voltado especialmente para esse público consumidor final. Assim, os móveis da Teto Casa serão vendidos somente pelo e-commerce, sendo a nova loja – batizada de “Como Fui Feito” – um espaço dedicado a experiências, aprendizados, curadoria e imersão no universo do design de mobiliário em escala industrial. “Em nosso showroom não vamos esconder os processos. Vamos revelar todos os segredos para quem quiser aprender mais sobre o nosso universo”, explica.
Design acessível, qualidade e, agora, sustentabilidade: os desafios estruturais e caminhos possíveis para tratar do tema na escala industrial
“O mercado em geral pensa sustentabilidade, mas não de maneira estrutural. Daí a vontade de debater e repensar a materialidade, os parceiros e toda cadeia da indústria”. Com esse desejo – para além do design, do preço e da qualidade, temas inerentes à Teto, Fix se debruça sobre a temática nesta nova fase e entende os desafios e caminhos possíveis para o discurso ser uma prática da organização.
Um dos movimentos que tem feito é a aproximação da Teto com empresas que dividem o mesmo raciocínio e conseguem trazer para a escala industrial um pensamento de revisitação das materialidades.
Parceiros como a EcoSimple, que transforma e reinventa o design têxtil utilizando matérias primas sustentáveis, naturais e orgânicas em tecidos; a Rato Design Circular, que tem reinventado o futuro dos materiais e suas aplicações integrando circularidade, rastreabilidade e inclusão social com design e ludicidade; a Reset, primeira fábrica de madeira plástica do Brasil com produtos que atuam como solução sustentável para a arquitetura e construção civil e a C-CORE, empresa mineira com tecnologia de um material de polietileno de alta densidade criado para substituir a espuma convencional de poliuretano, são conexões que devem colocar o tema de forma estruturada dentro da Teto.
Circuito Gigantes de São Paulo
No centro de São Paulo, cadeiras e poltronas saem da Teto Casa na Galeria Metrópole para passear pela cidade, quando absorvem sua energia pulsante e crescem em proporções colossais. Descobrem, enfim, que a vibração que as “chamava” para o passeio for a causada pela Semana de Design de SP. Um espetáculo que ressalta o poder do design e transforma a paisagem urbana, despertando uma nova percepção da cidade. Sejam bem-vindos à Teto Casa, nova marca fundada por Sergio Fix e que se lança nesta Semana de Design de São Paulo de 2024.
Teto Casa na DW! SP 2024
DW! 13a semana de Design de São Paulo
Quando? 14 – 24 de março 2024
Horário: 10h às 19h
Galeria Metrópole – Av. São Luís, 187 – República, São Paulo
Circuito Gigantes do Design – espalhados por todos os Distritos do design da DW! SP 2024
Visite nosso ecommerce – Teto Casa: www܂tetocasa܂com܂br