Sábado – 09/03 – Acontece a 4ª edição do Clube de Leitura Racial que marca a abertura da agenda 2024 da Unibes Cultural
Com o livro “Cartas para Minha Avó” de Djamila Ribeiro, o evento gratuito e integra o pilar Cultura e Diversidade da UC
A 4ª edição do Clube de Leitura Racial marca a abertura da agenda 2024 da Unibes Cultural e acontecerá no dia 9 de março, das 15 às 16 horas. Iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo São Paulo, com o apoio do Comitê de Igualdade Racial, a atração gratuita integra o pilar “Cultura e Diversidade” e tem como objetivo promover a consciência racial através da literatura de autoras negras.
O evento do mês da mulher será dedicado ao livro “Cartas para Minha Avó”, da renomada filósofa Djamila Ribeiro, uma das vozes mais influentes do movimento negro no Brasil. Através de cartas à sua avó Antônia, a autora provoca uma reflexão profunda sobre ancestralidade negra, os desafios de crescer em uma sociedade marcada pelo racismo e a importância da memória das lutas de seus antepassados como fonte de força e inspiração.
Com a mesma sensibilidade que a filósofa explora temas como ancestralidade, racismo e feminismo, tornando-se uma referência em debates sobre igualdade racial e direitos humanos, o encontro promete maior aprofundamento na temática por meio de um bate-papo com um time de peso. O evento contará com a participação de figuras notáveis como Elizabete Scheibmayr, Carla Caroline, Day Cândido, Eliana Dias, Luciana Lima, Lucilene Costa e Sandra Rocha, todas comprometidas com a promoção da diversidade e da igualdade racial.
Desde 2020, o Clube de Leitura Racial traz a missão desafiar a predominância de uma literatura branca e eurocêntrica e oferece aos participantes a oportunidade de se conectarem com histórias que refletem suas próprias vivências e ampliam sua compreensão cultural, política e pessoal.
O Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo São Paulo, fundado pela empresária Luiza Trajano, apoia este evento como parte de sua missão de incentivar a participação feminina na construção de um país mais justo e igualitário. Com mais de 122 mil integrantes em todo o país, o grupo continua a ser um farol de esperança e mudança.
Para participar, os interessados deverão adquirir os ingressos limitados através da internet: www.unibescultural.org.br
Elizabete Scheibmayr: Matemática e advogada com paixão por diversidade e educação. Co-fundadora da Uzoma Diversidade Cultural e Educação, Elizabete é líder em iniciativas de igualdade racial e combate à violência contra mulheres no Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo São Paulo. Palestrante renomada e mentora em programas voltados para liderança feminina.
Carla Caroline: Jornalista com especialização em marketing digital, Carla é uma contadora de histórias apaixonada por livros e a simplicidade da vida. Mãe da Nina, ela explora o mundo dos luxos e dos sonhos, sempre voltando para o aconchego do que é simples e verdadeiro.
Day Cândido: Especialista em história, sociedade e cultura pela PUC/SP, Day é uma criadora de soluções educacionais e gestora de projetos com um amor profundo por podcasts e samba. Encontrou no descanso sua maior fonte de inspiração, vivendo a vida com a alegria de uma verdadeira ariana.
Eliana Dias: Contadora por formação e líder de compras, Eliana é uma estudante de filosofia mineira, curiosa e determinada. Apaixonada por leitura, viagens e música, ela se vê como um ser humano em constante construção, acreditando firmemente no poder transformador da educação.
Luciana Lima: Estudante de Gestão Pública, Luciana trabalha como assessora pessoal e secretária. Membro ativo do Fórum de Consciência Negra da IBAB e do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo São Paulo, ela se dedica a promover a consciência racial e a igualdade em todas as esferas da sociedade.
Lucilene Costa: Mestre em Educação com especialização em Africanidades pela UFABC, Lucilene é professora na rede pública municipal de Santos e CEO do Empreendapretas. Líder do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Santos, ela se destaca na promoção da educação e cultura negra.
Sandra Rocha: Aventureira de coração, Sandra tem uma paixão inabalável pela leitura e pelo aprendizado. Formada em Tecnologia em Edificações e Engenharia Civil, com pós-graduação em Gestão Ambiental e Sustentabilidade, ela atualmente expande seus horizontes estudando Gestão de Projetos e Processos, sempre em busca de novas aventuras.
Sobre o Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo São Paulo: Fundado em 2013, o Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo São Paulo reúne mulheres de diversos segmentos em prol da construção de um país melhor, com foco na liderança feminina e na promoção da igualdade racial e de gênero.
Sobre a Unibes Cultural: Desde 2015, a Unibes Cultural atua como um hub da cultura, empreendedorismo criativo e causas sociais em São Paulo. Além de formar público, a instituição se destaca como agente transformador do cenário cultural, potencializando eventos, encontros, debates e reflexões para preparar a cidade para o futuro. Horário de funcionamento: Quarta a sábado (12h às 20h) e domingo (12h às 19h)
Serviço: Clube de Leitura Racial – gratuito
“Cartas para Minha Avó” de Djamila Ribeiro
Sábado – 09 de março de 2024, das 15 às 16h
Local: Unibes Cultural
Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – ao lado do metrô Sumaré – Linha 2 – Verde
Telefone: (11) 3065-4333
Informações e ingressos: www.unibescultural.org.br