Prêmio Inspirar 2024: Instituto Neoenergia abre inscrições para selecionar lideranças femininas ligadas à arte e à cultura
Em sua quarta edição, iniciativa premiará 16 mulheres. Inscrições valem em oito estados e Distrito Federal
O Instituto Neoenergia celebra o Dia Internacional da Mulher com o lançamento da quarta edição do Prêmio Inspirar, que valoriza o papel feminino na arte e na cultura. As inscrições começam hoje, são gratuitas e vão até 28 de março. A seleção é aberta àquelas que estão à frente de projetos artísticos e culturais em oito estados (BA, MS, PB, PE, PI, RJ, RN e SP) e no Distrito Federal, regiões onde a Neoenergia atua. Ao todo, 16 lideranças serão reconhecidas. Basta acessar o site da organização para conhecer o regulamento.
“O lançamento nessa data tão relevante reforça nosso compromisso para que o investimento social privado impulsione a equidade de gênero na sociedade brasileira. O protagonismo feminino é fundamental para superarmos os desafios da Agenda 2030, especialmente no campo da arte e cultura, que oferece tantas oportunidades para o desenvolvimento socioeconômico“, afirma Renata Chagas, Diretora-presidente do Instituto Neoenergia.
O Prêmio Inspirar 2024 vai distribuir R$ 122.800,00 entre as vencedoras, sendo
14 delas escolhidas por votação popular, e duas por mérito cultural concedido por um comitê também formado por mulheres. A seleção será feita em duas categorias: Mulheres (pessoas físicas) e Coletivos (grupos não formalizados com mais de um ano em atividade). As ações promovidas devem estar comprometidas com o ODS 5 – Igualdade de Gênero da Organização das Nações Unidas (ONU), e com transformações positivas em territórios em vulnerabilidade social.
Sobre o Instituto Neoenergia: integra o investimento social privado da Neoenergia, tem o propósito de fomentar iniciativas que estimulem a transformação das pessoas e do planeta, nas regiões onde a empresa opera seus negócios. O Instituto desenvolve e apoia programas e projetos que colaboram com redução das desigualdades sociais e a luta contra as mudanças climáticas. Por meio de cinco pilares de atuação – Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional – contribui diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e atua em consonância com as melhores práticas ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança). O Instituto Neoenergia apoia a Década da Ação e mobiliza esforços em prol da aceleração do cumprimento das metas da Agenda 2030. Em 2023, beneficiou diretamente mais de 347 mil pessoas.
Sobre a Neoenergia: Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a cerca de 16,4 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.
A Neoenergia possui 4 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável. Em transmissão, são 3 mil km de linhas em operação em lotes 100% entregues, e 5,6 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a companhia apoia as seleções brasileiras femininas de futebol e o campeonato Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.