Tributo aos 50 anos da AsBEA-SP: Série de filmes celebra a história e contribuição dos escritórios paulistas para a arquitetura
No ano passado, a AsBEA celebrou seu 50º aniversário e, para marcar essa ocasião especial, a entidade elaborou uma extensa programação de atividades comemorativas. Entre as atividades, destaca-se uma série de filmes que ressalta a atuação de escritórios paulistas, fundamentais para a trajetória da AsBEA e para a promoção da arquitetura.
Para o presidente da AsBEA-SP, os filmes trazem de forma clara e artística a sensibilidade e preocupação dos arquitetos no desenvolvimento dos projetos. “É uma forma muito interessante de contar as histórias por trás da obra e mostrar ao público o poder transformador que a arquitetura pode exercer na qualidade de vida da cidade.”, comenta Gustavo Garrido.
Ao todo, foram produzidos cinco filmes em formato de curta-metragem. O primeiro deles é uma homenagem ao arquiteto Alberto Botti, um dos fundadores da AsBEA, e ao escritório FGMF. Ambos já está disponível em nosso canal no Youtube.
Além da homenagem ao pioneiro Alberto Botti, o cineasta Jean Bergerot também compartilha a história dos escritórios que cresceram junto com a associação, sendo eles aflalo/gasperini arquitetos, Dal Pian Arquitetos, FGMF e Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados.
Sobre a AsBEA
A AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) é uma entidade independente, composta e dirigida pelos escritórios de arquitetura e urbanismo associados. Conta, também, com a colaboração de empresas fornecedoras de produtos e serviços do setor de arquitetura e construção civil. Através da participação em grupos de trabalho, seminários, conferências e encontros sociais/profissionais, seus associados trocam experiências e identificam pontos de interesse comuns para poder qualificá-los, representá-los e divulgá-los perante as instituições públicas ou privadas, ao mercado e ao público em geral. Atualmente a AsBEA-BR tem sede na cidade de São Paulo e atua em conjunto com suas regionais (AM, CE, GO, MG, PE, PR, RJ, RS, SC, SP).
Sobre a aflalo/gasperini arquitetos
A aflalo/gasperini arquitetos, originalmente fundada em 1962 como Croce Aflalo & Gasperini, possui mais de 60 anos de história marcada pela combinação de tradição e inovação em suas soluções arquitetônicas. Reconhecido por projetos emblemáticos que se tornaram referências urbanas, como o edifício-sede da IBM e o complexo Rochaverá Corporate Towers em São Paulo, além da revitalização do Complexo Carandiru, hoje Parque da Juventude, e a Biblioteca São Paulo. O escritório atua em todo o território nacional, com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro, e participa de projetos internacionais. Dirigido por quatro sócios-diretores e um diretor associado, conta com uma equipe qualificada de profissionais associados. Seu escopo de trabalho abrange desde a pesquisa inicial até o acompanhamento da construção, abordando uma ampla gama de setores, como comercial, residencial, público, social e industrial.
Sobre a Dal Pian Arquitetura
O escritório Dal Pian Arquitetos foi fundado em 1992, resultado da vasta experiência profissional de Lilian e Renato Dal Pian na Europa, principalmente em Londres e Milão. Ao retornarem a São Paulo, o escritório ganhou destaque rapidamente, conquistando prêmios em concursos de projetos. Entre suas premiações estão a revitalização do Centro de Poços de Caldas, Minas Gerais, em 1994 (2º lugar), e primeiros lugares em projetos como a Reurbanização do Bairro da Penha em São Paulo, o Centro Cultural da Sanasa em Campinas, entre outros. A atuação em diversas escalas e temas da arquitetura, aliada à constante investigação técnica e pesquisa, tornaram-se marcas registradas da filosofia do escritório, baseada em rigor e sensibilidade. A experiência acadêmica de Lilian e Renato também contribuiu para essa filosofia, com ambos tendo sido professores em importantes instituições de ensino. O sucesso da Dal Pian Arquitetos também é atribuído à excelência de sua equipe de colaboradores.
Sobre a FGMF
Criado em 1999 por colegas da FAU-USP, o escritório FGMF nasceu com o propósito de produzir uma arquitetura contemporânea, sem restrições ao uso de materiais, técnicas construtivas e escalas. Não há fórmulas pré-definidas ou rígidas: a cada desafio, partimos do zero e fazemos do desenho o nosso instrumento de pesquisa para elaborar uma nova visão de edifício, de objeto e de cidade.
Sobre a Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados
Em 1972, nasceu com o propósito de projetar novas relações entre as pessoas e a cidade. De lá para cá, desenvolveu projetos urbanos, residenciais, comerciais, hoteleiros, institucionais e de uso misto. O escritório cria, provoca e repensa a arquitetura a partir das relações e experiências que ela é capaz de criar.
Foram mais de 1000 projetos, todos únicos, pensados a partir do olhar corajoso, criativo e apaixonado de pessoas que acreditam no valor de cada transformação.