Kobra se une a celebrado artista ucraniano para criar mural gigante em São Paulo
A fim de conscientizar sobre os impactos da Guerra na Ucrânia, brasileiro recebeu Sasha Korban na semana em que o conflito completou dois anos, para assinarem juntos mural em prédio residencial de Pinheiros
Consagrados artistas de rua, o brasileiro Eduardo Kobra e o ucraniano Sasha Korban uniram-se em uma parceria inédita, apoiada pelo Instituto Ucraniano, para criar um mural conjunto em um prédio de São Paulo. A obra, intitulada de “The Exchange” (o intercâmbio, em português), foi inaugurada nesta terça-feira, 5, dias após o aniversário de dois anos da invasão da Ucrânia pela Rússia
Pintado na lateral de um prédio residencial de 9 andares no bairro de Pinheiros, em São Paulo, o mural representa o objetivo comum a ambos os países pela proteção do meio ambiente, destacando a destruição causada pelo conflito no território ucraniano e os impactos significativos para sua população.
No mural, borboletas emergem de um vaso tradicional ucraniano rachado – representando tanto os danos causados quanto o reflorescimento do país europeu. O estilo multicolorido de Kobra marca presença em um par de mãos, que unem os pedaços do vaso partido, uma referência à força e à resiliência da Ucrânia e do meio ambiente.
O intercâmbio central para o projeto surge na resposta de Sasha Korban ao mural de Kobra. Sua criação incorpora uma dançarina tradicional ucraniana, que imita o movimento das borboletas – que, por sua vez, estarão também na obra do artista, enfatizando o voo de liberdade que os ucranianos desejam alçar.
Clique Para Download |
Crédito: Fefê Villaça/HIATO
|
“Recebemos o convite para participar do projeto ‘The Exchange’ em razão dos diversos murais que já tenho pelo mundo inteiro com mensagens de paz. Para a criação do mural, me inspirei em um vaso de cerâmica, com as cores da bandeira ucraniana”, conta Eduardo Kobra.
“Adicionei as mãos de diferentes pessoas, representando a força da Ucrânia. Para conectar os dois lados do prédio, escolhemos as borboletas nas cores das bandeiras do Brasil e da Ucrânia saindo do recipiente e indo de encontro ao mural do Sasha. Foi a minha maneira de simbolizar a resiliência, união, resistência e esperança do povo ucraniano de reconstruir o país.”
“O meio ambiente é uma vítima esquecida desta guerra. Eu quero que essa obra mostre que, face à destruição deliberada dos nossos ecossistemas pela Rússia, e apesar de estar sob constante ataque, o povo da Ucrânia fará tudo que puder para garantir que a natureza floresça de novo”, diz o ucraniano Sasha Korban.
“Em resposta à criação do Eduardo, eu quis transmitir a sensação de esperança e resiliência que um futuro mais verde e pacífico pode proporcionar. Desde que cheguei ao Brasil, tenho visto a paixão das pessoas pela natureza e o esforço que fazem para proteger o meio ambiente. E sou grato ao Instituto Ucraniano pelo apoio para tornar esse projeto realidade.”
A invasão em curso transformou milhões de hectares da Ucrânia em campos minados, repletos de projéteis e substâncias químicas tóxicas, e causou uma destruição ambiental generalizada. Centenas de milhares de ucranianos foram privados de acesso à água potável em razão do conflito, que ainda contamina água e solo com metais pesados e químicos tóxicos, incendeia florestas e dizima a fauna.
“Dois anos após a invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia, os danos ambientais deliberados causados pela guerra trouxeram consequências devastadoras para infraestruturas essenciais, recursos naturais, ecossistemas críticos e a saúde, meios de subsistência e segurança das pessoas”, diz o embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk. “Apesar disso, a Ucrânia tem a ambição de implementar um programa de revitalização, criando um futuro mais verde e próspero, assim como o Brasil.”
O mural “The Exchange” é a primeira iniciativa do Instituto Ucraniano no Brasil. Com o objetivo de promover internacionalmente a Ucrânia, por meio do desenvolvimento de trocas multiculturais entre pessoas e instituições, a organização partiu de um projeto que simbolizasse os valores compartilhados de ambos os países, como a paixão pela arte de rua e a preocupação ambiental.
Como resultado, a obra sublinha a importância da cooperação internacional, seja entre artistas ou entre nações, e joga luz sobre a responsabilidade coletiva de preservar o planeta para as futuras gerações.
“O objetivo do Instituto Ucraniano, ao promover um intercâmbio entre artistas que representam o Brasil e a Ucrânia, é construir conexão, compreensão e um senso de valor compartilhado por meio da cultura e da criatividade”, completa Alim Aliev, diretor-adjunto do Instituto Ucraniano.
“Esse projeto é uma reflexão sobre a união – reforçando a importância do meio ambiente e como é vital preservar a identidade, os meios de subsistência e a vida de crianças e das gerações futuras.”
Onde: Avenida Pedroso de Morais, 144, Pinheiros, São Paulo
Sobre Eduardo Kobra
Nascido em 1975 em São Paulo, Kobra se tornou um dos mais reconhecidos e aclamados artistas de rua da atualidade. Com pinturas espalhadas pelos cinco continentes, é dono do recorde de maior mural do mundo. Influenciado por artistas modernos e contemporâneos, o realismo de seus grafites garante aspecto tridimensional às obras.
Sobre Sasha Korban
Nascido na Ucrânia em 1978, Sasha Korban começou a grafitar no início dos anos 2000, em sua cidade-natal, o vilarejo de Kirovskoye, na região de Donetsk, até chamar a atenção de amantes da arte mundo afora e tornar-se o reconhecido muralista que é hoje.
Os murais fascinantes de Sasha retratam com frequência emoções variadas, a partir de figuras e rostos humanos. São imagens poderosas que transcendem fronteiras culturais e geográficas. Seu trabalho é uma prova do poder da arte para comunicar, curar e unir pessoas ao redor do globo.
Sobre o Instituto Ucraniano
O Instituto Ucraniano, que liderou o desenvolvimento desta campanha, é uma instituição governamental que atua por meio da diplomacia cultural. Seu trabalho promove o conhecimento sobre a Ucrânia internacionalmente e desenvolve relações culturais entre o país e outras nações.