TV Brasil renova sua grade de programação a partir desta segunda-feira (4)
A programação da TV Brasil apresenta novidades ao público a partir desta segunda-feira (4). Além do Sem Censura, que voltou à grade da emissora na última semana, o canal estreia novos filmes, séries de dramaturgia, desenhos infantis e conteúdos regionais, além da novela turca Um Milagre.
“Esse é um momento de extrema importância para a EBC e para TV Brasil, que a gente construiu com muito afinco ao longo do ano passado. Dois destaques importantes são a estreia da novela Um Milagre e uma nova faixa de dramaturgia, que vai exibir séries nacionais diariamente”, aponta a Diretora de Conteúdo e Programação da empresa, Antonia Pellegrino.
Várias atrações da nova programação são fruto do último edital do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) TVs Públicas. Ao menos dez conteúdos que chegam ao público da emissora em março recebem o selo do Prodav, entre eles a sitcom cearense Se Avexe Não, a série Mashup à brasileira, a produção documental Voz da Pele, a série gaúcha Filhos da Liberdade, a animação Gildo, entre outras.
Além das novidades para o público, a TV Brasil mantém e reforça um perfil vencedor da programação que são os conteúdos de viagens e belezas naturais brasileiras, com espaço garantido na faixa vespertina. “São conteúdos que têm muita aderência do nosso público. A mudança de programação olha para esse hábito do telespectador e oferece a ele ainda mais conteúdo de artes, cultura e informação, que são pilares da comunicação pública”, afirma Pellegrino.
Mais Brasil
Na nova programação, as atrações produzidas pelas emissoras parceiras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) ganham mais espaço. Diariamente às 13h30, logo após o Repórter Brasil Tarde, produções das Rede Minas, Paraná Turismo, TV Educativa do Mato Grosso do Sul e TVE Bahia levarão o público para viajar pelas belezas do Brasil. A rede também terá novos programas na faixa Encontro com o Brasil, exibida diariamente, entre 6h e 7h.
Prodav
Séries brasileiras de animação, ficção e documentais contempladas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) TVs Públicas chegam em março à grade da TV Brasil. Ao menos dez conteúdos inéditos estreiam na programação em março, entre eles a sitcom cerarense Se Avexe Não, a série Mashup à brasileira, a produção documental Voz da Pele, a série gaúcha Filhos da Liberdade e a animação Gildo, entre outras.
Público Infantil
Novas atrações chegam para fazer parte do TV Brasil Animada, faixa matutina dedicada ao público infantil, diariamente, a partir das 7h. Os destaques da nova programação são as séries Gildo e Minha Casa, Nosso Mundo. Estrelada por um elefante de mesmo nome, Gildo é baseado na bem-sucedida série de livros lançados pela Cia das Letras, misturando animação com live action. Já a série documental Minha Casa, Nosso Mundo, promove o intercâmbio de crianças de diferentes realidades do Brasil. E quem também chega com temporada nova a partir de 4 de março é o já consagrado Show da Luna.
Um Milagre
A produção de origem turca é um drama que gira em torno de Ali Vefa, um jovem autista graduado em medicina. Ao longo dos capítulos, a novela narra os desafios vividos pelo personagem que sonha em se tornar cirurgião, mas tem dificuldade de se comunicar com as pessoas. A telenovela no estilo drama médico é uma adaptação da telenovela sul-coreana de 2013, Good Doctor, que também serviu de base para a série norte-americana The Good Doctor. No Brasil, a trama será exibida pela primeira vez na TV aberta, de segunda a sábado, às 20h.
Mais cinema e dramaturgia
Além da novela, a TV Brasil ganha mais uma faixa de dramaturgia: todos os dias, às 21h, logo após Um Milagre, o público irá conferir uma série nacional de dramaturgia com conteúdos do Prodav e outras produções de grande qualidade, como o seriado Santos Dumont.
A emissora também ampliou a presença de filmes nacionais na sua grade. Além do Cine Resenha, já exibido nas noites de segunda-feira, as obras brasileiras também ganham espaço na quarta e quinta-feira, a partir de 21h30. As noites de sexta-feira serão dedicadas à exibição de grandes títulos internacionais. Já aos sábados, a partir das 21h45, a tela está reservada para obras audiovisuais que tratam de temas musicais – a estreia no dia 9 de março é com o documentário Tempo Rei, que celebra a vida e obra de Gilberto Gil.
Santos Dumont
A história de Santos Dumont é contada na produção que a TV Brasil exibirá aos sábados, às 21h. A minissérie nacional destaca a vida, a ambição, a consagração e a melancolia do gênio da mecânica com alma de poeta. Com direção de Fernando Acquarone e Estevão Ciavatta, a minissérie é protagonizada pelo ator João Pedro Zappa, que interpreta o aviador em sua vida adulta.