A FGV Editora publica obra que traz as experiências de profissionais da viticultura e
da enologia brasileiras e analisa os caminhos sobre a produção nacional de vinhos
As práticas de sustentabilidade são demandas fortes na atualidade, e aumenta continuamente o número de consumidores que querem encontrar em seus alimentos e bebidas, além de qualidade, saudabilidade e processos condizentes nas indústrias que os produzem. Especificamente na indústria da uva e do vinho, os termos natural, orgânico, biodinâmico, informados ou não através de selos de identificação, deixaram de ser raridades, mas atributos utilizados para despertar o interesse de compra.
A obra Vinhos, vinhedos, enólogos e enólogas: vozes e experiências brasileiras, de autoria de Valdiney C. Ferreira com colaboração de Carlos R. Paviani, traz as reflexões de profissionais experientes da vitivinicultura brasileira sobre os caminhos possíveis para a produção de vinhos de qualidade superior, competitivos e saudáveis, para serem consumidos com segurança.
As entrevistas contidas neste livro, com enólogas e enólogos, viticultores, consultores, proprietários de vinícolas, permitem conhecer suas opiniões sobre o uso de diferentes tecnologias nos vinhedos e vinícolas, estilos de vinhos preferidos para elaboração e suas histórias pessoais. Também os ouvimos sobre o momento atual da indústria, possibilidades futuras e sobre questões ligadas à sustentabilidade na produção dos vinhos, que sinalizam como a indústria procura atender o interesse crescente do mercado por produtos de qualidade elaborados de forma sustentável.
O livro, publicado pela FGV Editora, tem prefácio de Christian Burgos e traz em seus dois primeiros capítulos textos sobre alguns momentos marcantes da história do vinho ao longo dos séculos e um breve resumo da sua trajetória no Brasil.
Vinhos, vinhedos, enólogos e enólogas: vozes e experiências brasileiras
Organizador: Valdiney C. Ferreira
416 páginas
R$95,00