A menos de duas semanas do Oscar, internautas brasileiros não estão felizes com o favoritismo de ‘Oppenheimer’
Relatórios da Latam Intersect PR com dados de Delta Analytics confirmam o que sentem os brasileiros em relação aos filmes que concorrem ao Oscar deste ano
A cinebiografia de Bradley Cooper sobre a vida de Leonard Bernstein, “Maestro”, e o único candidato francês ao prêmio de Melhor Filme, “Anatomia de Uma Queda”, podem não ser os favoritos para levar a estatueta do Oscar, de acordo com as casas de apostas.
Mas, por outro lado, são os filmes queridinhos da vez entre os brasileiros.
Pelo menos nas mídias sociais.
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Na segunda-feira, 26 de fevereiro, as quatro maiores redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok e X/Twitter) expressaram uma média de 71% de felicidade – contentamento – em torno dos títulos ”Maestro” e ”Anatomia de uma Queda”.
Ou seja, é o valor mais alto para qualquer um dos nove filmes indicados, considerados os mais populares, e muito maior do que o atual favorito às estatuetas, ”Oppenheimer”.
O longa, que está sendo cotado para arrebatar mais de um prêmio na grande noite do cinema mundial, gerou apenas uma média de 27% de felicidade, de acordo com o último Relatório de Clima Emocional (ECR) realizado pela agência Latam Intersect PR com dados fornecidos pela Delta Analytics.
O relatório é uma espécie de “termômetro” das plataformas de mídias digitais.
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Os dados foram gerados pelo parceiro estratégico da agência, Delta Analytics BV, cuja tecnologia Associative HyperSearch™ analisou nove emoções principais expressadas em torno dos nove filmes mais populares indicados à principal premiação de cinema do mundo.
Na sequência dos preferidos em termos de felicidade estão “Ficção Americana”, com 62%, “Barbie”, com 61%, “Pobres Criaturas”, com 55%, “Vidas Passadas”, com 54%, “Zona de Interesse”, com 46%, “Oppenheimer”, com 27%, e finalmente “Os Rejeitados”, com 21%.
Mesmo sendo o favorito da premiação, “Oppenheimer” teve uma pontuação surpreendentemente baixa em termos de emoções positivas nas redes sociais brasileiras, com maiores percentuais de surpresa e medo do que felicidade; todas registradas no Instagram, e mais surpresa do que felicidade no TikTok. “Barbie” também viu emoções significativas de tristeza no TikTok (23%) e no X/Twitter (24%).
“‘Barbieheimer’ foi um dos momentos culturais de 2023, e não é surpresa que ambos os filmes tenham provocado emoções mais confusas do que outros indicados, especialmente considerando o aparente favoritismo da Academia em relação a Oppenheimer”, comenta Roger Darashah, codiretor da Latam Intersect PR. “Será que os fãs da Barbie, ativos nas duas plataformas ‘mais jovens’, TikTok e Instagram, estão direcionando as conversas online em torno de Oppenheimer para surpresa, medo e tristeza, já prevendo uma série de prêmios?”, questiona Darashah.
“O que é fascinante sobre o ECR é que ele não é prescritivo – ele apenas ouve – mas também oferece aos analistas a oportunidade de se aprofundar para compreender as fontes e motivações por trás dessas emoções, além de como diferentes meios de comunicação, plataformas e tópicos de conversa influenciam como o público e as notícias comunicam seus sentimentos online”, conclui Roger.
Agora é assistir ao Oscar e esperar os resultados e se eles vão deixar os internautas contentes.
Sobre a Delta Analytics BV (DA BV) e Relatórios de Clima Emocional (ECR)
A Delta Analytics BV é especializada em otimização de empatia baseada em dados. A equipe de investigadores da DA BV trabalha na compreensão e aplicação do princípio da empatia – ver o mundo como os outros o veem (independentemente de concordar ou, mesmo, compreendê-los). Este trabalho envolve fonte de informações, pesquisa não condicional, bem como medição e comparação de fatores humanísticos como emoções associadas a diferentes questões, sem realmente influenciá-las.
Sobre a LatAm Intersect PR
A LatAm Intersect PR é uma empresa de relações públicas especializada em campanhas corporativas e de consumo para clientes em toda a região da América Latina.”Intersect’ refere-se ao nosso princípio central: num mundo de big data e automação, a capacidade de se conectar com as pessoas nos seus termos, de informá-las e persuadi-las de um ponto de vista específico através de relacionamentos, evidências e discussões é mais importante para as empresas do que nunca. Ajudamos os clientes a alavancar suas interseções com públicos que vão desde clientes e funcionários até parceiros de negócios e investidores em toda a região.