Documentário sobre o estilista John Galliano chega aos cinemas brasileiros
Lançamento do documentário sobre o brilhante e controverso designer de moda, dirigido por Kevin Macdonald (Whitney), é mais uma parceria entre a MUBI e O2 Play
★★★★ “Emocionante” – The Telegraph
“ Um dos arcos de história de ascensão e queda mais fascinantes em documentário na memória recente” – IndieWire
ASSISTA AO NOVO TRAILER AQUI
ESTREIA NOS CINEMAS EM MARÇO
Distribuidora global, serviço de streaming e produtora, a MUBI se une novamente à O2 Play, distribuidora do grupo O2, para lançar nos cinemas brasileiros o documentário Ascensão e Queda – John Galliano, sobre um dos estilistas mais importantes e controversos da história da moda. Dirigido pelo vencedor do Oscar® Kevin Macdonald (Whitney, Marley), o filme chega às telas nacionais em março e à plataforma da MUBI em breve.
Galliano vestiu os homens e mulheres mais importantes e bonitos do mundo, durante quinze anos na Givenchy e na Dior. E foi amplamente reconhecido como um dos designers de moda mais bem-sucedidos das décadas de 1990 e 2000. Sua carreira, porém, terminou bruscamente quando ele foi flagrado por uma câmera em 2011, do lado de fora do Café La Perle, em Paris, lançando insultos antissemitas para pessoas próximas de onde estava.
O potente documentário registra a carreira de Galliano desde que ele era um estudante de moda na universidade Central Saintt Martins, em Londres, até tornar-se o diretor criativo de uma das maiores marcas de moda do mundo. Também revela de forma honesta sua luta contra o vício em drogas e as pressões da indústria enfrentadas por ele ao longo do caminho.
Com imagens de arquivo dos incríveis desfiles de alta costura e alta moda da época, longas entrevistas com o próprio Galliano, e conversas com Naomi Campbell, Kate Moss, Penélope Cruz, Charlize Theron, Anna Wintour, Edward Enninful, entre outros, esse retrato detalhista de Galliano confronta a cultura de trabalho tóxica por trás da indústria da moda.
Ascensão e Queda – John Galliano é produzido por Chloe Mamelok (The Rescue) e Kevin Macdonald, por meio de sua produtora, a KGB Films, em associação com Condé Nast Entertainment. O editor, Avdhesh Mohla (Sachin: A Billion Dreams, Billie, O Estripador), recebeu uma indicação para Melhor Edição, no British Independet Film Awards de 2023, pelo filme. A trilha sonora é composta pelo indicado à premiação Ivor Novello Tom Hodge (O Mauritano, McMafia). E os diretores de fotografia do documentário são David Harriman, a indicada ao BIFA 2021 Magda Kowalczyk (Cow, Last Song from Kabul), o indicado ao César Award (1988, 2003, 2007) Patrick Blossier e Nelson Hume (Whitney).
Sobre Kevin Macdonald
Kevin Macdonald nasceu em Glasgow, em 1967. Ele dirigiu diversos documentários premiados e longas-metragens, incluindo Munique, 1972: Um Dia em Setembro (vencedor do Oscar® 1999), Tocando o Vazio (BAFTA como Best British Film 2003), O Último Rei da Escócia (vencedor do Oscar® e BAFTA 2006), A Vida em um Dia (2010 e 2020), Intrigas de Estado, e os documentários biográficos Sky Ladder, Marley e Whitney. Ele também produziu inúmeros outros, como Senna, The Rescue e Rebellion. Seu longa-metragem como diretor, O Mauritano, foi indicado a cinco BAFTA Awards, incluindo Melhor Filme, em 2021.
ASCENSÃO E QUEDA – JOHN GALLIANO
Nos cinemas em março
Com exclusividade na MUBI em breve
mubi܂com
SOBRE A MUBI
A MUBI é um serviço global de streaming, produtora e distribuidora de filmes dedicada a celebrar o melhor do cinema. A MUBI produz, seleciona, adquire e promove filmes visionários, levando-os a diferentes públicos em todo o mundo.
MUBI é um lugar para descobrir filmes ambiciosos de cineastas visionários. De icônicos diretores a novos autores. Todos cuidadosamente escolhidos a dedo pelos curadores da MUBI. Com MUBI GO, membros em países selecionados ganham um ingresso grátis toda semana para ver os melhores filmes em exibição nos cinemas. E a Notebook explora todos os lados da cultura cinematográfica — nas versões impressa e online.
Alguns lançamentos recentes e futuros da MUBI incluem Priscilla, de Sofia Coppola, Passagens, de Ira Sachs, Estranha Forma de Vida, de Pedro Almodóvar, How to Have Sex, de Molly Manning Walker, Folhas de Outono, de Aki Kaurismäki, Ascensão e Queda – John Galliano, documentário de Kevin Macdonald, Os Delinquentes, de Rodrigo Moreno, Os Colonos, de Felipe Gálvez, Aftersun, de Charlotte Wells, e Close, de Lukas Dhont.
As produções MUBI incluem Rosebushpruning, de Karim Aïnouz, estrelando Kristen Stewart, Josh O’Connor e Elle Fanning; Bring Them Down, de Christopher Andrew, estrelando Christopher Abbott e Barry Keoghan; Gasoline Rainbow, de Bill Ross IV e Turner Ross; e My First Film, de Zia Anger, estrelando Odessa Young e Devon Ross. As coproduções da MUBI incluem o filme de Michel Franco, Memory, estrelando Jessica Chastain e Peter Sarsgaard; Uma Bela Manhã, de Mia Hansen-Løve, estrelando Léa Seydoux; Farewell Amor, de Ekwa Msangi, vencedor do prêmio Sundance; e Meu Legionário, de Rachel Lang.
Fundada em 2007 por Efe Cakarel, a MUBI é a maior comunidade de amantes do cinema do mundo. Disponível em 190 países, com mais de 16 milhões de membros em todo o mundo. A MUBI adquiriu a renomada representante comercial e produtora The Match Factory e Match Factory Productions, em janeiro de 2022, e uma participação majoritária na principal distribuidora de filmes do Benelux, Cinéart, em fevereiro de 2024.
Os planos de assinatura custam R$ 34,90 por mês ou R$ 298,80 a anuidade. A MUBI está disponível no navegador web, nas plataformas Roku, Apple Vision Pro, Amazon Fire TV e Apple TV, em aparelhos Smart TVs LG e Samsung, assim como em dispositivos móveis incluindo iPad, iPhone e Android, e também no Prime Video Channels.
SOBRE A DISTRIBUIDORA O2 PLAY
A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes. A distribuidora faz parte do grupo O2, que também tem como sócios o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro. Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar, além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand) – licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais.
Já foram mais de 80 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como Sócrates, Chorão – Marginal Alado, Raquel 1:1, O Homem Cordial, Urubus e Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você, e internacionais, em parceria com a Netflix, como O Irlandês, Dois Papas, Não Olhe Para Cima, Bardo e Pinóquio por Guillermo Del Toro – estes dois últimos indicados ao Oscar® 2023.
A lista de longas ainda inclui parcerias com a MUBI: Annette, que abriu o Festival de Cannes 2021 e conquistou o Prêmio de Melhor Direção; Crimes of the Future, que estreou no Festival de Cannes 2022; o vencedor do Oscar® 2022 de Melhor Filme Internacional Drive My Car; o vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022 Holy Spider; o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Ator Aftersun; o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Filme Internacional Close; o indicado a Melhor Design de Produção no British Independent Film Awards 2023 Medusa Deluxe; Os Quatro Diabos, que integrou a Seleção Oficial da Quinzena dos Realizadores em Cannes 2023; o indicado a Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Berlim 2023 Passagens; e Estranha Forma de Vida, aclamado média-metragem de 2023 de Pedro Almodóvar.
Mais informações no site da O2 Play.