Unico e Sabichinho criam livro para educar sobre a privacidade de dados desde a infância
Detetive Chapeuzinho e o mistério da sombra digital explica de forma lúdica sobre o valor dos dados pessoais e como se proteger no mundo online
|
“Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho. Você provavelmente já ouviu falar dela, mas o que muita gente não sabe é que, depois de ser enganada pelo Lobo Mau na casa da Vovó, Chapeuzinho se tornou uma grande detetive, a melhor do Reino Encantado”. É assim que começa a história criada pela produtora literária Sabichinho em parceria com a Unico, empresa especializada em identidade digital. O objetivo do projeto é promover mais visibilidade e debate sobre a captura e o uso de dados pessoais de forma lúdica para que todos os cidadãos – independentemente da idade – compreendam a importância da privacidade e saibam como se proteger no mundo digital.
A obra mostra que todas as nossas descobertas, interações e escolhas online deixam um rastro, uma sombra digital, e que, frequentemente, as redes transformam essas informações e comportamentos em mercadoria, deixando as pessoas expostas. Mas isso nem sempre é percebido à primeira vista e é justamente por isso que a protagonista é uma detetive investigando o caso de uma sombra que perdeu seu corpo.
Com autoria de André Rodrigues, Larissa Ribeiro, Paulo Desgualdo e Pedro Markun, a história foi inspirada na campanha “Era uma vez privacidade”, iniciada em novembro de 2022 pela Unico. Naquela ocasião, a empresa combinou as histórias clássicas da literatura infantil às lições práticas de privacidade mapeadas a partir de oficinas com crianças, onde foram analisadas suas principais vivências no ambiente digital.
“A Unico quer ajudar a construir um mundo mais confiável e menos burocrático por meio da identidade digital, facilitando a vida de cada brasileiro e garantindo que cada um assuma o controle dos seus dados pessoais. Mas esse processo de consciência e educação só se torna sólido quando iniciamos pela base, por isso, pensamos: Por que não incluir as crianças e os adolescentes nesse diálogo? Devemos empoderar desde os mais jovens para um mundo digital responsável e consciente”, explica Yasodara Cordova, pesquisadora-chefe em Privacidade na Unico.
Essa produção reflete a visão inegociável da Unico sobre a privacidade e evidencia seu comprometimento com a segurança de dados e a clareza de seu uso. “Essa iniciativa é, também, um convite para que outras empresas, entidades e toda a sociedade possam exigir seus direitos em relação à privacidade e o controle dos seus dados pessoais. Dessa forma, será possível termos um ambiente digital cada dia mais seguro e confiável para todos”, comenta Pedro Henrique Oliveira, head de Comunicação da Unico.
Usando o convite do próprio livro, “leia os termos de uso, escolha o seu filtro e embarque nessa aventura, que vai além da fantasia”.
Para acessar a versão digital de Detetive Chapeuzinho e o mistério da sombra digital, acesse: Link
Sobre a Unico
A Unico é uma empresa brasileira especializada em identidade digital, fundada em 2007. A IDTech se tornou um unicórnio em agosto de 2021 e já recebeu quatro rodadas de investimentos, posicionando-a como a segunda empresa SaaS mais valiosa da América Latina, em 2022. A Unico desenvolve soluções inovadoras para a proteção da identidade dos brasileiros nas relações com empresas privadas. São elas: biometria facial para autenticação de identidades, plataformas de educação corporativa, gestão de compra e venda de veículos e admissão digital com assinatura eletrônica, que foi reconhecida com o prêmio Top of Mind de RH. A companhia está presente em mais de 800 empresas-clientes, entre os maiores bancos privados, varejistas, fintechs, e-commerces e indústrias do país. Em 2022, a Unico foi nomeada como uma das empresas privadas mais promissoras do ano pela 5ª Edição do Ranking Anual Fintech 250 da CB Insights e esteve presente no Ranking Exame Negócios em Expansão, que reconhece as empresas brasileiras que mais cresceram no último ano. A IDTech é associada ao Fórum Econômico Mundial e integrante do Grupo de Trabalho sobre Confiança Digital. A empresa também desenvolve pesquisas em parceria com instituições acadêmicas nacionais.