Brasil terá 42 empresas
na Colombiatex 2024
O recorde de participação brasileira consolida a Colômbia como um
dos principais destinos das exportações de tecidos, insumos,
máquinas e equipamentos têxteis
O evento será realizado entre 23 e 25 de janeiro, no Centro de Convenciones Plaza Mayor, Medelín, na Colômbia. O Brasil, no segmento de fios, tecidos, malharias e aviamentos, que são insumos para a confecção, será representado por 42 empresas. Contarão com o suporte do programa, 35 instituições, seis a mais do que em 2023. Apoiadas pelo Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), desenvolvido pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
As demais empresas, um grupo de 7, fabricantes de máquinas e equipamentos para a cadeia do setor têxtil, são apoiadas pelo projeto Brazil Machinery Solutions da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), em parceria com a ApexBrasil.
O recorde de participação brasileira eleva a Colômbia no ranking dos principais destinos da indústria têxtil, aumentando a expectativa para as rodadas de negócios na feira. Em 2023, foram cerca de US$ 10 milhões em negócios durante a feira e mais de US$ 72 milhões negociados em 12 meses. No âmbito do segmento de máquinas e equipamentos, o ano de 2023 registrou desempenho favorável. Durante a Colombiatex 2023, transações comerciais totalizaram impressionantes US$ 5,7 milhões, entre negócios realizados e projeção de impacto nos 12 meses seguintes.
As 35 empresas brasileiras que estarão no evento com o Texbrasil são as seguintes: Kalimo, Spa Têxtil, Hyosung, Santanense, Moltec, Cedro Têxtil, Kirimurê, Diklatex/ Latina Têxtil, Santista Jeanswear, Linhas Trichê, Lycra, Paranatex Têxtil, Vicunha Têxtil, Canatiba Denin Industry, Brand Têxtil, Santa Constância, Dalila Têxtil, Cataguases, Cardenas, Lunelli Têxtil, Coltex Têxtil, Grife Têxtil, Texneo, Covolan, Capricórnio, Sancris Hilos y Cierres, Malhas Menegotti, Chargeurs PCC, Nilit, FB do Brasil, Rovitex, Incofios, Cofratec, Tecnoblu, e Altero (Assintecal).
Já as sete marcas que irão pelo projeto Brazil Machinery Solutions são: Albrecht, Audaces, Castilho, Comelato Roncato, Porta Cabos, Sociotec e Total Ecomáquinas.
A presença dos brasileiros na Colombiatex é importante, considerando o potencial do mercado colombiano, para o qual o Brasil é o quarto maior fornecedor de produtos têxteis (atrás da China, Índia e Estados Unidos), com participação de 4,3% do total em 2022, o que significou exportações de US$ 94 milhões. A indústria da moda no país vizinho representa 9,4% do PIB industrial total e emprega cerca de 600 mil pessoas. O setor colombiano continua a crescer após a pandemia, recuperando-se de problemas de fornecimento e reconquistando mercado. A posição atual da Colômbia como o quinto maior mercado importador de máquinas e equipamentos têxteis brasileiros também merece destaque. Os itens dominantes na pauta de exportações são as máquinas e aparelhos mecânicos com função própria.
O Texbrasil apoia a participação de empresas brasileiras na Colombiatex há mais de 20 anos e segue ampliando a relação comercial com este mercado, cujas perspectivas de crescimento são boas, devido à proximidade geográfica, que facilita a logística. Além disso, há o Acordo de Complementação Econômica (ACE) nº 72 entre Mercosul e Colômbia, firmado e vigente desde 2017, com forte contribuição do Texbrasil. Seu objetivo é estabelecer área de livre comércio com tarifa zero aos signatários, bem como promover o desenvolvimento, investimento, integração e cooperação. Desde então, as exportações têxteis brasileiras aumentaram de US$ 29 milhões para US$ 94 milhões em 2022. As fabricantes brasileiras de bens de capital mecânico também têm se beneficiado de acordos comerciais como o ACE nº 72. O volume de exportações de máquinas e equipamentos brasileiros para a Colômbia tem registrado um crescimento notável ao longo dos anos. O aumento das transações comerciais nesse segmento reflete a demanda colombiana por maquinário de qualidade e a competitividade das empresas brasileiras nesse mercado.
A Colômbia é um importante parceiro do Brasil na América do Sul. Com um mercado de 50 milhões de pessoas e produção de vestuário relevante, o país tem elevado consumo têxtil, além de ser hub de exportação para a Europa, América do Norte e referência na América Andina. Nesse sentido, os têxteis brasileiros são ótima opção para suprir a indústria colombiana com insumos de qualidade, origem e produção, cada vez mais sustentável.
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Representa a força produtiva de aproximadamente 26 mil empresas, instaladas em todo o território nacional, de todos os portes, que empregam mais de 1,3 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual em torno de R$ 193,2 bilhões.
A indústria têxtil e de confecção brasileira tem destaque global por seu profissionalismo, criatividade, tecnologia e dimensões de seu parque têxtil: é a quinta maior do mundo, a segunda maior produtora de denim e a terceira em malhas. Autossuficiente na produção de algodão, o Brasil fabrica cerca de 9,04 bilhões de peças de vestuário por ano, sendo referência internacional em beachwear, jeanswear e homewear. Outros segmentos também vêm ganhando mercado externo, como a moda feminina, masculina, infantil e íntima e o fitness.
Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1.800 marcas a entrarem na trilha da exportação, realizando US$ 9 bilhões em negócios. O programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Em 20 anos, o Texbrasil já realizou mais de 7 mil ações, incluindo mais de 500 edições de feiras internacionais.
Sobre a ABIMAQ
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações.
Sobre o Brazil Machinery Solutions
Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa a promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitiva. O Programa BMS é composto por empresas fabricantes de máquinas e equipamentos de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Mais informações.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de maneira coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça.