PASOLINI NO DESERTO DA ALMA
Texto/Direção de FRANCIS MAYER
O espetáculo é baseado no universo do escritor e cineasta italiano PIER PAOLO PASOLINI (1922-1975).
ELE HABITA NOS PORÕES DE UMA MENTE SOLITÁRIA E SOBREVIVE NOS SUBTERRÂNEOS DO AMOR.
O autor constrói sua peça permitindo que o espectador tenha o privilégio de entrar na intimidade de um artista polêmico com recorte focado nos seus momentos mais intensos durante a sua curta existência.
O texto está desenhado em formato confessional e propõe uma conversa com o público, a quem o protagonista autoriza uma imersão em seu universo pessoal mostrando seus relacionamentos com personagens da sua biografia como Ninetto Davoli e Giuseppe Pelosi.
O espetáculo captura uma sonoridade de uma poesia que permeou toda a sua obra e apreende profunda identidade e conhecimento do seu universo.
O texto aborda fatos marcantes na vida de uma figura polêmica, mas não faz deles o centro da ação, nem o materializa frente ao espectador.
O polêmico e controverso cineasta italiano, tido como genial pelos pensadores da cultura italiana, continua a gerar polêmica até hoje com a sua obra.
A sua morte trágica contribuiu para a criação do mito em torno da sua figura.
Num país católico-fascista, Pasolini ousou exprimir sua visão do mundo inspirada pelo desejo físico dos jovens rapazes do campo e da periferia, introduzindo sua fúria sexual na literatura e no cinema.
Homossexual assumido, artista polêmico, pagou caro por sua coragem: escândalos, processos e, por último, numa noite de novembro foi vítima de um assassinato brutal e misterioso que ainda hoje gera dúvidas sobre seus reais motivos e autores.
Porém, recentemente, o processo foi reaberto para averiguação de novas provas que podem atestar como crime político pela ocorrência de fatos diferentes daqueles narrados pelo jovem que se entregou afirmando ser o culpado.
Francis Mayer, tem em seu currículo de diretor, os espetáculos, entre outros: “ANGELA MARIA – LADY CROONER”, “CAZUZA – JOGADO À TEUS PÉS”, “OS MENINOS DA RUA PAULO” com Bruno Gagliasso, “ALTA VIGILÂNCIA” de Jean Genet, “SE VOCÊ ME AMA…” com Danielle Winits, “AS MENINAS” de Lygia Fagundes Telles, “NAMORO” com Natália Lage, “BETTY BLUE” de Philippe Djian, “TEEN-LOVER” com Mouhamed Harfouch, “NÓ DE GRAVATA” com Luana Piovani, “ZERO DE CONDUTA” de Zeno Wilde, “QUERELLE” de Jean Genet, “DETENTOS” com Erik Marmo, “OS CAMPEÕES” com Rainer Cadete, “HERDEIROS” com Guilherme Leicam, “FOLIA TROPICAL” com Rogéria, “A NOITE DO MEU BEM” de Paulo César Coutinho, “O HÓSPEDE” – baseado no filme “Teorema” de Pasolini, entre outros
“PASOLINI NO DESERTO DA ALMA”. Texto/Direção de FRANCIS MAYER
Elenco
MAURÍCIO SILVEIRA (Pasolini)
LÉO SAN (Davoli)
DIEGO ROSA (Pelosi)
ROSE SCALCO (Laura e Relatora do partido)
Temporada: de 19 de janeiro a 04 de fevereiro de 2024.
Sextas e Sábados às 19h e domingos às 18h.
Classificação: 18 anos
Duração: 70 minutos
Ingressos: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia)
TEATRO GLAUCE ROCHA
Avenida Rio Branco, 179 – Centro (Metrô Carioca)