Baseado em histórias reais, “A Menina e o Trem” resgata os horrores vividos no Hospital Colônia
O que aconteceu com Júlia no maior manicômio do Brasil? O diário da protagonista guia esta misteriosa trama em um recorte dos mais de 80 anos de tortura no local
Dentro dos vagões, os passageiros ouvem o longo e angustiante apito anunciar que o ponto de desembarque se aproxima. Em meio à penumbra tremulante e cheiro forte de suor, os pacientes, de vários lugares do país são levados ao Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais. Foi assim que o maior manicômio do Brasil recebeu milhares de pessoas por quase um século.
Este trágico capítulo da história e da psiquiatria brasileira está representado no livro A Menina e o Trem, tema desta Leitura Coletiva que promete emocionar. No enredo, o escritor mineiro Evandro Aléssio percorre os corredores da fatídica instituição ao narrar a história de Júlia, uma adolescente riograndense internada no Hospital Colônia pelo pai, depois de descobrir uma gravidez indesejada.
Entre os anos de 1975 e 1979, Júlia fez amigos com quem compartilhou uma rotina de atrocidades, como eletrochoques, privação de alimento e isolamento social. Mas, após um incêndio, o que resta das memórias da personagem é um diário que vai revelar muitos mistérios.
ATENÇÃO! Este livro contém cenas explícitas de violência e tortura. Se você sofre de algum trauma ou distúrbio, recomendamos que não leia.
Os abusos disfarçados de tratamento não só fazem parte do suspense como também foram a realidade dos pacientes reais do hospital, responsável por cerca de 60 mil mortes. Além disso, estima-se que 70% dos internados não tinham qualquer doença mental, mas pertenciam a grupos excluídos pela sociedade: pessoas em situação de rua, alcoólatras, mães solteiras, negros, idosos e PcDs.
Prepare-se para conhecer de perto esta parte obscura da história do Brasil
Tem um perfil literário no Instagram ou TikTok e quer ler A Menina e o Trem? Então você pode participar desta Leitura Coletiva! Para receber o livro, resenhar, participar de debates e ainda conversar com o autor, basta se inscrever pelo formulário: https://forms.gle/wnTSp2FVRmfi1iWi7.
➡ Inscrições abertas até dia 24 de janeiro.
Sobre o autor: Evandro Aléssio é membro da Academia Barbacenense de Letras, Tenente-Coronel do Quadro de Saúde da Força Aérea Brasileira e trabalha na função de Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, no Rio de Janeiro.
Como escritor, lançou os títulos Inteligência Alimentar, A Energia do Silêncio e O poeta de Gastropinelândia, além de ter participado de diversas coletâneas literárias. Estreou no gênero romance com a obra PIN, livro adotado por escolas do ensino fundamental e médio. A Menina e o Trem é o seu livro mais recente.