CULTURA FM CELEBRA CENTENÁRIO DO BATERISTA MAX ROACH
PROGRAMA CULTURA JAZZ APRESENTA DOIS SHOWS EXCLUSIVOS DO MÚSICO
No dia 10 de janeiro de 1924, nascia um dos maiores e mais revolucionários bateristas de todos os tempos: Max Roach. Para celebrar o centenário, o Cultura Jazz apresenta dois shows históricos e exclusivos deste ícone da música, ambos no Pori Jazz Festival, na Finlândia, em épocas e com grupos diferentes. O especial vai ao ar na meia-noite de terça (9) para quarta-feira (10/1), na 103,3 FM.
As apresentações foram gravados pela Companhia Filandesa de Radiofusão, a Yle, e disponibilizados para a Rádio Cultura FM por meio da parceria com a EBU – União Europeia de Rádio e Televisão. Na primeira parte do programa, um show de 1978 com o Max Roach Quartet, composto por ele à bateria, Cecil Bridgewater, trompete, Billy Harper, saxofone tenor e Calvin Hill ao contrabaixo.
Na segunda parte, uma apresentação de 1999, em que o baterista dividiu o palco com o grupo So What Brass Quintet, formado por seu parceiro de longa data Cecil Bridgewater ao trompete, Rod McGaha também ao trompete, Delfeayo Marsalis, trombone, Mark Taylor, trompa e Anthony “Tony” Underwood, tuba. No repertório, clássicos compostos pelo músico como: It’s Time, The Drum Also Waltzes e Lonesome Lover.
Segundo o crítico de música Thom Jurek: “Max Roach ajudou a estabelecer um novo vocabulário para os bateristas de jazz durante a era bebop e além. Ele mudou o foco rítmico do bumbo para os pratos, um movimento que deu mais liberdade aos bateristas. Ele contou uma história completa variando tom, afinação, padrões e volume. Era um brilhante instrumentista e podia empurrar, redirecionar ou quebrar a batida”.
O legado de Roach foi muito além da música. No início dos anos 1960, foi um dos primeiros jazzistas a aderir ao movimento de luta pelos direitos civis e usar sua música para falar sobre questões raciais e políticas.
Serviço:
RÁDIO CULTURA FM – 103.3
– Data: 10 de Janeiro
– Atração: Max Roach
– Horário: meia-noite, de terça (9) para quarta (10/1)
– Apresentação: Madeleine Alves
– Roteiro e produção: Inez Medaglia
Cultura FM – 103,3 MHz
App: Cultura Play