Aula de parkour, estações educativas e mais: as atrações do Futuros – Arte e Tecnologia para toda a família em janeiro
Programação com atividades totalmente gratuitas começa nesta quarta, 10, com abertura da exposição ‘Casa Comum’
Depois de um ano em que contabilizou um público recorde de mais de 127 mil visitantes, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo, reabre suas portas na próxima quarta-feira, 10, repleto de novidades e atividades para toda a família. Estações educativas, oficinas, evento musical, uma nova exposição ocupando todo o prédio e as atrações do Musehum (Museu das Comunicações e Humanidades do Oi Futuro) integram a programação totalmente gratuita que promete agradar a todos e fazer do local uma opção imperdível para as férias escolares de janeiro.
Em 10 de janeiro, será inaugurada a exposição “Casa Comum”, uma instalação multimídia que vai se espalhar por todos os andares com obras e experiências que ressaltam o planeta Terra como a “casa comum” de todos os seres viventes. Sala imersiva, obras de videoarte e a escultura de uma anaconda gigante de 25 metros de comprimento que percorre vários andares do prédio são algumas das atrações. A exposição é uma colaboração internacional entre o diretor artístico Renato Rocha, o estúdio digital londrino SDNA e 12 artistas amazônicos, e fica aberta até 10 de março.
No sábado, 13, às 15h e às 16h, o público infantil vai poder se aventurar em duas oficinas de parkour “Sobe e desce – Grandes percursos para pequenas pessoas”, praticando movimentos e leves acrobacias no espaço do centro cultural. A atividade, voltada para crianças de três a sete anos e sujeita à lotação de 20 participantes em cada, tem o objetivo de promover o desenvolvimento, a liberdade, a autonomia e a criatividade corporal, utilizando o mobiliário do local como suportes e obstáculos. Crianças com dificuldades de locomoção também são bem-vindas e os responsáveis devem comunicar a produção do evento.
Em 17, 24 e 31 de janeiro, ocorre o programa musical Vem, Futuro! Verão, com participação de artistas como Procurando Kalu, Gutto e DJ TAMY. Nos três dias do projeto, sempre às quartas-feiras, o Futuros – Arte e Tecnologia vai promover encontros de diferentes gerações, sotaques e perspectivas de criação musical, em que um músico convidado escolhe o álbum de algum artista para comentá-lo faixa a faixa. A programação completa do evento será divulgada em breve.
Em comemoração ao dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, ocorre no dia 20, às 15h, a estação educativa “Carioca”. A partir da cartografia da cidade do Rio e de seus bairros, a atividade vai propor uma descoberta sobre o significado destes e outros nomes por meio de um lúdico e divertido jogo de tabuleiro. E quem participar vai descobrir que o nome de muitos bairros da cidade tem origem indígena e que o próprio termo “carioca”, em tupi-guarani, significa “Casa do homem branco”.
Já 27 de janeiro é dia de cinema no Futuros – Arte e Tecnologia. A primeira edição da estação educativa “Cine Musehum” exibirá o curta de animação “Pajerama”, dirigido por Leonardo Cadaval. A produção de nove minutos tem um jovem índio como protagonista e aborda questões como a ocupação de territórios indígenas e a devastação ambiental. As professoras Marize Guarani e Ana Pardo participam da atividade, que acontece às 15h.
Além de todas as novidades, os visitantes podem aproveitar ainda as atrações permanentes do Musehum – o Museu de Comunicações e Humanidades do Oi Futuro, no qual crianças e adultos podem aprender e refletir sobre o tema das comunicações em diversas instalações interativas e imersivas. Entre as atrações, destaque para o voo panorâmico de balão, com uso de óculos de realidade virtual e fones de ouvido; e a instalação “A Roda”, uma sala imersiva espelhada que envolve o visitante em uma experiência de luzes, sons e efeitos visuais, destacando a necessidade de mantermos nossos laços fora do ambiente digital.
“Estamos empolgados em começar o ano de 2024 com uma programação diversificada e atrativa para toda a família. Vamos oferecer atividades lúdicas, como as oficinas de parkour e as atrações interativas do Musehum, sem deixar de abordar questões importantes do mundo contemporâneo, como a preservação ambiental e os territórios indígenas. É apenas o início de um ano que será repleto de uma intensa e convidativa programação no Futuros – Arte e Tecnologia”, destaca o gerente de cultura do Oi Futuro, Victor D’Almeida.
A exposição “Casa Comum”, as oficinas de parkour, as estações educativas “Carioca” e “Cine Musehum” e o programa musical “Vem, Futuro! Verão” integram a programação do Vem, Futuro!, projeto realizado pela Zucca Produções, com correalização de Futuros – Arte e Tecnologia que tem como patrocinadores a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura, Serede, Universidade Veiga de Almeida, Eletromidia, SANDECH Engenharia e Windsor Hoteis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.
Sobre o Futuros – Arte e Tecnologia
Inaugurado há 18 anos com a proposta de democratizar o acesso a experiências de arte, ciência e tecnologia, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia tem a Oi como fundadora e principal mantenedora. Em abril de 2023, sob a chancela do Oi Futuro, o equipamento cultural se abriu a novos parceiros: EY, Eletrobras Furnas e BMA Advogados são os primeiros patrocinadores anunciados pela instituição.
Com programação diversa que aposta na convergência entre arte contemporânea, ciência e tecnologia, Futuros recebe cerca de 100 mil visitantes por ano. O espaço abriga galerias de arte, um teatro multiuso, um bistrô e o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, que detém um acervo de mais de 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil. O Musehum promove experiências imersivas e interativas que convidam a refletir sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas.
As galerias do centro cultural já foram ocupadas por expoentes internacionais de diversas vertentes, como Andy Warhol, Nam June Paik, Tony Oursler, Jean-Luc Godard, Pierre et Gilles, David Lachapelle, Chantal Akerman; e brasileiros como Luiz Zerbini, Rosângela Rennó, Daniel Senise, Lenora de Barros, Iran do Espírito Santo, Arthur Omar, Marcos Chaves e outros. Nas artes cênicas, o espaço foi palco de espetáculos inéditos e premiados de Felipe Hirsh, Gerald Thomas, Enrique Diaz, Antonio Abujamra, Denise Stoklos, Victor Garcia Peralta, Aderbal Freire, João Fonseca e outros.
Com quase duas décadas de trajetória, Futuros – Arte e Tecnologia também sediou diversos eventos de destaque na cena cultural carioca, incluindo Festival do Rio, Panorama de Dança, FIL, Multiplicidade, Novas Frequências e Tempo_Festival, sendo os três últimos especialmente concebidos para a instituição.
Serviços:
Exposição “Casa Comum”
Data: 10 de janeiro a 10 de março
Horário: quarta a domingo, das 11h às 20h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Entrada franca
Oficinas de parkour “Sobe e desce – Grandes percursos para pequenas pessoas”
Data: sábado, 13 de janeiro
Horário: duas sessões de 1h cada, às 15h e 16h
Público: crianças de 3 a 7 anos
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Entrada franca
Programação musical “Vem, Futuro! Verão”
Datas: 17, 24 e 31 de janeiro
Horário: 18h às 20h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Programação completa será divulgada em breve
Entrada franca
Estação educativa “Carioca”
Data: sábado, 20 de janeiro
Horário: 15h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Entrada franca
Estação educativa “Cine Musehum”
Data: sábado, 27 de janeiro
Horário: 15h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Entrada franca
Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades do Oi Futuro
Exposição permanente
Horário: quarta a domingo, 11 às 18h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Entrada franca