CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO DIVULGA PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA DE JANEIRO
Agenda reúne oficinas e cursos, todos gratuitos
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro traz, no mês de janeiro, atividades diversas. A programação apresenta oficinas e cursos, na agenda do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas no site da CAIXA Cultural.
No sábado 06, às 11h, acontece a oficina Reisado do Gente Arteira cuja temática explora a cultura da Folia de Reis, homenageando os festejos dessa manifestação folclórica da cultura brasileira, com contação de histórias, música, coroação, cortejo e entrega do estandarte. Haverá uma turma, sendo oferecidas 20 vagas, com classificação livre.
Nos dias 11 e 12, às 15h, o professor cineasta Takumã Kuikuro ministra o curso Narrativa de Audiovisual: Experiência do Coletivo Kuikuro que abordará temas importantes sobre os direitos da pessoa com deficiência e acessibilidade cultural. Os Kuikuros são, hoje, o povo indígena com a maior população no Alto Xingu e fazem parte do chamado subsistema karíb alto-xinguano, constituído por quatro grupos: além dos Kuikuro, os Matipu, os Nahukuá e os Kalapalo. Haverá uma turma, sendo oferecida 20 vagas, com classificação livre.
Tendo como referência a exposição “A Naturalista Melancólica”, da artista visual Cláudia Lyra, em exibição na Galeria 03 da Unidade Passeio da CAIXA Cultural RJ até o dia 21 de janeiro, o Programa Educativo CAIXA Gente Arteira promove no dia 17, às 17h, a oficina Pintura Têmpera com Pigmentos Naturais. A atividade tem como objetivo investigar o universo das tinturas com materiais orgânicos encontrados na própria natureza, convidando os participantes a produzirem suas próprias tinturas numa mistura de elementos.
Já nos dias 16, 23, 26 e 30, às 10h30, a atriz, arte educadora e fundadora da Cia Trilhos, Mitat Marques, ministrará quatro oficinas voltadas para o público da terceira idade, a oficina Desbravando os Limites do Corpo estimula o desenvolvimento perceptivo sensorial e espacial do corpo e suas fronteiras, trabalhando a percepção e a coordenação motora através do corpo em cena; a oficina Escrita Criativa Através da Oralidade trabalha e exercita o desenvolvimento cognitivo da fala e estimula a criatividade e o trabalho em equipe; a oficina Construindo um Instrumento Sonoro contempla a construção de instrumentos musicais para trabalhar com a percepção da linguagem sonora musical através da contação; e a oficina de Brinquedo Popular estimula a brincadeira popular através do resgate da memória afetiva, haverá confecção dos brinquedos populares. São quatro turmas, sendo oferecidas 20 vagas por turma, com classificação livre.
SERVIÇO:
Unidade Passeio
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Unidade Passeio: Rua do Passeio, 38, Centro.
Horário de funcionamento: Terça a Sábado, das 10h às 20h / Domingos e Feriados, das 11h às 18h.
Inscrições gratuitas: Site da CAIXA Cultural.
Informações: (21) 3980-2069 e (21) 3980-2019