Prêmio Amazon de Literatura Jovem, com valor total de R$35 mil destinado ao ganhador, tem inscrições abertas até 31 de dezembro
Iniciativa acontece em parceria com a HarperCollins e finalistas serão revelados em 2024
Anunciada em setembro durante a Bienal do Livro Rio 2023, a 1ª edição do Prêmio Amazon de Literatura Jovem, em parceria com a HarperCollins, segue com inscrições abertas até o último dia deste ano (31/12/23). O objetivo do prêmio é promover e oferecer oportunidade e visibilidade a autores independentes do segmento Jovem-Adulto com obras publicadas por meio do Kindle Direct Publishing (KDP), ferramenta gratuita de autopublicação da Amazon, incentivando a criatividade e fomentando a diversidade no mercado literário.
O valor destinado ao ganhador do prêmio é de R$35 mil, sendo R$10 mil deste valor em adiantamento de royalties pela HarperCollins, que publicará uma edição exclusiva em um novo selo para o setor Jovem-Adulto, a ser lançado em 2024. Além disso, o grande vencedor terá um encontro especial com autores do segmento da editora e todos os cinco finalistas terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos a outras áreas da Amazon Brasil, como Prime Video, Amazon Studios e Amazon Music, ampliando horizontes e possibilidades. Os finalistas também terão as suas obras produzidas e distribuídas em formato de audiolivro pela Audible, uma das principais criadoras e distribuidoras de entretenimento em áudio do mundo, o que fará com que as suas obras cheguem a um público ainda maior.
O anúncio do vencedor será feito em maio de 2024, após as obras serem analisadas por uma comissão julgadora, pela HarperCollins e por um júri especial composto por grandes nomes do cenário editorial nacional, como Stefano Volp, Vitor Martins, Taissa Reis e Adriana Alcântara, diretora-geral da Audible no Brasil. A versão física da obra vencedora também será publicada pela HarperCollins já em 2024.
Para obter todas as informações detalhadas sobre o prêmio e realizar a inscrição antes do prazo final, basta acessar aqui.
Sobre a Amazon
A Amazon orienta-se por quatro princípios: obsessão pelo cliente, paixão por invenções, compromisso com excelência operacional e visão de longo prazo. A Amazon se empenha para ser a empresa mais centrada no cliente do mundo, a melhor empregadora do mundo, e o lugar mais seguro para se trabalhar no mundo. Avaliações de consumidores, compra com 1-Clique, recomendações personalizadas, Prime, Fulfillment by Amazon (Logística da Amazon), Amazon Web Services (AWS), Kindle Direct Publishing, Kindle, Career Choice, Fire tablets, Fire TV, Amazon Echo, Alexa, tecnologia Just Walk Out, Amazon Studios e The Climate Pledge são algumas das ações pioneiras da Amazon. Para mais informações, acesse aboutamazon.com.br, nossa sala de imprensa ou entre em contato pelo e-mail imprensa@amazon.com.
Sobre o Kindle Direct Publishing
O Kindle Direct Publishing, ou KDP, é uma ferramenta rápida, gratuita e fácil para autores e editores publicarem seus livros e disponibilizá-los para leitores em todo o mundo. Com o KDP, os autores têm total controle do processo, desde a concepção da capa até a definição do preço, podendo receber até 70% em royalties. Os eBooks Kindle podem ser comprados e lidos com os aplicativos Kindle gratuitos para tablets e smartphones Android e iOS, computadores, bem como e-readers Kindle.
Com o KDP, o poder da publicação está acessível a leitores e autores em todo o mundo, permitindo que um conjunto mais robusto e diversificado de vozes compartilhe histórias com um público mais amplo do que nunca. Para mais informações, visite a página oficial.
Sobre a HarperCollins Brasil
O grupo HarperCollins Brasil iniciou operações em 2015, passando a englobar, além da editora que dá nome ao grupo, duas marcas já bem estabelecidas no país: a Thomas Nelson Brasil, referência internacional em livros cristãos, atuante no mercado nacional desde 2006, e a Harlequin, focada em ficção comercial e precursora no gênero de romances, presente desde 2005.
O grupo é o braço nacional da HarperCollins Publishers, segunda maior editora do mundo e detentora de uma história de sucesso desde o século XIX, hoje com mais de 200 mil títulos no catálogo e presente em 17 países. No Brasil, além de uma distribuição que atinge de norte a sul do país, atua também em escolas, empresas e em parcerias com clubes de assinatura e leitura. Somos a combinação certa de anos de experiência local com a força da estratégia global da HarperCollins Publishers.
Entre autores clássicos e contemporâneos de ficção e não ficção, a HarperCollins é a casa de nomes de primeira grandeza como J.R.R. Tolkien, Agatha Christie, Winston Churchill, Joan Didion, Colson Whitehead, Abdi Nazemian, Joyce Carol Oates, Cecelia Ahern, Ayobami Adebayo, Rhonda Byrne, Karin Slaughter, Daniel Silva, e também de referências nacionais como Nelson Rodrigues, Thiago Nigro, Renato Noguera, Lola Salgado, Rosana Hermann, Leandro Karnal, Ivan Mizanzuk, Adriana Barbosa e outros.
Sobre a Audible
A Audible, Inc., uma subsidiária da Amazon.com (NASDAQ: AMZN), é uma das principais criadoras e distribuidoras de entretenimento em áudio de alta qualidade, oferecendo ao público global uma nova maneira de enriquecer suas vidas por meio de um conteúdo extraordinário. O serviço Audible é oferecido no Brasil pela Amazon Serviços de Varejo do Brasil Ltda., com um catálogo de mais de 600.000 audiolivros com títulos de autores renomados e principais editoras. Audible opera onze serviços localizados na Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. Os assinantes baixam quase 4 bilhões de horas de conteúdo anualmente em uma ampla variedade de dispositivos suportados.