Clara cor de um silêncio azul peça livremente inspirada na dramaturga Maria Clara Machado, começa temporada no Sesc Pinheiros
Companhia aborda a importância do imaginário infantil e homenageia uma das mais importantes autoras do teatro infantil.
De 07 a 28 de janeiro estará em cartaz no auditório do Sesc Pinheiros a peça infantil Clara cor de um silêncio azul. O espetáculo da Trupe Teatro de Torneado se inspirou no conto da autora brasileira de teatro infantil, Maria Clara Machado. A escritora de “Pluft, o Fantasminha”, “A Bruxinha que era boa” e “O Cavalinho Azul” teve suas peças encenadas dentro e fora do Brasil.
Clara cor de um silêncio azul conta a estória de uma criança que adorava ir ao Rio de Janeiro assistir às peças do Teatro Tablado. Mas um dia, depois de assistir a uma sessão, a menina sofre um acidente em frente ao teatro, passando dias internada em um hospital. Ali, em coma, ela revive do seu jeito, em sua imaginação, histórias e personagens do Tablado.
Este é o décimo primeiro espetáculo da Trupe que, desde 2005, vem tornando à sua maneira ficções que permitem ao público vivenciar experiências sensíveis a partir de temas atemporais e presentes na sociedade.
O dramaturgo William Costa Lima e sua companhia envolvem o público com a delicadeza que o tema merece, mesclando narrativa e música como elementos importantes dentro do espetáculo. Sob a direção musical de Gustavo Kurlat, o espetáculo é um convite para que o publique adentre o pensamento da personagem principal em coma, mostrando o quanto a imaginação é importante para mantê-la viva.
Teatro de Torneado
É uma trupe de artistas das artes cênicas concebida por William Costa Lima em 2005. Desde então, a trupe tem construído uma trajetória de caráter itinerante, circulando por diversas instituições públicas e privadas, centrais e periféricas da cidade de São Paulo e de sua região metropolitana. A trupe possui onze espetáculos em sua trajetória: Menina de Louça (2006), Primavera (2008), Dias de Campo Belo (2009), Refugo (2009) – texto de Abi Morgan, O Girador (2012), Peter em Fúria (2014), Celofane (2015), Palpitação (2016), Do Ensaio para o Baile (2017), Incandescente (2019) e Clara Cor de um silêncio azul (2021). O Teatro de Torneado já recebeu várias premiações em importantes festivais e tem sido contemplado em diversos editais (PROACs e Prêmio Zé Renato), sendo indicado também para o Prêmio Shell de Teatro – 2015 na categoria Inovação e ao Prêmio Aplauso Brasil de melhor espetáculo para infância e juventude.
Ficha Técnica:
Dramaturgia, direção, músicas: William Costa Lima
Produção Executiva: Jefferson Silva
Artistas criadores e elenco: Alexya Manente, De La Manncha, Letícia Carmona, Maira Sera, Marina Yohara, Sandro Dornelles e Thiago Andrade
Direção musical: Gustavo Kurlat
Criação musical e arranjos: Com Cervantes (Sandro Dornelles e De La Manncha).
Cenário: Alexya Manente e William Costa Lima
Iluminação: Letícia Carmona e William Costa Lima
Figurinos: Maira Sera
Designer de adereços e maquiagem: Lucas Gomes