Cursos de férias do MAM São Paulo traz aulas sobre arte, urbanismo e fotografia
Com uma opção on-line e três presenciais, cursos oferecem abordagens introdutórias de gestão cultural, narrativas da história da arte, temas contemporâneos da cultura e práticas artísticas
A agenda de 2024 no Museu de Arte Moderna de São Paulo começa com a abertura de quatro novos cursos que têm como objetivo promover o diálogo e a reflexão sobre as histórias da arte e temas contemporâneos. Ministrados por profissionais renomados das áreas de história e crítica da arte, fotografia, artes visuais, urbanismo, entre outros, os cursos são indicados tanto para iniciantes como para especialistas no assunto. Disponíveis para inscrição no site do MAM (https://mam.org.br/curso/). Participantes do programa Amigo MAM têm 20% de desconto. Estudantes, professores e aposentados têm 10%.
Único curso on-line da lista, Arte e entretenimento em Byung-Chul Han, ministrado pelo professor Lucas Nascimento Machado, faz uma breve introdução ao tema da arte e do entretenimento, explorando sua conexão com a crítica ao capitalismo de Byung-Chul Han. A metodologia aponta para formas de arte e entretenimento capazes de resgatar a nossa relação com o mundo e com o outro.
Dos cursos presenciais, Caminhada como estratégia / arte como resposta, do professor Caio Meirelles Aguiar, mergulha na investigação dos artistas contemporâneos e de seus novos modos de experiência urbana, à medida que buscam compreender e dialogar com a complexidade da cidade no século XXI.
Apresentada pela professora Carine Wallauer, a Oficina de Experimentação Criativa em Imagens é um convite para fotógrafos, artistas e entusiastas interessados na construção estética e narrativa das imagens. Essa oficina explora abordagens analógicas criativas para o desenvolvimento de projetos fotográficos e artísticos, por meio da intervenção com aquarela em imagens fotográficas impressas.
Na mesma área, o curso Laboratório de Cadernos Fotográficos, ministrado pelo professor Marcello Vitorino, oferece uma iniciação à elaboração do discurso visual e gráfico, utilizando o caderno de fotografias como ponto de partida para registrar o processo. De maneira lúdica, o curso ajuda a aprimorar o aproveitamento de suas fotografias, considerando aspectos fundamentais da linguagem visual, como enquadramento, relação com a luz, composição, e a compreensão das capacidades e potencialidades do equipamento disponível.
Confira a programação completa:
ARTE E ENTRETENIMENTO EM BYUNG-CHUL HAN, com Lucas Nascimento Machado
Curso online (ao vivo via plataforma de conferência e aulas gravadas disponibilizadas por tempo determinado)
Contempla certificado no final.
Dias 16, 23, 30 de janeiro e 6 de fevereiro, terças-feiras, das 19h às 21h
4 encontros | Investimento: R$ 320,00
Byung-Chul Han é atualmente um dos filósofos mais discutidos, em razão de sua crítica perspicaz e incisiva à nossa sociedade contemporânea. Autor do renomado livro “Sociedade do cansaço”, no qual aborda a lógica da produtividade ilimitada e da autoexploração, motivadas pelo imperativo do desempenho, Han considera a arte como um dos principais meios para compreender e propor soluções para os impasses sociais. Para Byung-Chul Han, a arte oferece a possibilidade de estabelecer diferentes relações com o mundo e com o outro, ou até mesmo de suprimir essas relações completamente.
Neste curso, ministrado por Lucas Nascimento Machado, será feita uma breve introdução ao tema da arte e do entretenimento, explorando sua conexão com a crítica ao capitalismo de Byung-Chul Han. Os participantes poderão observar que, em sua análise da arte clássica e contemporânea, Han não apenas denuncia um paradigma estético que alimenta a lógica egocêntrica do capitalismo, mas também aponta para formas de arte e entretenimento capazes de resgatar nossa relação com o mundo e com o outro.
Este curso está aberto a todos os interessados no assunto, não sendo necessário possuir conhecimentos prévios para participar das aulas.
Ministrado online, o curso conta com material digital, vídeos relacionados aos temas, depoimentos de profissionais e indicações de leitura. Voltado para estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, gestores, produtores e qualquer pessoa que se interesse pelo tema, o curso não exige conhecimento prévio.
Programa:
Aula 1: Uma sociedade do desempenho e da exaustão: uma introdução à filosofia de Byung-Chul Han
– A crítica do capitalismo em Byung-Chul Han
– As diferentes fases do pensamento de Han
– Panorama do tratamento da arte e da estética na filosofia de Han
Aula 2: Arte x entretenimento em Byung-Chul Han
– A crítica à paixão ocidental e à busca por transcendência
– A confluência entre arte e entretenimento no puro deleite
– O entretenimento como abertura ao mundo
Aula 3: A salvação do belo e a crítica da estética do liso
– A estética autoerótica kantiana
– A estética do liso e a supressão da alteridade
– A estética da dor e da ferida
Aula 4: Filosofia como modo de vida
– A arte do descentramento
– Romantismo e natureza
– A contemplação do belo
Sobre o professor
Lucas Nascimento Machado é professor de Filosofia do Colégio Franciscano Santa Isabel. É Doutor em Filosofia pela USP, foi professor de história da filosofia pela UFRJ e é o atual diretor da Associação Latino-Americana de Filosofia Intercultural (ALAFI). Além disso, é um dos tradutores da obra de Byung-Chul Han para o português brasileiro, tendo traduzido obras como Bom Entretenimento, Filosofia do Zen Budismo, Louvor à Terra e, mais recentemente, Vita Contemplativa.
CAMINHADA COMO ESTRATÉGIA / ARTE COMO RESPOSTA, com Caio Meirelles
Aguiar
Curso presencial no MAM SP
Contempla certificado no final
Dias 13, 20 e 27 de janeiro e 3 de fevereiro, sábados, das 10h às 12h |
4 encontros | Investimento: R$ 320,00
Num abrangente panorama temporal que se estende do século XIX até os dias contemporâneos, este curso explora como grupos específicos de artistas e escritores conceberam suas obras como respostas subjetivas aos modelos urbanos impostos em suas épocas. Um denominador comum entre eles é a intensa utilização da experiência física como estratégia criativa: caminhadas, derivas, mapeamentos, relatos e imersões na multidão.
Ao atravessar os séculos, desde Baudelaire e João do Rio no século XIX, passando por Virginia Woolf, Flávio de Carvalho e os surrealistas franceses na década de 1920, até Hélio Oiticica, Robert Smithson, Denise Scott Brown e o situacionismo de combate na efervescente Paris de 1968, o curso culmina na investigação dos artistas contemporâneos e de seus novos modos de experiência urbana, à medida que buscam compreender e dialogar com a complexidade da cidade no século XXI.
Ministrado presencialmente, o curso é voltado para estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, gestores, produtores e qualquer pessoa que busca compreender mais sobre arte e urbanismo. O curso não exige conhecimento prévio.
Programa:
Aula 1 – Flanâncias
– Multidão e anonimato
– Derrubado dos velhos centros e o novo cenário moderno – o flâneur
– Charles Baudelaire (Paris)
– João do Rio (Rio de Janeiro)
Aula 2 – Deambulações
– Estranhamento e fugacidade
– Virginia Woolf (Londres)
– Flávio de Carvalho (São Paulo)
– Grupo Surrealista (Paris)
Aula 3 – Derivas
– Participação e jogo
– Hélio Oiticica / Lygia Clark (Rio de Janeiro)
– Roberto Piva (São Paulo)
– Robert Smithson (Nova Jersey)
– Denise Scott Brown (Las Vegas)
– Guy Debord, situacionismo e os movimentos de 1968 (Paris)
Aula 4 – Saltando entre ilhas
– A qual cidade responder?
– Sophie Calle (Paris)
– Jonathas de Andrade (Recife)
– Regina Parra (São Paulo)
– Francis Alÿs (Cidade do México)
Sobre o professor
Urbanista e museólogo, Caio Meirelles Aguiar desenvolve projetos relacionados à gestão e documentação de acervos, pesquisa curatorial, edição de conteúdo relacionado à arte contemporânea e consultorias referentes à conservação de instalações e videoarte.
OFICINA DE EXPERIMENTAÇÃO CRIATIVA EM IMAGENS, com Carine Wallauer
Curso presencial no MAM SP
Contempla certificado no final
Dias 17, 24 e 31 de janeiro e 7 de fevereiro, quartas-feiras, das 18h às 21h |
4 encontros | Investimento: R$ 320,00
Oficina que explora abordagens analógicas criativas para o desenvolvimento de projetos fotográficos e artísticos por meio da intervenção com aquarela em imagens fotográficas impressas. Iniciando com uma análise da obra da artista cearense Telma Saraiva, especialista em fotopintura, propõe-se uma imersão intensiva na pesquisa e descoberta da imagem como catalisador criativo da autopercepção. Um dos pontos destacados na obra de Telma são seus autorretratos, nos quais a artista emprega a tinta para conceber novos universos inspirados principalmente em personagens dos grandes clássicos do cinema hollywoodiano.
Cada participante terá a oportunidade de desenvolver um projeto a partir de autorretratos criados durante as aulas. Diferenciando-se de Telma, que utilizava tinta a óleo, nesta oficina, a ênfase recai sobre a aquarela como técnica principal.
A proposta é acessível a fotógrafos, artistas e entusiastas interessados na construção estética e narrativa das imagens. Não é necessário possuir experiência prévia em nenhuma das técnicas ou ter realizado trabalhos anteriores no âmbito da imagem. O único pré-requisito é a disposição para experimentar e a crença de que todo o processo é uma jornada, sem conceitos de certo ou errado.
Ministrado presencialmente, o curso é voltado para estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, gestores, produtores e qualquer pessoa que busca compreender mais sobre arte e fotografia. O curso não exige conhecimento prévio.
Programa:
Aula 1
– Introdução à aula, apresentação da metodologia e do cronograma.
– Exibição e análise do trabalho de Telma Saraiva.
– Apresentação dos materiais e instruções sobre a técnica básica.
Aula 2
– Apresentação de artistas contemporâneos que empregam técnicas de fotopintura.
– Prática orientada de experimentação em fotopintura.
Aula 3
– Continuação da prática de experimentação em fotopintura, com orientações.
Aula 4
– Conclusão da prática de experimentação em fotopintura com orientações adicionais.
– Etapa de finalização e conclusão do projeto.
Sobre a professora:
A produção artística de Carine Wallauer transita entre a técnica e a experimentação com imagens, sejam estas estáticas ou em movimento. Sua obra faz parte da coleção de Joaquim Paiva e encontra-se nos acervos do MAM RJ, IMS SP e MAC RS. Além de colaborar em projetos de outros cineastas, desde 2020, dedica-se ao “Copan”, seu primeiro longa-metragem como roteirista e diretora. Participou de laboratórios de desenvolvimento em dois dos mais conceituados festivais de cinema do mundo: Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim e IDFA – Festival Internacional de Documentários de Amsterdã.
LABORATÓRIO DE CADERNOS FOTOGRÁFICOS, com Marcello Vitorino
Curso presencial no MAM SP
Contempla certificado no final
Dias 25 de janeiro e 1, 8, 15, 22 e 29 de fevereiro, quintas-feiras, das 19h às 21h |
6 encontros | Investimento: R$ 480,00
Este laboratório constitui uma introdução à elaboração do discurso visual e gráfico, utilizando o caderno de fotografias como ponto de partida para registrar o processo, que se desdobrará ao longo de seis encontros, cada um com a duração de duas horas.
De maneira lúdica, os participantes terão a oportunidade de aprimorar o aproveitamento de suas fotografias, considerando aspectos fundamentais da linguagem visual, como enquadramento, relação com a luz, composição, e a compreensão das capacidades e potencialidades do equipamento disponível.
Além disso, serão incentivados a explorar a poética da fotografia por meio de estudos de caso, provocando reflexões sobre a construção de ensaios fotográficos e sua concretização por meio de técnicas de edição, impressão e montagem dos cadernos.
Ministrado presencialmente, o curso é voltado para estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, gestores, produtores e qualquer pessoa que busca compreender mais sobre fotografia. O curso não exige conhecimento prévio, mas recomenda ter um domínio mínimo sobre seu dispositivo fotográfico.
Programa:
Aula 1
Apresentação do curso e metodologia. Dinâmica de apresentação dos participantes. Leitura de imagens e provocação para a semana.
Aula 2
Interpretação da luz + linguagem. Leitura de imagens e provocação para a semana.
Aula 3
Estudos de caso (referências fotográficas) + linguagem. Leitura de imagens e provocação para a semana.
Aula 4
Poéticas possíveis + referencial gráfico/editorial (papéis, acabamentos, etc.). Leitura de imagens e provocação para a semana.
Aula 5
Princípios de edição + referencial gráfico/editorial (papéis, acabamentos, etc.). Leitura de imagens e atividade prática em sala.
Aula 6
Fechamento dos cadernos fotográficos.
Sobre o professor:
Marcello Vitorino é um fotógrafo independente e professor de Fotografia no MAM-SP. Graduado em Comunicação Social pela UMESP, ele obteve pós-graduação em Fotografia pelo Senac-SP e em Gestão Cultural pelo CPF-SESC. Além de sua contribuição como curador do Acervo Marcelo Min e gestor da Casavitorino até 2020, Marcello dedica-se à fotografia desde 1994.
Ao longo de sua carreira, publicou e expôs diversos ensaios, incluindo obras notáveis como “Concrecidade” (2002), “Ex-fabris” (2006), “Encontro com o Divino” (2010), “Agô!” (2011), “Destinos Flutuantes” (2012), “Refúgio da Luz” (2013), “Salto para a Humanidade” (2015) e “Labirinto em Mim” (2018).
Sobre o MAM São Paulo
Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de 5 mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.
O Museu mantém uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos por meio de visitas mediadas em libras, audiodescrição das obras e videoguias em Libras. O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos. O intercâmbio com bibliotecas de museus de vários países mantém o acervo vivo.
Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi e conta, além das salas de exposição, com ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e uma loja onde os visitantes encontram produtos de design, livros de arte e uma linha de objetos com a marca MAM. Os espaços do Museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx e Haruyoshi Ono para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais.
Serviço
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Cursos de janeiro no MAM
Inscrições disponíveis pelo site https://mam.org.br/curso/
Quem integrar o programa de fidelidade Amigo MAM tem 20% de desconto. Estudantes, professores e aposentados têm 10%.
Dúvidas: cursos@mam.org.br | WhatsApp: 11 99774 3987
Telefone: (11) 5085-1300
Acesso para pessoas com deficiência
Restaurante/café
Ar-condicionado