Videocast Copa Delas encerra temporada sobre a Copinha Feminina
YouTube da TV Brasil disponibiliza os episódios da produção esportiva
A série especial de edições inéditas do videocast Copa Delas, conteúdo esportivo da TV Brasil sobre futebol feminino apresentado pela jornalista Marília Arrigoni, termina a temporada temática sobre a primeira edição da Copa São Paulo de Futebol Feminino. O conteúdo entra no ar no YouTube da emissora pública nesta segunda (18), dia seguinte à decisão da competição das categorias de base.
Ao todo, a equipe do canal produziu quatro programas sobre o torneio que revela novos talentos do esporte feminino. Disputada entre os dias 4 e 17 de dezembro, a Copinha Feminina pautou quatros episódios do videocast transmitido pelo perfil da TV Brasil ao final de cada fase. Com duração média de 25 minutos, os debates tiveram a participação de comentaristas convidados no estúdio e à distância.
O último programa da sequência, que será lançado na segunda (18), traz para o bate-papo Ana Lorena Marche, Diretora de Futebol Feminino da Federação Paulista de Futebol (FPF), entidade organizadora da competição, que participa diretamente de São Paulo. No estúdio, a apresentadora Marília Arrigoni recebe Cláudia Índia, preparadora física do Futebol Feminino do Flamengo,
Conteúdo da resenha esportiva
O primeiro debate apresentou a Copinha e discutiu as políticas públicas voltadas para a formação das categorias de base do esporte no país. O programa inicial destacou a relevância das escolinhas existentes. Participaram da conversa Joice Barros, coordenadora do projeto Daminhas da Bola, e Sandra Santos, diretora de políticas de futebol e de promoção do futebol feminino do Ministério do Esporte.
A segunda edição, realizada na terça (12), fez um balanço da fase de grupos da competição e trouxe uma análise dos quatro clubes classificados para a etapa seguinte. A produção conduzida por Marília Arrigoni contou com Júlia Passero, técnica de equipe da Ferroviária sub-17 e sub-20, e Simone Lourenço, coordenadora do Centro de Formação e Fomento ao Futebol Feminino (CF4).
Já na sexta (15), o papo abordou o resultado das semifinais e projetou a decisão carioca entre Flamengo e Botafogo, que eliminaram, respectivamente, São Paulo e Internacional nos pênaltis, após empate no tempo normal das partidas semifinais. O videocast teve participação de Rosana Augusto, técnica da Seleção Brasileira Feminina sub-20, e de Larissa Freitas, do Movimento Malaguetas.
Fomento multiplataforma ao futebol feminino
O videocast Copa Delas foi desenvolvido pela equipe de esporte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que gere veículos públicos como a TV Brasil e a Rádio Nacional. O conteúdo temático começou a ser veiculado nas plataformas digitais em junho, um mês antes do início do mundial feminino deste ano.
Ao longo de dois meses de exibição, o videocast apresentou as seleções participantes e traçou um panorama sobre as partidas de cada fase da competição. O especial também debateu as políticas públicas voltadas para o futebol feminino no Brasil e apresentou uma perspectiva sobre a seleção brasileira. Com as novas edições do Copa Delas, o objetivo é manter o foco na cobertura do futebol feminino no Brasil e oferecer uma abordagem pertinente sobre a formação das jogadoras no país.
Os programas esportivos da TV Brasil e da Rádio Nacional, além da editoria de esporte da Agência Brasil, têm abordado o futebol feminino brasileiro em seu noticiário. De forma descontraída, mas com conteúdo relevante, o videocast se apresenta como um espaço privilegiado para uma discussão séria que busca aprofundar a reflexão sobre o tema.
Sobre a competição
Referência como um dos mais tradicionais campeonatos de base do futebol masculino, que há mais de 50 anos revela talentos das novas gerações, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, conhecida como Copinha, ganha a sua primeira versão voltada para as mulheres. A iniciativa atende a uma demanda emergente e oferece a oportunidade competitiva às jovens atletas para aprimoramento técnico.
A disputa promovida pela Federação Paulista de Futebol (FPF) reuniu 16 equipes organizadas em quatro chaves. Os times se enfrentaram dentro dos respectivos grupos em sistema de pontos corridos. O líder de cada um avançou para a etapa eliminatória. As semifinais e a decisão ocorrem em confronto único.
As partidas ocorreram em quatro estádios da capital: Nicolau Alayon, Arena Ibrachina, Rua Javari e Canindé, palco da final. A chave A teve Santos, Flamengo, Grêmio e Botafogo (PB). O grupo B reuniu Ferroviária, Internacional, Vitória e Minas Brasília (DF). São Paulo, Fluminense, América (MG) e Real Brasília (DF) formaram a chave C, enquanto Corinthians, Botafogo, Atlético Mineiro e Fortaleza era da D.
A realização do torneio é um marco importante para o crescente desenvolvimento do futebol feminino no Brasil, especialmente considerando a intenção do país em ser a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027.
Ficha técnica
Apresentação, concepção e idealização: Marília Arrigoni
Coordenação do projeto: Marília Arrigoni e Verônica Dalcanal
Pauta: Natália Neves
Pesquisa: Cláudia Rodrigues, Fábio Lisboa, Lincoln Chaves, Luiz Ferreira, Natália Neves e Verônica Dalcanal
Coordenação da gravação: Luiz Ferreira e Verônica Dalcanal
Identidade visual: Caroline Ramos
Motion Design: Alex Sakata
Coordenação de Curadoria e Conteúdo Web: Guilherme Brandão
Conteúdo web: Cristiane Oliveira, Jamaika Lima, Júlia da Matta e Natália Ribeiro
Tecnologia da informação: Anderson Lopes de França, Eric Pinheiro e Reynaldo Prado
Figurino: Juliana Sobral
Maquiagem: Cristiane Rabelo, Éder Martinez e Samanta Oliveira
Coordenação do estúdio: Leonardo de Almeida e Osvaldo Austin
Operação de TP: José Alcântara Junior e Matheus Aldeia
Direção de imagem: Thiago Galvão
Câmeras: Décio Sousa, Diogo Mirandela e Reinaldo Fernandes
Operação de VT: Bárbara Breia, Rodrigo Dias e TC Araújo
Operação de áudio: Ed Guimarães, Eduardo Sá e Fernando José
Iluminação: Luiz Oliveira e Luiz Nogueira
Auxiliar de iluminação: Paulo Telles
Operação de caracteres: Leandro Soares, Rosana Furtado e Tatiana Coutinho
Serviço
Videocast Copa Delas – segunda-feira, dia 18/12, no YouTube da TV Brasil
Videocast Copa Delas – YouTube da TV Brasil – https://www.youtube.com/tvbrasil
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play – http://tvbrasilplay.com.br