No Curta!: BEATLES – a história por trás das canções + DEPRESSÃO – a epidemia mundial
Filme conta as histórias por trás das
canções dos Beatles
As histórias por trás de canções que marcaram a música mundial — como “Love Me Do”, “All My Loving”, “Something” e “Yesterday” — são o fio condutor do documentário “The Beatles: Por Trás das Letras“. O filme, a ser exibido no Curta!, fala do processo de criação de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr e de como as composições do quarteto foram se desenvolvendo e se tornando cada vez mais revolucionárias. A direção é de Lucy Ciara McCutcheon.
O documentário traz entrevistas, depoimentos — como o do próprio Paul McCartney — e imagens de arquivo. Entre as curiosidades mostradas pelo longa, há o fato de que vários sucessos foram escritos em quartos de hotel e álbuns inteiros foram compostos em ônibus de turnê. Com o tempo, a parceria Lennon e McCartney foi se tornando uma das mais aclamadas da história da música do século XX. Sobretudo nos anos iniciais, o amor era o tema mais abordado pela dupla, e essas canções causavam uma verdadeira comoção no público feminino.
“Na música, começamos assim: todas as nossas primeiras canções são do tipo ‘obrigado, moça’, ‘de mim pra você’, ‘P.S. Eu te amo’. Era para falar para os fãs comprarem os discos. Mas depois mudamos para ‘Eleanor Rigby’ e, sempre que nos movemos, vamos mais para perto da arte”, comenta Paul McCartney.
No final dos anos 1960, os Beatles iniciam uma mudança drástica até ser impossível voltar para o ponto de partida. Os “Garotos de Liverpool” cresceram e se antes apresentavam canções de amor em programas de auditório, nesse momento eles deixam o cabelo crescer, se inspiram no movimento hippie e buscam a espiritualidade em outras culturas; não fazem mais shows e entram em estúdio. Esse processo culmina em uma referência para o rock até hoje, o disco “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, consolidando a banda definitivamente no panteão da música internacional.
“The Beatles: Por Trás das Letras” também está no CurtaOn – Clube de Documentários, streaming disponível no Prime Video Channels – da Amazon -, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma. A exibição no Curta! é no dia temático “Segundas da Música”, 18 de dezembro, às 23h.
A epidemia de depressão é analisada por documentário
O documentário francês “Depressão, uma epidemia mundial?” procura responder a pergunta: como as nossas sociedades começaram a produzir depressão em larga escala? Com produção da Arte France e direção de Michèle Dominici, o filme traz depoimentos de médicos, psiquiatras e cientistas sociais e enfoca casos de depressão em seis países — Alemanha, França, Japão, Suíça, Grécia e EUA — para conseguir respostas.
O filme compara contextos sociais de diferentes países: enquanto, no Japão, a sobrecarga de trabalho tem sido o fator mais associado à depressão, na Grécia, o desemprego e o aumento da miséria são os maiores deflagradores da doença.
Um caso emblemático narrado no filme foi o de uma empresa japonesa responsabilizada judicialmente pelo suicídio de um funcionário motivado por excesso de trabalho. Os pais desse jovem trabalhador que sucumbiu à depressão estão no rol de entrevistados, que inclui o diretor do Departamento de Saúde Mental da OMS, Shekhar Saxena, o diretor da Aliança Europeia Contra a Depressão, Ulrich Hegerl, os psiquiatras Allen Frances, Jerome Wakefield e Laurence Kirmayer, o filósofo da ciência Steeves Demazeux, entre outros especialistas. A exibição é no dia temático “Quintas do Pensamento”, 21 de dezembro, às 23h.
Segundas da Música – 18/12
23h – “The Beatles: Por Trás das Letras” (Documentário)
As canções dos Beatles nunca foram tão densas quanto as de Bob Dylan ou tão atrevidas quanto as dos Rolling Stones. No entanto, sempre se acreditou que suas canções eram carregadas de significado e sentimento. Nas dezenas de obras-primas musicais criadas pelo quarteto, um tema sempre presente em todos os álbuns e na maioria dos singles é o amor. Direção: Lucy Ciara McCutcheon. Duração: 58 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 19 de dezembro, quarta-feira, às 03h e às 17h; 20 de dezembro, sábado, às 11h; 23 de dezembro, domingo, às 16h30; 24 de dezembro, 23h.
Terças das Artes – 19/12
22h30 – “Fotografação” (Documentário)
Narrado em primeira pessoa pelo diretor Lauro Escorel, “Fotografação” discute a representação do Brasil através do tempo e do trabalho de diversos fotógrafos, e chega aos dias atuais, refletindo sobre o impacto da fotografia digital na sociedade e no cotidiano da profissão. São vários os profissionais abordados pelo longa, que contribuem com lindas imagens e com importantes considerações. Entre eles, estão Boris Kossoy, Luiz Carlos Barreto, Pierre Verger, Marcel Gautherot, Marc Ferrez, Hildegard Rosenthal e José Medeiros. Diretor: Lauro Escorel. Duração: 75 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 20 de dezembro, quinta-feira, às 02:30 e 16h30; 21 de dezembro, sexta-feira, às 10h30; 24 de dezembro, sábado, às 13h45.
Quartas da Cena e Cinema – 20/12
21h30 – “Bergman 100 Anos” (Documentário em duas partes) – Episódio 1
Em 1957, algo extraordinário aconteceu: um diretor sueco de 39 anos realizou uma produção cinematográfica sem precedentes, envolvido em seis projetos ao mesmo tempo. Ele assinou alguns dos maiores clássicos da história do cinema, produziu uma série de espetáculos para o teatro e o rádio e dirigiu diversos filmes de TV. Em termos de cineastas contemporâneos, Ingmar Bergman permanece em grande parte inigualável, e sua vida é revelada neste documentário feito para a celebração de seu centenário em 2018. Direção: Jane Magnusson. Duração: 59 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 21 de dezembro, quarta-feira, às 1h30 e às 15h30; 22 de dezembro, quinta-feira, às 9h30; 23 de dezembro, sábado, às 21h; 24 de dezembro, domingo, 12h30.
Quintas do Pensamento – 21/12
23h – “Depressão, uma epidemia mundial?” (Documentário)
O documentário investiga a natureza global e o potencial epidêmico da depressão, de um ponto de vista social, desafiando a noção individual que se tem deste fenômeno. O filme busca reunir visões originais e inovadoras sobre o assunto a partir de depoimentos de sociólogos, filósofos, assistentes sociais e neuropsiquiatras, a fim de analisar o contexto que estaria criando um terreno fértil para a depressão. Através de uma viagem ao redor do mundo, cria-se a possibilidade de uma reflexão global sobre as características próprias de nossa era. Direção: Michele Dominici. Duração: 52 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 22 de dezembro, sábado, às 03h e às 17h; 23 de dezembro, domingo, às 8h; 25 de dezembro, segunda-feira, às 0h45; 25 de dezembro, terça-feira, 11h.
Sextas da História e da Sociedade – 22/12
23h – “Mitos da História” (Série) – Episódio: “Hiroshima: A Derrota de Stalin”
Para a maioria das pessoas, os bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki foram o motivo da rendição do Japão. Mas, embora essa noção possa não estar totalmente incorreta, ela omite o papel de um ator fundamental no encerramento da Segunda Guerra Mundial: o Exército Vermelho. Direção: Christiane Ratiney. Duração: 52 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 23 de dezembro, sábado, às 03h e às 11h; 24 de dezembro, domingo, às 18h; 25 de dezembro, segunda-feira, 17h; 26 de dezembro, terça-feira, às 11h.
Sábado, 23/12
22h15 – “O Barato de Iacanga” (Documentário)
Numa fazenda no estado de Nova York, em 1969, aconteceu o evento mais icônico do movimento hippie, o Festival de Woodstock, inspirando jovens por todo o mundo. No Brasil, ocorreu algo nos mesmos moldes numa fazenda no interior de São Paulo, mais precisamente na cidade de Iacanga. Essa versão brasileira foi chamada de Festival de Águas Claras, que teve edições em 1975, 1981, 1983 e 1984, retratadas neste documentário. O filme é dirigido por Thiago Mattar e tem produção da BigBonsai — viabilizada pelo canal Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual. Vencedor do festival Inedit 2019, o longa é composto por imagens do festival — como a apresentação de João Gilberto cantando “Wave”, de Tom Jobim, em 1983 —, que conduzem o roteiro ao lado de depoimentos de produtores e artistas que participaram do evento. Diretores: Thiago Mattar. Duração: 94min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 24 de dezembro, domingo, à 15h15.
Domingo, 24/12
21h30– “Guarnieri” (Documentário)
Gianfrancesco Guarnieri foi ator de grande sucesso na televisão, autor fundamental na história do teatro brasileiro e imagem-síntese do artista engajado. Ao mesmo tempo em que foi essa figura pública, esteve frequentemente ausente na esfera familiar. Contrariando os caminhos do pai, Flávio e Paulo, também atores, assumiram um total distanciamento entre arte, trabalho e política, privilegiando a família. A partir desses retratos geracionais, o diretor Francisco Guarnieri procura reconstruir a figura de seu avô distante. Valendo-se de materiais de arquivo íntimos e públicos, entrevistas e reencenações, o filme reflete sobre um passado ao mesmo tempo nacional e privado, e sobre o papel do indivíduo na sociedade, na arte e na família. Direção: Francisco Guarnieri. Duração: 71 min. Classificação: 12 anos.
Sobre o Grupo Curta!
O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e de humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal Curta!), de plataformas de streaming, de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries, que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:
• O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET/Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra; além de em operadoras associadas à NEO;
• O CurtaOn, clube de documentários do Curta!, disponível no Prime Video Channels, na Claro TV+ e no site da plataforma, conta com centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais, inéditos e exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço. Os seis primeiros meses de assinatura tem o valor de R$ 9,90/mês e depois desse período passa para R$ 14,90/mês.
• O Porta Curtas, primeiro e maior site de catalogação e exibição de curtas-metragens do Brasil, tem em seu acervo desde clássicos do cinema nacional a obras recentes que se destacaram em festivais. Para ter acesso ao catálogo, basta assinar o plano através do site oficial Porta Curtas ou via ClaroTV+, no valor de R$ 6,90/mês.
• O CurtaEducação, plataforma de streaming que une educação e entretenimento para promover ciência e cultura por meio do audiovisual. No site, as obras são classificadas por disciplinas e etapas de ensino, e são acompanhadas por ferramentas pedagógicas e materiais didáticos complementares.
As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. Os pacotes Curta!On estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.