HOYA apresenta instalação artística para alertar a população sobre a progressão da miopia infantil
“Miopia – O Mundo Visto de Perto: uma visão clara para o futuro” é idealizada com a colaboração do oftalmologista Dr. Francisco Irochima e dedicada a enfrentar o desafio do avanço da miopia em crianças por meio da arte e conhecimento
A HOYA, empresa japonesa que produz lentes de óculos de alta tecnologia desenvolvidas para a correção de problemas da visão, promove iniciativas contínuas para conscientizar a população sobre o avanço da miopia no público infantil. Pensando nisso, a empresa anuncia a realização da instalação “Miopia – O Mundo Visto de Perto: Uma Visão Clara para o Futuro“, em colaboração com o Prof. Dr. Francisco Irochima, médico oftalmologista.
Dedicada a enfrentar o desafio do avanço da enfermidade por meio da arte e conhecimento, a instalação será composta por doze telas pintadas em aquarela pelo Dr. Irochima, retratando, por exemplo, como a miopia se desenvolve na infância, qual o efeito dentro do olho humano, entre outros aspectos. O evento ocorrerá entre os dias 6 de dezembro de 2023 e 5 de janeiro de 2024 na área externa da Japan House São Paulo, instituição dedicada ao Japão, a qual a HOYA se tornou mantenedora recentemente para realização desta ação.
Contará com o apoio de entidades como a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Aliança Cultural Brasil-Japão, Federação das Associações das Províncias Japonesas no Brasil, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Consulado Geral do Japão em São Paulo, além da Sociedade de Oftalmologia do Norte e Nordeste, Academia Brasileira de Controle da Miopia e Ortoceratologia, Ophthalmos Rohto, Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea, e Refratometria, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Sociedade Centro Oeste de Oftalmologia e Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica.
“A instalação não é apenas um local de contemplação, mas também de aprendizado e conscientização para que as crianças possam cada vez mais, explorar o mundo com olhos saudáveis. Trata-se de um manifesto de compromisso com o bem-estar das gerações vindouras e para proteger o dom da visão“, afirma o Dr. Irochima.
Com mais de 28 anos dedicados à medicina, o Dr. Francisco Irochima é médico oftalmologista, escritor, cientista, educador, pintor e palestrante. Um entusiasta e praticante da inovação e do empreendedorismo. Como ilustrador, já ganhou o Brasil e o mundo participando de diversas obras nacionais e internacionais, além de diversas premiações e, nesta ação, dedica-se ao compromisso de alertar a população sobre a progressão da miopia infantil.
Evidências comprovam o aumento da miopia em todo o mundo. Estima-se que terá impacto sobre mais da metade da população mundial até 2050, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Nossa visão é clara: um mundo onde as crianças veem um futuro brilhante e sem limitações. Esta não é apenas uma ação para contemplar a beleza da arte, mas também para refletir sobre a necessidade premente de combater a progressão da miopia em crianças“, completa.
Avanço da miopia infantil
A miopia consiste no problema refracional mais comum e que necessita do uso de lentes corretivas para fazer com que o paciente enxergue melhor. Geralmente, surge na primeira ou segunda infância, podendo ser progressiva em alguns casos. Os sintomas mais comuns são: dificuldade para ver de longe, apertar os olhos para ver a longas distâncias e aproximar-se dos objetos para visualizá-los.
Visitas de rotina ao oftalmologista desde a primeira infância, o uso comedido e regrado de dispositivos móveis, como smartphones, tablets e outros tipos de telas e o estímulo às atividades ao ar livre consistem em estratégias importantes de prevenção à progressão da miopia. Adicionalmente, a implantação da correção adequada e/ou das terapias, também colaboram para conter o provável avanço de um quadro já existente.
Uma vez diagnosticada, a doença pode ser corrigida, quando necessária, por meio do uso de óculos ou lentes de contato. O Dr. Irochima destaca a eficiência das opções não invasivas, como é o caso das lentes de óculos de alta tecnologia e que já são opções importantes para a redução da miopia infantil. “As pessoas com a miopia axial, quando passam a fazer uso contínuo desse tipo de lente, podem ter uma média de 60% na desaceleração na progressão da miopia, pois a estrutura da lente permite simultaneamente desacelerar o crescimento do globo ocular e proporcionar uma visão mais clara“, destaca o especialista.
Serviço:
“Miopia – O Mundo Visto de Perto: Uma Visão Clara para o Futuro“
Valor: Gratuita
Data: 06 de dezembro de 2023 a 05 de janeiro de 2024
Horário: terça a sexta-feira das 10h às 18h / sábados, domingos e feriados das 10h às 19h
Local: Área externa da Japan House São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo/SP
Sobre a HOYA
A Hoya Vision Care é uma empresa japonesa que produz lentes para óculos de alta tecnologia desenvolvidas para correção de problemas da visão, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Em seu portfólio estão produtos ópticos, incluindo filtros fotocromáticos e lentes de óculos, como a MiYOSMART, única lente pautada em seis anos de estudos e que reduz em até 60% a progressão da miopia infantil. A lente conta com a pioneira D.I.M.S. technology, tecnologia patenteada pela HOYA e desenvolvida em colaboração com a Universidade Politécnica de Hong Kong, que corrige o defeito visual em toda a sua superfície e possui uma área de tratamento em forma de anel para diminuir e até frear a progressão da miopia.