Sábado (2) dedicado à cultura afro no Museu do Futebol
Museu recebe feira de afroempreendedores, Fórum de Afroturismo e Roda de Samba
Neste sábado, Dia do Samba (2), o Museu do Futebol terá um dia dedicado exclusivamente à valorização e fortalecimento da cultura afro. O momento vai reunir pessoas empreendedoras na 8ª Ilé-Ifè a Feira Afro do Museu do Futebol, que terão a chance de mostrarem seus trabalhos. Como parte da feira, uma novidade: será realizado também o 1° Fórum São Paulo de Afroturismo. Para fechar a programação, à tarde tem roda de samba com o grupo Preta Batuque.
O 1° Fórum São Paulo Afroturismo será dividido em três painéis sobre o tema: Reivindicando Narrativas Negras, Afro empreendedoree Empreendedores Negros e Aliados do Afroturismo. O fórum começa às 10h, com entrada gratuita. Quem quiser garantir seu lugar no auditório poderá fazer sua inscrição online clicando aqui.
Do lado de fora do Museu, de 10 às 18h, afroempreendedores, em sua maioria mulheres que atuam nos segmentos de acessórios, decoração, educação e alimentação, vão expor seus trabalhos. E à tarde, no dia em que se comemora o samba, as meninas do grupo “Preta Batuque”, vão animar ainda mais o espaço.
SERVIÇO
2 de dezembro, sábado
10h às 18h – 8ª Feira Ilé-Ifè a Feira Afro do Museu do Futebol
10h – 1° Fórum de São Paulo de Afroturismo
Painéis
10h30 – Afroturismo: Reivindicando Narrativas Negras
Mediação: Denise Rodrigues, Déborah Fabrício e Mariana Pereira
11h30 – Afroempreendedores & Empreendedores Negros
Mediação: Profª Mestra Vanderléia Ricardo
Convidados: Laís Fernanda Souza, D&I Accor Hotéis, Carlos Humberto e DiásporaBlack
12h30 – Parcerias: Aliados do Afroturismo
Mediação: Hubber Clemente (Gestor Executivo Fórum São Paulo Afroturismo), Julia Souza (Copastur) e Luana Nogueira (Alagev)
15h30 às 17h – Roda de Samba com Preta Batuque
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura.
É um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.
PATROCÍNIO E PARCERIAS
A Temporada 2023 do Museu do Futebol conta com Patrocínio Máster do Banco Bmg, são Patrocinadores: Goodyear, Rede, Sabesp, Cabot e Farmacêutica EMS. Conta ainda com Apoio do Mercado Livre e com as Empresas Parceiras: Evonik Brasil e Banco Safra. São parceiros por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Braskem, Pinheiro Neto Advogados e TCL. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus Parceiros de Mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.