EXPOSIÇÃO HOMENAGEIA O CARTUNISTA PAULO CARUSO NO SOLAR FÁBIO PRADO
‘ELE POR ELES E ELAS’ TEM CURADORIA DE JAL E JORGE DAMIÃO, E REÚNE ILUSTRAÇÕES DE ARTISTAS QUE ETERNIZAM CARUSO
O público paulistano já pode visitar a galeria em homenagem ao cartunista, caricaturista e chargista Paulo Caruso, que faleceu em março deste ano, aos 73 anos. ‘Ele por eles e elas’ segue em cartaz até 31 de janeiro, no Solar Fábio Prado, espaço cultural paulistano administrado pela Fundação Padre Anchieta.
A mostra reúne mais de 70 ilustrações de desenhistas contemporâneos de Caruso ou que foram influenciados por seu trabalho em mais de 50 anos de carreira, além de uma homenagem especial de Mauricio de Sousa. A curadoria é assinada por JAL (José Alberto Lovetro), presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, e por Jorge Damião, diretor administrativo e financeiro do Solar Fábio Prado. A expografia é da Caselúdico. “Ele por eles e elas” é uma realização do Solar Fábio Prado/Fundação Padre Anchieta, com patrocínio da Ticket, apoio das rádios Cultura FM, Cultura Brasil e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
ARTISTAS PARTICIPANTES
Fazem parte da homenagem: Abel Costa, Adão de Lima Jr., Adnael, Alecrim, Alexandre Cabral, Allen Campos, Amorim, André Camargo, André Ribeiro, Aroeira, Baptistão, Bira Dantas, Brito, Bruno Dutra Che, Cacinho Jr., Cafalli, Camilo Riani, Caó Cruz Alves, Capucci Jr., Cárcamo, Cau Gomes, Chico Caruso, Claudio Duarte, Clayton Rebouças, Dálcio Machado, Ed Carlos, Eder Santos, Edgar Vasques, Ediel Ribeiro, Edra, Erasmo Spadotto, Érico San Juan, Fábio Vicente,Fausto Bergocce, Fernandes, Fluzão, Francisco Machado, Fred Ozanan, Glen Batoca, Gomes Oliveira, Humberto Pessoa, JAL, J.Caesar, Jean Claude, Jean Pires, Júnior Lopes, Kleber Sales, Laerte, Leandro Hals, Luciano Meskyta, Manga, Manoel Dama, Maraska, Mario Sergio, Mauricio de Sousa, Mauro Miranda, Max Ziemer, Miguel Paiva, Nank Ngablak, Nei Lima, Nilson Felix, Omar, Paffaro, Paulo Lima, Priscila Faria, Quinho, Ricardo Soares, Rui Miranda, Spacca, Synnove Hilkner, Toni D’Agostinho, Trilho, Luciano Veronezi, William Medeiros e Xavi.
CARUSO E RODA VIVA
A trajetória de mais de 36 anos de Caruso como caricaturista no programa Roda Viva, da TV Cultura, também está presente na mostra. Na entrada, há uma tela com cenas do artista em ação no programa. Além disso, estão expostos alguns desenhos produzidos pelo artista durante entrevistas icônicas.
CARUSO E A MÚSICA
A relação de Caruso com a música tem um cantinho especial na exposição. Ele atuou como compositor e produtor de espetáculos musicais e de teatro. Chegou a formar uma banda apenas de cartunistas, a Muda Brasil Tancredo Jazz Band, com participação do irmão gêmeo e também cartunista, Chico Caruso. Os shows do grupo eram ao som de canções de cunho humorístico e com sátira política. Também apresentou-se com um repertório regado a MPB e jazz. Em “Ele por eles e elas”, os visitantes podem ouvir um pouco da incursão de Caruso no mundo da música.
Sobre Paulo Caruso
Paulo Caruso morreu em março deste ano, aos 73 anos. Nascido em 6 de dezembro de 1949, ele era ilustrador, chargista e músico, além de cartunista, atividade que compartilhava com seu irmão gêmeo, Chico Caruso. Formou-se em Arquitetura na USP (Universidade de São Paulo), mas não exerceu a profissão.
Autor de grandes ilustrações e charges satíricas, trabalhou para veículos como O Pasquim, com Millôr Fernandes, Jaguar e Ziraldo, Senhor e Isto É. Desde 1987, participava semanalmente do programa Roda Viva, da TV Cultura, criando ilustrações ao vivo durante as entrevistas. Também publicou vários livros, com destaque para a história em quadrinhos As Origens do Capitão Bandeira, 1983, que figuram ao lado das coletâneas de charges políticas como Ecos do Ipiranga (1984) e Bar Brasil na Nova República (1986). Além disso, escreveu também São Paulo por Paulo Caruso – Um Olhar Bem-Humorado sobre Esta Cidade (2004), em homenagem aos 450 anos da cidade. Paulo Caruso recebeu vários prêmios, como o de melhor desenhista pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), em 1994. Por sua habilidade para a sátira e para a caricatura, aliada à numerosa produção, sua obra é das mais conhecidas do país.
SERVIÇO:
Exposição ‘Ele por eles e elas’
Solar Fábio Prado – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano – São Paulo, SP.
Visitação: até 31 de janeiro de 2024
De terça a domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Acessibilidade no local | Bicicletário com 40 vagas