Victor Assis Brasil: discos inéditos do músico revelam tesouro musical da década de 70
O Projeto é uma parceria do produtor musical Carlos Savalla com Paulo Assis Brasil, irmão de Victor
Com gravações inéditas, que chegam nas plataformas digitais no dia 24 de novembro, a iniciativa ajuda a perpetuar o legado de uma dos maiores instrumentistas do país
No mundo da música, os anos 70 foram uma época de efervescência criativa, especialmente no cenário do jazz e da música instrumental. Um dos músicos que brilharam intensamente nessa década foi Victor Assis Brasil (1945-1981), saxofonista que se tornou uma lenda no Brasil e internacionalmente. Em 2023, os admirados do artistas e as novas gerações têm tido a oportunidade de revisitar a discografia do músico.
O projeto “Victor Assis Brasil, Quinteto, Inédito”, uma parceria entre o produtor musical Carlos Savalla e Paulo Assis Brasil, irmão de Victor, está sendo disponibilizado nas plataformas de streaming contendo raríssimas gravações do multi-instrumentista. O primeiro volume desta coletânea foi lançado no início do ano e foi tão bem recebido pelo público que mais dois discos serão apresentados no próximo dia 24 de novembro. Os “Inéditos #2 e #3”, contam com registros ao vivo feitos em 1975, no MAM RJ, e 1980, no Teatro Castro Alves, em Salvador, e revelam um artista que transcende fronteiras musicais.
Paulo Assis Brasil compartilhou a importância dessas gravações inéditas e sobre preservar o legado de Victor. Ele destacou a liberdade musical do irmão, que improvisava em cima de qualquer tema.
“O legado do Victor é importante, por conta dele ser, talvez, o cara que arriscou, não premeditadamente, mas que se lançou como instrumentista, como jazzista. Ele era alguém que improvisava sobre qualquer música, brasileira, americana, de qualquer lugar do mundo. Acho que a maior característica do Victor era a presença, a vontade de tocar, o sangue que ele mandava na hora. Ele dava tudo que tinha e essa sempre foi a característica dele”, revelou.
Carlos Savalla, produtor musical que já trabalhou com nomes como Djavan, Erasmo Carlos, Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso, contou um pouco sobre o processo de resgate das gravações históricas de Victor Assis Brasil, que estavam guardadas há muito tempo. Ele enfatizou a importância de preservar e compartilhar essa rica herança musical.
“Acho que homenagear os grandes músicos brasileiros, a música brasileira em geral, é sempre algo que deveria ser obrigatório. Apresentar para as pessoas que não conhecem, eu acho que temos que fazer isso mais vezes com todos os artistas, compositores para a nossa cultura. Tive sorte de poder pegar o material do Victor, que é de uma relevância muito grande. Pegar esse material que ninguém nunca ouviu e colocar pra todo mundo poder conhecer é maravilhoso”, afirmou Carlos.
Sobre Victor Assis Brasil:
Victor Assis Brasil, carioca, nasceu em 1945, foi um dos músicos mais influentes e inovadores da cena musical brasileira e internacional. Ele era conhecido por sua habilidade excepcional como saxofonista e sua capacidade de fundir diversos estilos musicais, desde o jazz até a música clássica. Sua paixão pela improvisação livre e seu comprometimento com a performance ao vivo o tornaram uma figura lendária na história da música.