Protagonismo negro marca as próximas apresentações do Instrumental Sesc Brasil
O trompetista Juventino Dias apresenta-se dia 20/11 com participação de Gabi Guedes, principal percussionista da Orkestra Rumpilezz; o pianista Jonathan Ferr apresenta-se terça (28). Gabi Guedes também ministra masterclass na quarta (22)
Ao longo deste mês de novembro o Instrumental Sesc Brasil apresentou artistas negras e negros, no intuito de ampliar e reconhecer o protagonismo negro na música instrumental brasileira. Embora o projeto receba usualmente, ao longo do ano, mulheres e homens negros no protagonismo de seus shows, o período oportuniza aprofundar reflexões e ações vinculadas à pauta racial, também no campo da música. As apresentações são gratuitas e acontecem sempre no palco do Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do ISB.
O próximo show do ISB acontecerá excepcionalmente na segunda-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, com o grupo do trompetista Juventino Dias trazendo a sonoridade afromineira. No show, ele conta com a participação especial de Gabi Guedes, principal percussionista da Orkestra Rumpilezz, de Salvador/BA; Gabi também realizará uma masterclass com entrada franca no dia 22 de novembro, quarta-feira, às 20h, no Centro de Música do Sesc Consolação.
Na semana seguinte, a programação volta para seu dia usual, terça-feira (28/11), com a apresentação do pianista carioca Jonathan Ferr, que busca popularizar o jazz e ampliar o alcance do gênero. No show, ele apresenta uma leitura afrofuturista do jazz com uma abordagem inovadora, incorporando a ele o neo soul, hip hop, r&b e elementos de trap.
Os shows integram o projeto Do 13 ao 20 – (Re)Existência do Povo Negro, realizado pelo Sesc São Paulo, que visa ampliar o protagonismo negro por todo ano e não apenas nas datas em que normalmente são lembrados (13 de maio ou 20 de novembro).
Acompanhe a programação:
Instrumental Sesc Brasil
Teatro Anchieta (Sesc Consolação)
Grátis | Retirada de ingressos em Central de Relacionamento Digital e App Credencial Sesc SP, às 12h, e nas bilheterias do Sesc, às 14h, no dia da apresentação.
20/11. Segunda, 19h.
Juventino Dias
O trompetista Juventino Dias apresenta suas composições autorais e arranjos que o levaram a ser um dos vencedores do 22º Prêmio BDMG Instrumental. A música instrumental brasileira cruza com o caminho das tradições, matrizes culturais, memórias e experimentações da música afrodiaspórica. A apresentação comemora 25 anos de carreira do músico, que tem como convidado o percussionista Gabi Guedes. Com Juventino Dias (trompete), Silas Prado (saxofone/flauta), Vini Ribeiro (contrabaixo), Talles Bibiano (percussões), Isaac Couto (bateria), Davi Horta (piano); participação especial de Gabi Guedes (percussão).
|
22/11. Quarta, 20h.
Masterclass com Gabi Guedes
Com participação no show de Juventino Dias, o percussionista Gabi Guedes conduz uma masterclass com abordagem em percussão, e aberta ao público em geral, no dia 22 de novembro, às 20h, pelo Centro de Música do Sesc Consolação. Além de sua atuação como principal percussionista da Orkestra Rumpilezz, o músico também lidera o projeto de música instrumental PRADARRUM e integra a banda base da Jam no MAM (Museu de Arte Moderna da Bahia). Os ingressos podem ser retirados com 30 minutos de antecedência, no Centro de Música.
|
28/11. Terça, 19h.
Jonathan Ferr
No show, o pianista carioca apresenta uma leitura futurista do jazz numa performance elétrica. Ferr busca romper com a tradição do jazz clássico, agregando a ele o neo soul, hip hop, r&b e uma linguagem trap, usada por artistas como Cher, T-Pain e Kanye West. Em seu repertório, o pianista mescla músicas dos álbuns “Cura”, “Trilogia do Amor” e “Liberdade”. Seu grupo é formado por Maikon Pereira (bateria), Rerisson Luz (baixo), Jonatas Oliveira (teclado) e Alex Sá (sax).
|
Transmissão ao vivo e interação com o público
Para aqueles que preferirem, as apresentações são transmitidas ao vivo no canal do YouTube do Instrumental Sesc Brasil. Além disso, os internautas têm a possiblidade de fazer perguntas aos artistas, que são respondidas com a mediação da jornalista Patrícia Palumbo durante o show.
Inscreva-se também no canal Link e fique por dentro de toda a programação que acontece nas unidades do Sesc no estado de São Paulo. Basta ter uma conta gratuita no Google.
Instrumental no SescTV
Aos domingos, às 21h30, no canal do SescTV, são transmitidos os shows do ISB que aconteceram nos últimos anos. Nessas transmissões, o público tem a oportunidade de acompanhar diversos artistas que fizeram parte do projeto.
Assista aos shows gravados do Instrumental Sesc Brasil e ao programa Passagem de Som, todo domingo, às 21h30 no canal do SescTV. A programação também está disponível em operadoras de TV por assinatura e via satélite, em todo o Brasil.
Para sintonizar o SescTV:
Assista em sesctv.org.br, via satélite ou consulte sua operadora de TV paga.
Nas redes sociais: @sesctv
Teatro Anchieta
Teatro Anchieta já foi considerado o melhor teatro da cidade pela VEJA SP, em 2008. Localizado no Sesc Consolação, primeira unidade construída do Sesc São Paulo, foi projetado pelo arquiteto Aldo Calvo e pelo paisagista Roberto Burle Marx, que também assina a cortina. É conhecido por memoráveis apresentações teatrais, de dança e da música, como o concerto de Guiomar Novaes (1894-1979) – uma das maiores pianistas brasileiras da história – em 1967, em sua inauguração. O Teatro possui 280 lugares, inclusive assentos para pessoas com necessidades especiais, e abriga uma programação diversificada de música, teatro, dança e conferências. Em seu foyer há uma cafeteria e banheiros acessíveis.
Sesc Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo
Metrô Higienópolis-Mackenzie
Informações: (11) 3234-3000
Site Sesc Consolação
Facebook, Instagram e Twitter: /consolacao
Transmissão ao vivo no YouTube do ISB
Horário de Funcionamento
Terça a sexta, das 10h às 21h30
Sábados, 10h às 20h
Domingos e feriados, das 10h às 18h