O2 Play é a primeira empresa da América Latina a integrar a Europa Distribution Association
Criada em 2006, a associação internacional de distribuidores de filmes independentes conta com mais de 120 membros de diversos países
No segundo semestre deste ano, a O2 Play, distribuidora da O2 Filmes, passou a integrar a Europa Distribution Association, uma associação de distribuidores independentes da indústria do audiovisual que atua em mais de 32 países como uma rede de network e think tank. A O2 Play é, assim, a primeira empresa da América Latina a fazer parte do grupo, ao lado de companhias da Europa, América do Norte e Ásia.
Criada em 2006, a Europa Distribution representa cerca de 120 distribuidoras e cria novas pontes para os seus membros compartilharem conhecimentos, experiências e ideias. Após dez anos atuando no mercado nacional, agora como parte da associação, a O2 Play segue crescendo em âmbito internacional e iniciando conversas com a indústria estrangeira do audiovisual, consolidando-se como um agente global.
“Conheci os representantes da Europa Distribution durante a minha participação no StepIn do 76º Festival de Cinema de Locarno, na Suíça. Desde então, foi fascinante a ideia de poder conectar pessoas com as mesmas funções em territórios diferentes – muitas vezes trabalhando os mesmos filmes em situações distintas. Para nós, ter acesso a modelos de negócios e distribuidores de outros países, que têm os mesmos desafios e soluções, é inspirador. Fazer parte desse grupo é uma oportunidade de troca riquíssima”, declara Igor Kupstas, diretor da O2 Play.
Mais informações sobre a Europa Distribution Association no site oficial.
Sobre a distribuidora O2 Play
A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes. A distribuidora faz parte do grupo O2, que também tem como sócios o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro. Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar, além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand) – licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais.
Já foram quase 100 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como Sócrates, Chorão – Marginal Alado, Raquel 1:1, O Homem Cordial, Urubus e Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você, e internacionais, em parceria com a Netflix, como O Irlandês, Dois Papas, Não Olhe Para Cima, Bardo e Pinóquio por Guillermo Del Toro – estes dois últimos indicados ao Oscar® 2023.
A lista de longas ainda inclui parcerias com a MUBI: Annette, que abriu o Festival de Cannes 2021 e conquistou o Prêmio de Melhor Direção; Crimes of the Future, que estreou no Festival de Cannes 2022; o vencedor do Oscar® 2022 de Melhor Filme Internacional Drive My Car; o vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022 Holy Spider; o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Ator Aftersun; o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Filme Internacional Close; o indicado a Melhor Design de Produção no British Independent Film Awards 2023 Medusa Deluxe; Os Quatro Diabos, que integrou a Seleção Oficial da Quinzena dos Realizadores em Cannes 2023; o indicado a Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Berlim 2023 Passagens; Estranha Forma de Vida, aclamado média-metragem de 2023 de Pedro Almodóvar.; e Priscilla, o mais recente e aguardado drama da diretora e roteirista vencedora do Oscar® Sofia Coppola, que chega aos cinemas em dezembro de 2023.
Mais informações no site da O2 Play.