*Livros para inspirar a alfabetização*
A Editora Melhoramentos está com uma lista de livros para inspirar a alfabetização, neste 14 de novembro. São títulos como ABC Doido, de Angela Lago, que propõe deliciosas brincadeiras para todas as idades e abre uma porta para as primeiras leituras através das adivinhas. O texto em letra bastão auxilia os pequenos no processo de alfabetização.
Essa premiada autora e ilustradora leva a criança a desvendar o maravilhoso mundo do ABC, sugerindo jogos e atividades, como imitar o desenho de uma letra com o próprio corpo.
A obra foi vencedora do Prêmio Jabuti 2000, como Melhor Livro Infantojuvenil, foi selecionada também como Altamente Recomendável, na categoria Criança, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ ),também do ano 2000, e recebeu ainda os prêmios Ofélia Fontes da FNLIJ, na Categoria o Melhor para a Criança e o PNLD 2013 – Obras Complementares”.
Também na mesma linha, temos Além do rio, de Ziraldo, que insere a criança no mundo do ‘rio’, através do olhar de um cuidadoso observador que narra o que vê sobrevoando uma região muito importante e querida do Brasil. Ele acompanha, investiga e observa, um pequenino fio de água parda, nascido entre altas montanhas e uma grande planície verde, enquanto ele vai crescendo, tornando-se caudaloso, imponente em sua trajetória, antes de se juntar ao mar. Quem é esse narrador? Essa é a grande surpresa deste livro!
Em Você sabe, você viu, no livro de texto rimado, conduzido pela autora Bella Aurora, os pequenos leitores conhecerão uma vaca muito mansa, sorridente e formosa que deseja se casar. Será que ela encontrará seu par?
O leitor também irá conhecer alguns bois bem brasileiros de duas festas incríveis: na cidade de Parintins, no Amazonas, com a acirrada disputa entre o boi Caprichoso e o boi Garantido, e na festividade de Bumba meu boi, no Maranhão, que acontece na capital São Luís.
Já em Iori descobre o sol, de Oswando Faustino, os ruídos da natureza podem surpreender a quem está acostumado a dormir nas grandes cidades. Esta narrativa simples ajuda a preparar a criança para essa novidade, estimulando a observação dos sons e brincadeiras com onomatopeias.
Sozinha em seu quarto, a pequena Iori não consegue dormir. Fica intrigada com os sons do campo, vindos do lado de fora da janela. cri, cri, cri,… que barulho é esse? tuc, tuc, tuc,… o que será esse som? Uouch… Piuuu… Envolvida pelos ruídos misteriosos da noite longe das cidades a menina passa o tempo acordada, até a chegada do Sol. Textos em letra bastão para estimular a alfabetização dos pequenos.