“Saudade Fez Morada Aqui Dentro“, de Haroldo Borges, ganha Prêmio Paradiso inédito na Mostra São Paulo
O cineasta Haroldo Borges, diretor do filme “Saudade Fez Morada Aqui Dentro“, da produtora baiana Plano 3 Filmes, foi premiado durante a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo 2023 com o inédito Prêmio Paradiso de apoio à distribuição nos cinemas. O prêmio é um aporte de R$ 25 mil que deverá complementar a distribuição da obra nas salas de cinema brasileiras, com o objetivo de apoiar seu lançamento comercial e estimular a conexão do longa com o público nas telonas.
O filme foi premiado em uma votação popular realizada durante a Mostra. Além do troféu do Projeto Paradiso, ele recebeu o Prêmio Netflix, também inédito. A empresa vai adquirir os direitos de distribuição do longa.
Além de estar entre os mais votados do público, o filme foi selecionado para receber o troféu por uma comissão externa. Em 2021, ele tinha recebido o Prêmio WIP Paradiso no Guadalajara Construye, WIP do Festival de Guadalajara. “Saudade” conta a história de Bruno, um garoto de 15 anos que sempre fez vista grossa para a violência e o preconceito gerado pela cultura machista na qual ele está inserido. Mas uma doença degenerativa faz com que, pouco a pouco, o jovem perca a visão e, enquanto atravessa a adolescência, tem que aprender com as diferenças a enxergar a vida com outros olhos.
“Para garantir que todo o Brasil tenha a oportunidade de enxergar a força e beleza dessa obra baiana laureada dentro e fora do país, concedemos o Prêmio Paradiso de estímulo à distribuição nacional ao filme ‘Saudade Fez Morada Aqui Dentro’, de Haroldo Borges. O filme nos faz enxergar de forma poética e ao mesmo tempo tão íntima a adolescência em uma pequena cidade no interior da Bahia, concedemos e o Prêmio é um estímulo para sua distribuição em cinemas nacionais”, celebra Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.
Sobre o Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Em quatro anos de existência já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas. São elas:
Brasil no Mundo: busca fortalecer a participação nacional em grandes mercados e festivais no exterior, por meio de apoios a filmes selecionados para mostras competitivas, projetos em busca de coprodução internacional e prêmios.
Incubadora Paradiso: apoia o desenvolvimento de roteiros brasileiros de longas-metragens de ficção que se destacam em importantes laboratórios e mercados audiovisuais do país. O programa oferece apoio e mentorias customizados para a produção e internacionalização do projeto, além de bolsa para o roteirista.
Paradiso Multiplica: é uma iniciativa de democratização do conhecimento. Os profissionais beneficiados pelas Bolsas Paradiso têm a oportunidade de estudar ao redor do mundo e, por meio deste programa, compartilham o conhecimento adquirido com diversos públicos de todo o país.
Bolsas e Prêmios: as Bolsas Paradiso focam na capacitação de curta e média duração no exterior, para o aperfeiçoamento de profissionais já atuantes no mercado. Já os Prêmios são voltados à formação e à capacitação profissional, em parceria com iniciativas como festivais, mercados e mostras.
Cursos e Seminários: ao lado de consagrados parceiros nacionais e internacionais, o Projeto Paradiso incentiva a geração e difusão de informações, de maneira a contribuir para a qualificação do debate sobre o mercado audiovisual.