Programação especial celebra 50 anos de Hip-Hop
Semana Vicentina de Hip-Hop acontece de 5 a 12 de novembro, em diversas regiões da cidade, com ações que destacam os elementos fundamentais do Hip-hop e muito mais
O Hip-Hop completa mundialmente 50 anos em 2023 e 40 anos no Brasil. O Dia Mundial do Hip-Hop é celebrado em 12 de novembro e a data faz parte do calendário municipal de São Vicente desde 2017.
Para viabilizar a realização da segunda edição da Semana Vicentina de Hip-Hop, o Movimento Hip-Hop Vicentino se uniu com crews de hiphoppers, Batalhas de MC’S da cidade e outros coletivos como o novato Salve Hip-Hop, criado em 2023, e o Olhar Marginal que lançará seu primeiro curta- metragem “Neurótico e Consciente”, dentro da programação oficial da Semana Vicentina de Hip-Hop.
Abertura
A Batalha do Parque abre a programação no domingo 5 de novembro, com diversas atrações além da Batalha de Rimas como graffiti, Breaking, Discotecagem, Pockets Shows, Slam, Open Mic, Street Ball 3×3, Basquete e Skate.
Escolas, centros de acolhimento e Batalhas de Rima
Durante a semana acontecem ações nas escolas Carolina Dantas, Mário Covas Jr., Margarida Pinho, AMEI Visconde de Sabugoza, e nos Centro POP, Fundação CASA, Centro DIA Ecoar, no período diurno, e a noite acontecem edições especiais das Batalhas de Rima já realizadas na área continental de São Vicente: BDS – Batalha do Skinão (terça-feira, 07/11), BDR – Batalha do Rio (quinta-feira, 09/11) e BDH – Batalha do H (sexta-feira, 10/11).
Lançamento do curta-metragem “Neurótico e Consciente” do coletivo Olhar Marginal
O Coletivo Olhar Marginal lança no sábado 11/11, dentro da programação oficial da Semana Vicentina de Hip-Hop, seu primeiro curta-metragem “Neurótico e Consciente” no Espaço multicultural 22 de janeiro. Após a exibição do curta-metragem será realizada roda de conversa com a equipe do filme e discotecagem com relíquias do Funk da Baixada Santista. O evento começa às 19h30.
Festa de encerramento da Semana Vicentina de Hip-Hop
No domingo 12/11 a grande festa de encerramento da Semana acontece na Praça 22 de Janeiro, a partir das 10 horas com várias atividades de cada um dos elementos fundamentais do Hip-Hop e outras atrações como um Flashmob “Moda Consciente, estética periférica e autoestima” e a Batalha final da Semana Vicentina de Hip-Hop com os selecionados nas edições especiais das Batalhas realizadas ao longo da Semana (BDP – Batalha do Parque, BDS- Batalha do Skinão, BDR -Batalha do Rio, BDH – Batalha do H).
A Semana Vicentina de Hip-Hop conta com apoio institucional das Secretarias Municipais de Educação, de Cultura, de Direitos Humanos e Cidadania, Educação e de Ações Comunitárias.
Moda, estética periférica e autoestima
As ações que envolvem moda consciente, estética periférica, autoestima (no dia 12/11 e no centro POP) também contam com o apoio institucional do Fashion Revolution Brasil, movimento global por uma moda mais ética, justa, consciente, agente de transformação social e da representante do Fashion Revolution Brasil na região, Suzana Elias Azar.