Parque Ibirapuera realiza Estação Biodiversidade especial sobre bicho-pau neste fim de semana
As atividades são gratuitas e acontecem no espaço da antiga Serraria onde os participantes conhecerão mais sobre os bichos-pau que são considerados mestres da camuflagem
O Parque Ibirapuera, gerenciado pela Urbia, realiza neste sábado (4) e domingo (5), a Estação Biodiversidade Especial: Bicho-pau ou folha?, em parceria com o Projeto Phasma, um grupo de pesquisa e divulgação científica formado por biólogos que se dedicam a estudar os bichos-pau que ainda são pouco pesquisados. A atividade é totalmente gratuita e acontece das 10h às 17h.
No espaço próximo à antiga Serraria, os profissionais do Phasma com apoio dos educadores da Urbia apresentarão os insetos que se disfarçam como pedaços de madeira ou gravetos como forma de defesa. Esses insetos simpáticos e inofensivos aos humanos, têm um papel educativo importante ao permitir um contato próximo e positivo com os insetos e com frequência rejeitados pelos humanos.
Além disso, os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre as características desses insetos que são mestres em camuflagem e saberão sobre sua importância ecológica. A estação de trabalhos manuais e jogos completam a experiência dos visitantes ilustres: bichos-pau.
Para participar da atividade não é necessário agendamento e nem inscrição prévios. O acesso mais próximo à Serraria é pelo Portão 7 do Parque. O público-alvo da Estação Biodiversidade são as crianças, mas toda a família e pessoas de todas as idades são bem-vindas e podem se integrar e participar da programação.
Estação Biodiversidade Especial: Bicho-pau ou folha?
Datas: 4 e 5 de novembro
Horários: 10h às 17h
Local: área próxima à antiga Serraria, Portão 7, Parque Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° – Vila Mariana
Gratuito
Sobre a Urbia
Criada em 2019, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania. Ao todo, são quatro concessões especializadas na gestão de parques públicos da capital paulista e da região sul do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado), apoiada no desenvolvimento sustentável, com o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Horto Florestal e da Cantareira, ambos localizados na Zona Norte de São Paulo/SP; áreas de visitação dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral (Cânions), situados em Cambará do Sul/RS; e das áreas de visitação do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu/PR, com os mesmos propósitos e modelo de gestão.