Silvana Gontijo participa do III Festival Literário de Itabira nos dias 01 e 03 de novembro
O evento contará com a participação de mais de 100 autores e acontece entre os dias 31 de outubro e 5 de novembro
Itabira celebra o III Festival Literário da cidade entre os dias 31 de outubro e 5 de novembro, com a participação de mais de 100 autores. Entre eles, a escritora mineira e presidente da organização planetapontocom, Silvana Gontijo. Silvana estará presente na programação infantojuvenil no palco CDA, no dia 1º, das 14h às 15h, 01 e retornará ao festival na palestra ‘Cidade sem Rio’, no dia 03, às 16h. O Flitabira acontece na Praça do Centenário, localizada no centro da cidade.
Reconhecida pelo seu engajamento na literatura voltada para crianças, Silvana Gontijo falará do seu recém lançamento, a série de livros Turma do Planeta. Já na palestra ‘Cidade sem Rio’, explorará o tema “literacia da natureza”, um conceito que versa sobre as habilidades e competências para ler e interpretar o meio ambiente. Mediada por Maristela Vendramel Ferreira, a palestra também contará com a participação do cientista político Sérgio Abranches, que, juntamente com Silvana, abordará a interseção entre a natureza e a literatura
A presença de Silvana no Flitabira marca também o lançamento da nova personagem da Turma do Planeta, a Flora, uma loba guará divertida e curiosa que vive na Serra dos Alves, local onde o Cerrado se encontra com a Mata Atlântica.
“A Flora é uma personagem muito especial; ela anda preocupada com o desaparecimento das lobeiras, uma de suas plantas favoritas, e também com os incêndios que estão tomando conta do Cerrado”, explica Silvana.
A autora ainda detalha que a nova personagem adora música e dançar, mas com os recentes acontecimentos, a preocupação se tornou recorrente para Flora, mas com a ajuda da Turma do Planeta, ela pretende ter um final feliz em seu habitat.
“Será muito especial anunciar a chegada de mais um personagem da Turma do Planeta em Itabira, uma cidade que abraçou o compromisso com a natureza através do programa ‘Esse Rio é Meu’ que está presente nas escolas. Será lindo de ver”, comenta a autora.
O programa ‘Esse Rio é Meu’ atua nas escolas da rede municipal visando os cuidados e a preservação dos recursos hídricos da cidade. Em Itabira, são 48 escolas, 1.183 docentes participantes, mais de 9 mil alunos e 24 corpos hídricos sendo trabalhados.