Instituto Jô Clemente (IJC) lança a 1ª Campanha do Brasil de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Ao longo do mês de novembro, serão realizadas várias ações em parceria com empresas privadas, personalidades, organizações e órgãos públicos
O Brasil, com seus mais de 200 milhões de habitantes, possui cerca de dois milhões já diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o autismo como uma série de sinais que indicam algum grau de comprometimento no comportamento social, comunicação e linguagem.
Apesar do número de casos, ainda há investigações a serem feitas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus impactos. Pensando em dar visibilidade ao assunto e sensibilizar as pessoas, o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, lançará no dia 1 de novembro, a 1ª Campanha do Brasil de Conscientização sobre o Autismo que tem como objetivo quebrar paradigmas e disseminar informações sobre o diagnóstico.
A iniciativa conta com diversas ações que acontecerão ao longo do mês de novembro e irá abordar o autismo de forma abrangente, desde o fornecimento de vários conteúdos informativos gratuitos até sessões especiais de cinema. “A ideia é desmistificar conceitos e compartilhar informações sobre o diagnóstico e as terapias, discutir políticas públicas e a inclusão profissional e educacional, além de promover o respeito às diferenças nos mais diversos ambientes”, ressalta Daniela Mendes, superintendente geral do IJC.
O time de 28 parceiros do IJC para esta campanha inclui as redes de cinemas do Cinemark, Kinoplex e PlayArte; os parceiros institucionais: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), a rede MultiPark de estacionamentos, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e as torcidas autistas: Tricolores, Alviverdes e Alvinegros.
A campanha também conta com o apoio das empresas Arcos Dourados, Espaçolaser, Colgate-Palmolive, GOL, FlixMedia e Fantastic Brindes, além dos parceiros de mídia e de comunicação: Abril Comunicações (Revista Você RH), Pais&Filhos, Revista Materlife, Novabrasil, Rádio Kiss FM, Rádio Capital AM/FM, Programa Gente Que Fala AM, Rádio Zero 9, Agência AUDAZ, Porão Filmes e Liquo Áudio.
“A efetivação de ações para desmistificar, informar e promover o entendimento sobre o autismo é de extrema importância para que a gente torne a nossa sociedade cada vez mais consciente e inclusiva”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD-SP), Marcos da Costa.
Para Silvia Grecco, secretária Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED-SP), a campanha do IJC é de extrema importância, além de necessária. “Trabalhamos diariamente na transversalidade, construindo políticas públicas na cidade de São Paulo que garantam os direitos das pessoas com autismo. O trabalho em conjunto fortalece a nossa causa”, afirma.
Sessão azul de cinema
No setor de entretenimento, a campanha incluirá um filme de 30 segundos, de conscientização sobre o autismo produzido pelo Instituto Jô Clemente (IJC), com a participação especial do cantor Vitor Fadul, diagnosticado com autismo aos 25 anos, além de contar a história de outras pessoas que tiveram o diagnóstico tardio. O filme será exibido nas salas de cinema das redes Cinemark, Kinoplex e PlayArte de todo o Brasil no mês de novembro.
Além disso, a ação busca reforçar a importância das adaptações necessárias nos ambientes para inclusão da pessoa com autismo e divulgar a sessão azul de cinema, que conta com iluminação e som adaptados.
Para Martiniana Raiola, coordenadora do Departamento de Marketing da PlayArte, a sessão denominada “Play Azul” cria um espaço inclusivo e acolhedor para pessoas com autismo e outros públicos que possam ter sensibilidades sensoriais. “Durante essas projeções, são aplicadas diversas adaptações para garantir uma experiência confortável e agradável”, explica.
“Um dos principais objetivos do Kinoplex é promover a todos a oportunidade de viver a experiência do cinema. Dentre outras ações, realizamos mensalmente uma sessão adaptada para crianças e jovens com autismo, o Kinoplex Azul, uma oportunidade de viverem toda a magia e emoção do cinema em condições adequadas. É um momento mágico, ver a emoção das famílias. Portanto, é de grande prazer apoiar uma campanha tão importante como essa do Instituto Jô Clemente (IJC)”, afirma Patrícia Cotta, Head de Marketing do Kinoplex.
Torcidas organizadas autistas
O IJC firmou parcerias com as torcidas organizadas do Corinthians, Palmeiras e São Paulo, que reúnem torcedores com autismo. Além de poder assistir às sessões adaptadas nas redes Cinemark, Kinoplex e Playarte, esses torcedores terão ainda um momento especial na ação de lançamento do vídeo da campanha.
O objetivo da parceria com as torcidas é levar informação e reforçar a importância do tema a toda a sociedade. “A campanha do IJC vem reforçar a luta de todos nós pela verdadeira inclusão, aquela que proporciona aos autistas o verdadeiro sentimento de pertencimento e reconhecimento”, reforça Barbara Luise da Silva, diretora da torcida Autistas Alviverdes (palmeirenses) .
“O nosso lema é respeito, empatia e inclusão, por isso nos unimos ao Instituto Jô Clemente (IJC) nessa campanha que busca potencializar a conscientização e levar informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) a toda sociedade” afirma Rafael Lopes e Juliana Prado, idealizadores e porta-vozes do Movimento de Inclusão Social Autistas Alvinegros (corintianos).
“Promover conhecimento é fundamental para que a população em geral entenda sobre o autismo. Mais que isso, é desconstruir uma sociedade preconceituosa, dando visibilidade para que haja aceitação e verdadeira inclusão de todas as pessoas, cada uma com sua característica, sendo o amor, a única forma de comportamento igual entre nós. IJC mais uma vez faz um GOLAÇO DE INCLUSÃO com esta campanha!”, ressalta Rosângela Barbosa, fundadora, junto com o Michael Barbosa, da torcida inclusiva do Sou Tricolor Autista (são paulinos).
Conscientização na palma das mãos e nas estradas
Faz parte da campanha do IJC a distribuição de flyers informativos sobre o autismo na rede de estacionamentos Multipark em diversas cidades do Brasil. “Estamos muito felizes em apoiar o IJC na conscientização e instrução a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA). É um tema que merece muito mais luz, para que a sociedade saiba como lidar com as necessidades específicas de quem tem este diagnóstico”, diz Evandro Foli, gerente comercial da MultiParK Estacionamentos.
Nas estradas e rodovias de São Paulo, mensagens sobre o autismo, como: “Do diagnóstico às terapias para autismo: procure o Instituto Jô Clemente (IJC)” e “Conhece alguém com sinais de autismo? ” Procure o Instituto Jô Clemente (IJC)” serão exibidas nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), administrados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), novamente parceiro do IJC.
Mensagens-chave da Campanha
Como a primeira grande campanha de conscientização sobre o autismo, o IJC criou mensagens-chave para sensibilizar, conscientizar, informar, desmistificar os achismos e estereótipos, orientar como conseguir o diagnóstico e mostrar onde encontrar apoio e informação.
Por meio das mensagens: “Do diagnóstico às terapias”, “Seja a peça-chave contra os achismos no autismo” e “Toda terapia começa com o diagnóstico”, o Instituto terá forte presença nas redes sociais, canais internos e externos de empresas parceiras e de canais de mídia como revistas, jornais e rádios; além de divulgar diversos conteúdos informativos nos próprios canais do Instituto Jô Clemente (IJC).
A campanha também terá o apoio da atriz Letícia Sabatella, recém- diagnosticada com autismo.
Para saber mais sobre a campanha, acesse: Link
|
Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 62 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.
Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, o Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras. É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a deficiência intelectual se não tratadas corretamente.
Além disso, o IJC produz e difunde conhecimento sobre deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. Um dos nossos focos é apoiar e desenvolver projetos de pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação, em parceria com órgãos públicos ou privados e instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de gerar conhecimento para estudos, informações para as pessoas, produtos, serviços e novos modelos de negócio para a Organização.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site do IJC.