Livros que inspiram no Dia do Saci e Dia das Bruxas
Já entrou no espírito do Dia das Bruxas e do Dia do Saci? A Melhoramentos indica livros especiais para mergulhar no clima da festa aterrorizante neste dia 31.
Para incorporar a atmosfera, a editora indica 26 títulos que fazem tremer e instigam a curiosidade nesta data tão povoada por assombrações, travessuras, gritos de horror e sons apavorantes. Mas quem não curte ficar tremendo de medo?
São livros como Acima de qualquer suspeita, de Vera Kurman, eleito um dos melhores thrillers de 2021 pelo New York Times e Bruxa do Éter, elogiado pelas bestsellers J.T. Ellison, Julianne Maclean e J.R. Ward. “Místico, mágico e extremamente original”, descreveu J. T. Ellison.
Há ainda Caçadores de Almas, da autora brasileira Ana Beatriz Brandão que, com seu jeito peculiar, adora matar personagens. Entre outros títulos de sucesso, estão presentes na lista, De repente Bruxa, de Julia Tuffs, e Todas as coisas ferozes, de Cherie Dimaline, descrito por Margaret Atwood, autora de O conto de aia, como “Habilmente escrito, envolvente e informativo. ‘Todas as coisas ferozes’ é uma leitura arrebatadora.”
Abaixo seguem os briefings dessas cinco obras e a relação completa indicada:
Acima de qualquer suspeita, Vera Kurman
Sinopse
Chloe Sevre pode ser o que ela quiser: uma caloura cheia de honrarias da Universidade John Adams, a garota gostosa do quarto ao lado, que vive usando leggings pelos corredores, a amiga animada que topa qualquer parada. E, como qualquer outra garota, os dias de Chloe são cheios de atividades: ela assiste às aulas da faculdade de Medicina, pratica iogalates, frequenta festas de fraternidade e… planeja o assassinato de Will Bachman. Ah, sim, Chloe é uma psicopata.
Ela é uma das sete estudantes de sua universidade em Washington DC a fazer parte de um inusitado estudo clínico com pessoas com psicopatia – jovens que, como ela, não sentem empatia nem compreendem emoções como medo ou culpa. Quando um dos alunos do estudo é assassinado no prédio de Psicologia, um perigoso jogo de gato e rato começa, e Chloe vai de caçadora a presa. Enquanto corre para descobrir a identidade do assassino e colocar o próprio plano de vingança em ação, ela é forçada a decidir se pode confiar em seus colegas de estudo – e todo mundo sabe que você nunca deve confiar em um psicopata.
Bruxa do Éter, Paige Crutcher
Sinopse
Perséfone May passou a vida toda sozinha. Abandonada quando criança e criada em um orfanato, tudo o que mais deseja é pertencer a algum lugar. No entanto, além de solitária, ela também é estranha: coisas inexplicáveis acontecem ao seu redor. Coisas do tipo que minam qualquer chance de criar laços. Só uma pessoa conheceu Perséfone, olhou-a nos olhos e não se afastou.
Quando recebe um e-mail dessa pessoa convidando-a para a estranha Ilha de Astutia, Perséfone decide aceitar o convite. Ao chegar lá, logo descobre que faz parte de uma linhagem de bruxas e que a misteriosa ilha pode lhe dar tudo aquilo que procurava.
Mas também que a magia sempre cobra seu preço.
Caçadores de Almas, Ana Beatriz Brandão
Sinopse
Ana Beatriz Brandão, com seu jeito peculiar, traz em uma única obra “Segredos e Maldições” e “Portal para o Inferno”.
Serena é uma adolescente prestes a se formar no Ensino Médio, que estuda muito para conseguir uma bolsa e cursar a faculdade que deseja no exterior, conversa sobre escola e garotos com a melhor amiga e ainda arranja tempo para sair com o namorado. Dona de uma mente muito analítica, não acredita em nada que não possa ser comprovado pela ciência.
O ceticismo da jovem começa a ser perturbado no dia em que ela não consegue dormir por conta de coisas estranhas que passam a acontecer em seu quarto. Na manhã seguinte, outros eventos, que acabam culminando em algo que ela jamais imaginaria ver fora dos filmes de terror, mudam para sempre sua percepção do mundo.
Em meio a um ritual macabro, Serena vê sua irmã ser morta por demônios e, sem saber direito o que está acontecendo, é resgatada por um grupo de garotos chamado Caçadores de Almas. Nesse momento, ela descobre que criaturas horrendas estão à sua procura e querem usá-la para abrir o portal do Inferno.
Para impedir que uma tragédia maior acometa toda a humanidade, e para vingar a aniquilação de sua família, ela se junta ao líder dos Caçadores, o misterioso Dorian, e embarca em uma batalha contra aquilo que nunca pensou que pudesse ser real.
De repente Bruxa, Julia Tuffs
Sinopse
Ser invisível. Esse era o único desejo de Jessie Jones quando ela se mudou para a Ilha de Wight, onde sua mãe nasceu. Mas é difícil passar despercebida quando sua irmã é famosa na internet, sua mãe acabou de comprar um hotel abandonado – e com fama de assombrado – e sua avó é uma curandeira com a agenda lotada.
Na escola, tudo que Jessie quer é evitar Callum Henderson – o babaca de sua classe – e seu grupo de amigos, que costumam ter atitudes altamente ofensivas com as garotas (como dar nota para elas de acordo com a aparência). Mas esse plano vai por água abaixo quando, ao presenciar uma garota sendo vítima desse tipo de assédio, algo estranho acontece. Ao mesmo tempo que Jessie sente fortes cólicas, o rosto de Callum é tomado por espinhas surgidas do nada. Jessie acredita que aquilo não passa de coincidência, até que outras “coincidências” acontecem ao redor dela e de sua irmã, levando as duas a descobrir o segredo escondido a sete chaves pela mãe: elas fazem parte de uma linhagem de bruxas poderosas da ilha.
Enquanto aprende a domar esses recém-adquiridos poderes, Jessie precisa lidar com fofocas envolvendo seu nome e uma perseguição por parte dos garotos – tudo com a conivência, ou pelo menos a negligência, dos adultos. Será Jessie capaz de se controlar diante de tantas injustiças e derrubar Callum – o ícone da masculinidade tóxica – com apenas a sua voz, ou contará com uma forcinha sobrenatural para lidar com esse desafio?
Com humor e leveza, “De repente bruxa” lida com questões sérias – como masculinidade tóxica, assédio sexual e agressão – e mostra às garotas que é tempo de dar um basta em tudo isso.
Todas as coisas ferozes, Cherie Dimaline
Sinopse
Uma nova voz indígena da literatura canadense, ousada e brilhante.
Uma fábula ágil, imaginativa e deliciosa, inspirada na tradicional lenda do povo Métis.
Uma criatura parecida com um lobisomem que assombra estradas e florestas dos povos nativos.
Joan está à procura de seu marido desaparecido, Victor, há quase um ano – desde aquela noite terrível em que tiveram uma séria discussão horas antes de ele desaparecer. De luto e com forte ressaca, ela ouve um som estranho vindo de uma tenda em um estacionamento: é a voz inconfundível de Victor. Atraída para dentro, ela o vê.
Ele tem o mesmo rosto, os mesmos olhos, as mesmas mãos, embora seu cabelo seja muito mais curto e ele esteja usando um terno. O homem, por outro lado, não a reconhece. Em vez disso, insiste que seu nome é Eugene Wolff, um reverendo cuja missão é espalhar a palavra de Jesus.
Logo Joan suspeita que há algo de sombrio e assustador por trás desse pregador carismático que professa ser um homem de Deus… Algo antigo e muito perigoso. Algo que, de onde ela vem, as pessoas chamam de ROGAROU.
LISTA COMPLETA DOS TÍTULOS
|