Primeira aviadora brasileira ganha biografia escrita pela sua sobrinha-bisneta
17 de março de 1922: Thereza de Marzo olha para o céu disposta a enfrentar o maior desafio de sua vida e que a faria entrar para a história: voar sozinha e assim se tornar a primeira aviadora brasileira brevetada. Há mais de 100 anos, podemos dizer, com toda certeza, que ela não desafiou apenas a gravidade, mas as convenções de seu tempo.
24 de outubro de 2023: nasce Thereza, coragem para voar, de uma atitude também muito corajosa de sua sobrinha-bisneta, Beatriz Zogaib, que decidiu mergulhar de cabeça na vida de uma mulher cheia de história. Bia, como gosta de ser chamada, reuniu todo seu talento de jornalista e especialista em storytelling e nos presenteia com uma biografia emocionante que resgata a importância da história de uma mulher que estava esquecida – como tantas que sabemos que um dia estiveram ou que ainda estão.
“Eu gosto de histórias reais que fazem a gente refletir. E desde pequena eu tenho a história da minha tia planando sobre a minha vida. Mas o que eu sabia era o que minha família contava, por isso, como Jornalista, comecei a investigar a história e fui costurando as informações”, conta a autora do livro. “Sei o quanto é difícil ser mulher, especialmente em ambientes que dizem que não podem ser nossos. Se é difícil agora, imagino naquela época. A coragem da Thereza sempre me atraiu e me guiou a buscar meus objetivos”, completa.
A conexão entre essas duas mulheres separadas pelo tempo, mas unidas pelo espírito audacioso, é algo que nem a própria Thereza poderia ter previsto. “Este livro é mais do que uma biografia jornalística da minha tia. É um manifesto que celebra a ousadia feminina em todas as suas formas”, explica Beatriz.
Thereza, coragem para voar, não é apenas sobre o mundo da aviação, mas é uma uma profunda imersão em assuntos variados como cultura, esportes, arte e moda. E não para por aí: o livro também aborda as emoções complexas dentro de uma possível metáfora para as mulheres que sonham com liberdade.
“Esse livro é também sobre um resgate com a minha essência. Comecei a ter contato com a história da Thereza em um momento muito desafiador de minha vida. Sua história me ajudou a me redescobrir e me dar coragem para seguir meus sonhos. Thereza nunca esteve tão viva para mim”, desabafa a autora.
Foram quase 2 anos de pesquisa que resultaram em uma obra complexa e emocionante, que foi contemplada pelo Programa de Ação Cultural de São Paulo ( ProAc) instituído pela Lei Estadual nº 12.268/2006 pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Um livro vivo, já que a autora espera que essa obra a conecte com mais histórias de Thereza.
“Receber este incentivo do governo foi uma grande surpresa e só reforçou a importância da obra”, celebra Bia. A autora também reforça que a biografia não é só um resgate histórico, mas que conecta muito com o momento atual da nossa sociedade. “Me preocupei em contar uma história que possa ser lida por quem ama aviação e por quem nunca teve contato com o tema, independente da idade. É sobre coragem, sobre superação e sobre ocuparmos nossos lugares”, completa.
O livro será lançado no dia 24 de outubro pela editora Europa na Livraria Martins Fontes, na região da Paulista (São Paulo-SP) e terá versão impressa e digital.
Título: Thereza – Coragem para voar
Subtítulo: A história da primeira mulher a pilotar um avião no Brasil – para quem quer viver além das gaiolas. Ela me inspirou e irá te inspirar também.
Autora: Beatriz Zogaib
Formato: 16cm x 23cm
Número de páginas: 168
Onde encontrar: nas principais livrarias do Brasil, sob encomenda, diretamente na Editora Europa pelos telefones (11) 3038-5050 e (11) 95186-4134 (WhatsApp) e nos sites: www.europanet.com.br e www.amazon.com.br
Valor: R$69,90 na versão impressa e R$39,90 na versão digital.
Lançamento: 24/10/23 das 18h às 21h30, na Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509)
Beatriz Zogaib é jornalista, escritora e palestrante no mundo do Marketing. Com pós-graduação em Comunicação Digital, Branding e Storytelling entende que sua missão é contar histórias para audiências e marcas, especialmente as que conversam com mulheres.
Para se sentir mais próxima de sua tia-bisavó, passou pela experiência de voar e ali entendeu, assim como Thereza, que ser livre é um direito de toda mulher. É a quinta filha, tia de seis, mãe de dois e muitas em uma.