“3 ASAS: FIM DE VOO” EM ÚLTIMAS APRESENTAÇÕES NO ESPAÇO ABU, EM COPACABANA
Novo espetáculo de João Cícero reflete sobre a crise da masculinidade a partir da fabulação em torno de três aves.
Dividida em três monólogos, encenação fala da interferência da cultura humana nos processos biológicos e na natureza como um todo.
Peça fica em cartaz até 31 de outubro, às terças-feiras, 20h.
3 ASAS: FIM DE VOO é um espetáculo monológico escrito por João Cícero, com atuação de Carlos Marinho e direção de Antonio Karnewale. A peça propõe uma reflexão sobre a masculinidade a partir da fabulação em torno de três aves: Azulão, Galo e Falcão em sua relação com os seres humanos. O texto fala da interferência da cultura humana nos processos biológicos dos três personagens-animais, assim como na natureza como um todo. A peça fica em cartaz de 3 a 31 de outubro de 2023, às terças-feiras, às 20h, no Espaço Abu, em Copacabana.
Na peça, os três monólogos apresentam as três aves em crise, com dificuldades de voo. Diante do obstáculo, elas questionam os limiares sociais e biológicos do masculino e seus entrecruzamentos. Em debate, os processos do Antropoceno no mundo contemporâneo. “No texto estão questões que envolvem a masculinidade hoje. Continuamos diante de muitos questionamentos, embora ainda sem respostas. É uma reflexão sobre como os animais machos entram em colapso ao travar contato com a cultura de dominação da masculinidade do Homo Sapiens, com suas éticas paradoxais”, explica João Cícero, indicado como melhor dramaturgo nos prêmios Questão de Crítica e Cesgranrio, em 2015.
Desde Aristófanes, com seus coros animalescos (rãs, pássaros e insetos), passando por Franz Kafka, no estranhamento de um bestiário humanizado (baratas e macacos), a ficção tem se utilizado dos animais para refletir sobre o homem em seus momentos de crise. No mundo atual, com todas as discussões acerca da sustentabilidade dos ecossistemas e da presença devastadora do homem na terra, a utilização de um bestiário para questionar a irracionalidade dos humanos tem sido de grande potência.
3 ASAS: FIM DE VOO se distingue por trazer a fantasia humana alada – tão bem apresentada por Gaston Bachelard em o “Ar e os sonhos” – como desejo e fascínio do homem pelas alturas e pelas quedas. Utiliza-se a peculiaridade biológica da distinção dos machos e das fêmeas no mundo das aves para discutir a masculinidade social do Homo Sapiens, confrontando os limites racionais e irracionais dos seres humanos.
O Espaço Abu é um lugar dedicado às artes e sede do grupo de teatro Tábula Rasa. Com uma sala de apresentação de cerca de 100 m² e capacidade de 40 lugares, possui arquibancadas móveis, permitindo a adequação do espaço para diversos eventos.
JOÃO CÍCERO, AUTOR
João Cícero é dramaturgo, diretor, historiador e crítico de teatro e arte. Em 2015 escreveu e dirigiu a peça Sexo Neutro, que cumpriu temporada no CCBB – RJ e foi indicada na categoria Melhor Dramaturgia ao Prêmio Questão de Crítica e ao Prêmio Cesgranrio. Em 2012, ganhou o prêmio literário por As Chuvas de Janaína, pela Biblioteca Nacional. Dirigiu e escreveu o musical infantil Menininha, que ficou em cartaz no CCBB – Rio e Brasília, no Oi Futuro BH, e fez turnê pelo Brasil participando do Projeto Palco Giratório do Sesc – Circulação Nacional. Escreveu e dirigiu a peça Batistério, que estreou no Espaço Cultural Municipal Sergio Porto, Rio, fev/2017, e Ossos ou o Salto de Prometeu, que estreou no Espaço Cultural Municipal Sergio Porto, Rio, 2018. Em 2022, estreou MEU CORAÇÃO (ou de carinho e de sexo) na Sala Municipal Baden Powell, no Rio. Em 2023, estreou a peça UM DIA FELIZ no Espaço Cândido Mendes. É formado em Artes Cênicas – Teoria do teatro – UNIRIO/2007, Mestre em Artes Cênicas – UNIRIO/2009; e Doutor em História da Arte – PUC-RJ/2015, e Doutor em Artes – UERJ/2023. Foi professor de Artes Cênicas e de História da Arte, na faculdade Senai – CETIQT e no Bacharelado de Teatro da Faculdade CAL, e atualmente é professor e coordenador da Licenciatura em Teatro/Faculdade Cesgranrio.
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: João Cícero
Direção: Antônio Karnewale
Direção de Arte: Marcelo Marques
Atuação: Carlos Marinho
SERVIÇO
Espetáculo: 3 ASAS: FIM DE VOO
Temporada: 3 a 31 de outubro de 2023, às terças-feiras
Hora: 20h
Local: Espaço Abu
End.: Av. N. S. Copacabana, 249, Loja E – Copacabana – Rio de Janeiro
Duração: 55 minutos
Valor: R$ 40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia)
Ingressos: https://sympla.com.br/produtor/espacoabu
Classificação etária: 16 anos
Capacidade: 40 pessoas