Escola Eleva reconstrói o histórico Teatro da Urca e promove evento focado em letramento racial com a peça “Para o meu amigo branco”
Peça baseada no livro homônimo do autor Manoel Soares e encenada pelo ator Rodrigo França será apresentada dia 18 de outubro em evento da escola, no teatro que ficou fechado por cerca de 40 anos
Em fevereiro de 2023, a Escola Eleva inaugurou a sua unidade Urca, exclusiva para alunos do Ensino Médio. Localizado na Av. João Luis Alves, uma das principais ruas do bairro, o colégio abriga o histórico Teatro da Urca, onde funcionou o antigo Cassino da Urca, fechado desde o encerramento das atividades da TV Tupi, em 1980. O Teatro foi completamente reconstruído pela Eleva, mantendo as paredes aparentes originais, o palco, o foyer e o mezanino. A reforma deu origem a um espaço de 450 lugares, climatizado, com uma arquitetura moderna, sem perder o valor de suas origens.
Por se tratar de um contrato de concessão com a Prefeitura do Rio, o espaço é de uso exclusivo da Eleva, aberto às atividades escolares desde setembro, e pode ser cedido para gravações de terceiros. “É um orgulho para a Escola Eleva promover o resgate de um patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro, proporcionando aos alunos um espaço adequado e alinhado a um dos pilares da Inspired Education, grupo mundial de educação do qual fazemos parte e que incentiva as artes na formação qualificada dos jovens, incluindo artes plásticas, teatro e música”, comemora Fabiano Franklin, diretor da Eleva Urca. Além da extensa reconstrução, a fachada do Teatro da Urca foi restaurada e inclui a Placa da TV Tupi, que foi recuperada e renovada.
Programação conta com evento sobre letramento racial e peça aberta ao público sobre a história do Teatro da Urca
De 16 a 20 de outubro, a Eleva promove a Semana do Educador, com eventos voltados para sua equipe pedagógica. Dentre as atividades, vai receber no Teatro da Urca, na próxima quarta-feira (18/10), às 17h30, colaboradores das Escolas Eleva Botafogo, Barra e Urca, alguns membros do PTA (Associação de pais e professores) e do comitê antirracista Repare, além de alguns educadores e profissionais parceiros, para um encontro focado no letramento racial, onde será apresentada a peça “Para o meu amigo branco”. Ela é baseada no livro homônimo do autor Manoel Soares e encenada e dirigida pelo ator Rodrigo França.
Já em novembro, de 8 a 11, às 18h30, de quarta a sexta, e às 16h, no sábado, será encenada a peça “Redescobrir”, que vai contar a história do Teatro da Urca. Ela foi escrita pelos professores e alunos Eleva do 6º ao 12º ano, que também ficaram responsáveis por toda a produção, criação da marca e seleção de elenco. “É uma oportunidade de contar para essa nova geração a importância do espaço para a cultura do país”, ressalta Fabiano. A entrada será franca, com vagas limitadas abertas ao público, cujo link para o ingresso será disponibilizado futuramente via plataforma Sympla.
Sobre a Escola Eleva
A Escola Eleva tem três unidades no Rio de Janeiro (Barra, Botafogo e Urca) e, no restante do país, outras duas (Brasília e Recife/PE), além de estar chegando a São Paulo, com um novo campus na Vila Mariana, onde já foi a Faculdade de Belas Artes. A Eleva é brasileira e bilíngue e oferece educação em tempo integral para alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Ela faz parte do Inspired Education Group, um dos maiores e mais inovadores grupos de educação no mundo, com mais de 100 escolas premium, oferecendo excelência em educação em seis continentes, para mais de 80 mil estudantes de 1 a 18 anos de idade. Com pilares educacionais como excelência acadêmica, inteligência socioemocional, criatividade e cidadania global, a Eleva forma, por meio do Grupo Inspired, lideranças com uma formação sólida, que respeitam as diferenças e buscam soluções coletivas para o Brasil e o mundo.