“Eu Sou Maria”, de Clara Linhart, estreou no Festival do Rio em 11 de outubro
Filme terá sessão aberta ao público, seguida de debate, com participação da ONG Solar Meninos de Luz, no dia 12/10, às 19h
“Eu Sou Maria”, filme dirigido por Clara Linhart, produzido pela Autoria C e Capuri e distribuído pela Elo Studios, teve sua estreia na 25ª edição do Festival do Rio, ontem, dia 11 de outubro.
Hije, dia 12/10, o longa terá uma sessão aberta ao público, seguida de debate, com participação da diretora; dos produtores, Sonia Rodrigues e Eduardo Rezende; dos atores, Nubia Mauricio e Ruan Aguiar; e da ONG Solar Meninos de Luz.
O longa-metragem gira em torno de Maria (Nubia Mauricio), uma adolescente de 15 anos que reside em uma favela com sua mãe, Célia, e seu irmão Anderson. Embora o destino para uma jovem mulher da favela seja frequentemente traçado de maneira tradicional, Maria nutre um sonho: estudar em um colégio forte. Determinada a perseguir essa meta, Maria se lança em uma competição de redação em uma renomada escola particular da Zona Sul.
“Encontrei na atriz Nubia Mauricio a determinação que a personagem de Maria precisava para suportar ficar dois anos naquela escola. Juntas, construímos uma Maria persistente, embora abalada e ferida, jamais desiste de seus desejos – seja por uma vida distante da rotina na favela, seja por sua coragem em expressar seus pensamentos ou até mesmo beijar o vilão da escola. Dirigir este filme foi uma experiência incrível. Contar com a confiança da autora Sonia Rodrigues e dos produtores Sonia Rodrigues, Eduardo Rezende e Thiago Mascarenhas foi uma honra. Tive o privilégio de trabalhar com uma equipe de sonho e um elenco excepcional. Sinto-me profundamente agradecida e espero que o público também se encante com nossa obra”, diz Clara Linhart, diretora do longa.
“O filme retrata questões sociais importantes, como a falta de uma educação pública de qualidade, o que obriga jovens talentosos a enfrentar longas jornadas diárias no transporte e bullying para estudar”, conta Sonia Rodrigues, produtora do filme.
Com estreia nos cinemas prevista para 30 de novembro de 2023, “Eu Sou Maria” é produzido pela Capuri e Autoria, com coprodução do Telecine e apoio da Globo Filmes, e conta com nomes no elenco como Nubia Maurício, Cleo Pires, Clara Moneke, Daniel Dantas, Izabela Machado, João Victor, Drico Alves, Milena Melo, Duda Del Luca, Rafaela Alvittos, Ruan Aguiar, Léo Scasciotti, Pedro Henrique Ferreira e Maju Alves.
Exibições no Festival do Rio
11 de outubro, às 20h45 – Estação Net Gávea
12 de outubro, às 19h – Estação Net Rio (seguida de debate)
O filme também está confirmado na 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Sinopse
Maria tem 15 anos, mora com a mãe, Célia, e o irmão Anderson numa favela de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Ela quer mais do que o destino tido como tradicional para uma jovem mulher da favela. Maria deseja estudar em um colégio “forte”. Ela participa de um concurso de redação em uma renomada escola particular da Zona Sul. Seu texto impressiona a banca de avaliação e ela é aprovada. Além de Maria, dois adolescentes também ganham bolsas: Zilton, 16, seu vizinho e amigo e Aline, 15, garota estudiosa, mas influenciável. Embora tenham passado no concurso, os três têm um grande desafio pela frente: manter suas notas altas, provar que merecem estar ali e se adaptar a um mundo de privilégio que nunca pertenceu a eles.
Ficha Técnica
Produção: Autoria e Capuri
Coprodução: Telecine
Produtores: Sonia Rodrigues, Eduardo Rezende, Thiago Mascarenhas, Luisa Noel
Direção: Clara Linhart
Roteiro: Sonia Rodrigues
Direção de Fotografia: Bacco Andrade
Direção de Arte: Ananias De Caldas
Trilha Musical: Daniel Simitan
Montagem: Thiago Arruda
Som Direto: Antonio Grosso
Figurino: Alex Brollo
Maquiagem: Helena D’Araujo
Direção de Produção: Lucas Rossi
Direção de Elenco: Raoni Seixas e Cristina Bethencourt
Produção de Finalização: Marx Braga
Pós Produção de Som: Vinicius Leal e Jesse Marmo
Coloristas: Hebert Marmo e Anuar Marmo
Elenco:
Nubia Mauricio, Drico Alves, Milena de Melo, Pedro Henrique Ferreira, Izabela Machado, Ruan Aguiar, Clara Moneke, João Victor Silva, Maju Alves, Samuel Scasciotti, Duda del Duca, Raphaela Alvittos, Deiwis Jamaica, Márcio Mariante, Ezequiel Vasconcelos, Daniel Dantas, Cléo, Edmilson Filho, Pablo Sanábio.
SOBRE CAPURI
Uma produtora premiada, independente e moderna que desenvolve e produz projetos, séries e longa-metragens para TV e cinema, a exemplo do documentário “Jambalaia” vencedor do Prêmio de Melhor Filme do Júri no Festival Visões Periféricas, “Amo-te imenso” longa-metragem de ficção em coprodução com a Paramount com previsão de lançamento em 2023. Atualmente estamos em fase de pós produção do longa-metragem ficção “Sonhar com leões” uma coprodução internacional envolvendo o Brasil, Portugal e Espanha. Este projeto foi autorado no FilmLab e selecionado no Eurimages. Estamos também nos preparando para o longa-metragem de ficção “E o Sol na Cabeça”, coprodução com a Paramount que também será produzido em 2023.
SOBRE GLOBO FILMES
Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras – do cinema à casa de cada um de nós. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998. Com mais de 500 filmes no portfólio, como produtora e coprodutora, o foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no nosso cinema: comédias, romances, infantis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de bilheteria, como ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Aquarius’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘O Palhaço’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e ‘Bacurau’, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes. Títulos mais recentes como ‘Marighella’, ‘Turma da Mônica: Lições’ e ‘Medida Provisória’ fizeram o público voltar às salas pós-pandemia para prestigiar um cinema que fala a nossa língua.
SOBRE TELECINE
Com 30 anos de programação dedicada ao cinema, o Telecine possui o maior catálogo de filmes do país, construído a partir de curadoria altamente especializada. O acervo contempla a pluralidade da indústria e reúne clássicos de grandes estúdios, do mercado independente e nacional; além de franquias de sucesso e lançamentos exclusivos. Ao longo dos anos, o Telecine ampliou a sua capilaridade de distribuição, permitindo que o assinante consuma em um só local o catálogo completo de filmes e acompanhe, em simulcasting, os seis canais lineares: Premium, Touch, Action, Pipoca, Cult e Fun. É assim que a marca especialista em cinema promove experiências para o público ter o ‘Seu Momento Cinema’ como, quando e onde quiser.
SOBRE ELO STUDIOS
A ELO STUDIOS é um estúdio audiovisual que desenvolve, produz, e comercializa narrativas brasileiras em múltiplas plataformas e países. Especializada em inovação e entretenimento de impacto, desde 2005 distribuiu mais de 500 títulos incluindo filmes de mais de 1 milhão de espectadores no Brasil à premiados internacionalmente (indicação ao Oscar como O Menino e o Mundo) e distribuídos em mais de 100 países.
Focada em conectar ideias, criadores e talentos, a ELO STUDIOS possui um forte line up de produções originais, além de desenvolver e produzir o conteúdo certo para cada mídia. Como resultado de significativo investimento e parcerias, a ELO STUDIOS está trabalhando em 20 produções próprias para os próximos três anos, sendo nove delas já confirmadas com parceiros.
A ELO STUDIOS lançou em 2022 o filme “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos, sendo o maior sucesso nacional do ano, em número de semanas em cartaz, e segundo em público. A empresa também é responsável pela incubadora de projetos com diretoras – SELO ELAS – e outras iniciativas que valorizam a diversidade de estórias na frente e atrás das telas.
Em 2023 irá distribuir mais de 14 lançamentos nos cinemas, incluindo “Depois da Saideira”, (comédia estrelada por Thati Lopes e produzida pela Glaz), “De Repente Miss” (co-distribuição ELO STUDIOS e Sony Pictures, com Fabiana Karla e Giulia Benite no elenco), “Madame Durocher” (com Mateus Solano, e as premiadas Marie-Josée Croze e Sandra Corveloni), e “Viva a Vida” (dirigido por Cris D’amato em Israel, e estrelado por Thati Lopes e Rodrigo Simas).
Fundada há 17 anos por Sabrina N Wagon, Ruben Feffer e Flávia Feffer, a ELO STUDIOS pretende inovar a cada ano, e levar diversas produções nacionais a um número cada vez maior de pessoas, tanto no Brasil, como no mundo