Cientista política Françoise Vergès e a educadora Erica Malunguinho debatem cultura, feminismo e decolonialidade no Museu do Amanhã
Evento gratuito acontece no dia 10 de outubro
No dia 10 de outubro, às 19h, o Museu do Amanhã reunirá a cientista política, historiadora, ativista e especialista em estudos pós-coloniais, Françoise Vergès, e a educadora, artista plástica e primeira deputada trans eleita no Brasil, Erica Malunguinho, em uma roda de conversa para refletir sobre as novas formas de pensar questões de gênero, cultura e feminismo. O evento, gratuito e aberto ao público, faz parte do programa “Encontros Para o Amanhã“, que tem o apoio da Embaixada da França no Brasil e traz especialistas, lideranças e influências para debater temas que impactam o futuro. Os ingressos já podem ser retirados pelo site da Sympla e as vagas são limitadas.
Sob o tema “Desordens de gênero e cultura”, as convidadas vão refletir junto ao público sobre os processos de descolonização imaginários. As duas vão traçar um panorama entre cultura, feminismo e decolonialidade, que se cruzam como ferramentas na construção de um novo marco civilizatório para o futuro. Esta edição é um esquenta do Festival Mulheres do Mundo WOW Rio, que ocorre entre os dias 27 e 29 de outubro na Praça Mauá.
“Trazer Françoise e Erica para um debate no Museu do Amanhã é uma oportunidade única de aprender e amplificar fundamentos do pensamento decolonial. É nosso papel e nosso desejo promover cada vez mais ações e atividades que despertem mudanças na sociedade, transformações no presente que materializem os amanhãs que desejamos “, destaca Bruna Baffa, Diretora Geral do Museu do Amanhã, que faz parte da rede de equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura.
Após a conversa, o público poderá participar da sessão de autógrafos dos livros: “Um feminismo decolonial”, “Uma teoria feminista da violência” e “Decolonizar o museu -Programa de desordem absoluta”, obras de Françoise publicadas pela editora Ubu, parceira nesta edição do Encontros para o Amanhã.
Sobre o Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã é um equipamento da Prefeitura do Rio de Janeiro, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG.
Sobre o IDG
O IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão é uma organização social sem fins lucrativos especializada em gerir centros culturais públicos e programas ambientais. Atua também em consultorias para empresas privadas e na execução, desenvolvimento e implementação de projetos culturais e ambientais.