MAM São Paulo abre inscrições para cursos sobre arte afro-brasileira, moda e fotografia
Em diálogo com a exposição Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileira, o curador Claudinei Roberto da Silva ministra curso sobre os desafios e perspectivas da arte afro-brasileira. Programação inclui ainda cursos que refletem sobre o conceito moderno de moda relacionadas ao modernismo e modernidade, a aplicação da arte contemporânea e os diálogos entre a fotografia e a literatura
Em outubro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo abre novos cursos a fim de promover o diálogo e a reflexão sobre as histórias da arte e temas contemporâneos. Ministrados por profissionais renomados das áreas de história e crítica da arte, fotografia, literatura, artes visuais, entre outros, os cursos são indicados tanto para iniciantes como para especialistas no assunto.
Em um repertório diverso que abrange as perspectivas e desafios da arte afro-brasileira, as maneiras de aplicar a arte contemporânea, os diálogos entre a fotografia e a literatura, além do conceito moderno de moda, relacionando-o com as noções de arte na modernidade e no modernismo, os cursos on-line estão para inscrição no site do MAM (https://mam.org.br/curso/). Participantes do programa Amigo MAM têm 20% de desconto, estudantes, professores e aposentados têm 10%.
Confira a programação completa:
Arte afro-brasileira: perspectivas e desafios com Claudinei Roberto da Silva
Curso online, aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado.
Contempla certificado no final
Dias 03, 10, 17, 24, e 31 de outubro, terças-feiras, das 19h às 21h30 | 5 encontros | Investimento: R$ 400,00
Inscrições em: https://mam.org.br/curso/arte-afrobrasileira-perspectivas-e-desafios-com-claudinei-roberto-da-silva
O atual momento testemunha a ascensão de agentes sociais historicamente excluídos, que emergem, reivindicam e propõem pautas buscando atenuar o déficit de cidadania reconhecido nesses setores. Por sua vez, a expressão simbólica desses agentes insurgentes reflete suas experiências, acumuladas ao longo de séculos, traduzindo-se em obras de arte de densidade estética impressionante e profunda relevância ética. Essa produção contribui de forma fundamental para a compreensão da história passada e presente desses grupos.
“Arte afrobrasileira: perspectivas e desafios”, com o professor e curador Claudinei Roberto da Silva, é um curso que mergulha nas ricas expressões artísticas que ecoam essa história de luta por reconhecimento. Explorando temas que vão desde a emergência e insurgência até a consolidação de conquistas, examina a intersecção entre arte e história, a partir de pintores negros do século XIX, da influência do modernismo e da vital contribuição das mulheres artistas para a arte brasileira.
Ministrado online, o curso conta com material digital, vídeos relacionados aos temas, depoimentos de profissionais e indicações de leitura.
Voltado para estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, gestores, produtores e qualquer pessoa que busca compreender a história da arte afrobrasileira como um campo de afirmação, para além dos epistemicídios que permeiam a disciplina, reconhecendo as contribuições de artistas e pensadores da cultura como Chico Science, Lima Barreto, Racionais MC’s, Rebeca Carapiá e Rosana Paulino, entre outras figuras que contribuíram para uma visão mais complexa da busca pelo direito à vida. O curso não exige conhecimento prévio.
Programa:
Aula 1 – Educação para conhecer, reconhecer e reparar: emergência, insurgência, afirmação
– Emergência: entendida como ascensão que se traduz na busca pelo direito à vida e direitos civis
– Insurgência: também se traduz por resistência e rebelião contra forças opressivas que suprimem e interditam o desenvolvimento dos divergentes
– Afirmação: entendida também como consolidação de processos e conquistas nos campos da arte
Aula 2 – “Rios, pontes e overdrives, impressionantes esculturas de lama” (Chico Science e Nação Zumbi): madeira e barro, Brasil feito à mão
– Arte Colonial e gambiarra
– Um certo Barroco
– Ecos no presente: os escultores Araújos, Emanoel e Maurino
Aula 3 – Pintores negros do XIX: “o trânsito e o transe acadêmico”
– O caso “Estevão Roberto da Silva”
– O caso Tebas e a arquitetura popular
– Belle Époque, Tia Ciata, Lima Barreto e o caso dos “Irmãos Timótheo”
Aula 4 – Modernismo desde aqui: “os silêncios da história e a história do silêncio”
– Modernismo desde aqui: Da lama ao Caos, do Caos à Lama Chico Science
– Lampião e o banditismo social: capoeiras, João Candido, Bezerra da Silva e Racionais MC’s
Aula 5 – Mulheres, desafio maior
– Rebeca Carapiá: Trabalhar com ferro
– Rosana Paulino: Clássico contemporâneo
-Natália Marques Emaye: Slam da cana
Arte contemporânea: modos de usar, com Paula Braga
Curso online e ao vivo, aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final
Dias 19 e 26 de outubro e 09, 16, 23 e 30 de outubro – quintas-feiras, das 19h às 21h. | 6 encontros | Investimento: R$ 520,00
Inscrições em: https://mam.org.br/curso/arte-contemporanea-modos-de-usar-com-paula-braga
O curso baseia-se no livro “Arte Contemporânea: modos de usar”, de Paula Braga, publicado pela editora Elefante em 2021. Ao longo das aulas, serão discutidas algumas passagens da produção filosófica de Friedrich Nietzsche, Gilles Deleuze, Giorgio Agamben, Byung-Chul Han e Jacques Rancière para investigar a proposta de que a vida é uma obra de arte e que, portanto, cada um é o artista compositor de uma obra.
O livro que embasa as discussões abre cada capítulo com uma crônica, um relato de alguma vivência banal que, ao ser elaborada em conversas imaginárias com uma rede de filósofos e artistas, insufla no dia-a-dia a intensidade da arte.
Ministrado online, o curso conta com material digital, vídeos relacionados aos temas, depoimentos de profissionais e indicações de leitura.
Voltado para estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, gestores, produtores e qualquer pessoa que se interesse pelo tema. O curso não exige conhecimento prévio.
Programa:
Aula 1.
– A cidade e o corpo no espaço comum
– Andando por aí: o espaço estriado e o espaço liso em Gilles Deleuze
– O delirium ambulatorium em Hélio Oiticica
Aula 2.
– O que é o contemporâneo
– Giorgio Agamben e o contemporâneo
– Byung-Chul Han e o excesso de positividade
Aula 3.
– O que é o ato de criação
– Deleuze e a resistência da arte
– Cildo Meireles e as inserções em circuitos ideológicos
Aula 4.
– Nietzsche e a transvaloração
– Apolo e Dionísio
– Eu só acreditaria em um deus que soubesse dançar
– Hélio Oiticica e a dança
Aula 5.
– Jacques Rancière e a partilha do sensível
– Emancipação e embrutecimento
– A partilha do sensível
– Os regimes da arte
Aula 6.
– Jacques Rancière e o espectador emancipado
– O espectador emancipado
– Arte, política e o regime estético
Fotografia, poesia e narrativas contemporâneas, com Juliana Monteiro
Curso online, aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final.
Dias 09, 16, 23 e 30 de outubro, segundas-feiras, das 19h às 21h
4 encontros | Investimento: R$ 320,00
Inscrições em: https://mam.org.br/curso/fotografia-poesia-e-narrativas-contemporaneas-com-juliana-monteiro
Neste curso, diálogos entre a fotografia e a literatura servirão como base para construir caminhos de compreensão sobre a experiência leitora e o texto visual.
O que acontece quando acolhemos, em um mesmo livro, fotografia e literatura? As narrativas fotográficas e as literárias apresentam elementos em comum? De que forma essas linguagens são articuladas para provocar, no leitor, uma experiência costurada entre foto e palavra? Fotografia pode ser poesia?
Esses questionamentos conduzirão os quatro encontros em que obras de Orides Fontela, Natália Ginzburg, Adolfo Navas, Luciana di Leone, James Wood, Marvel Harris, Annie Ernaux, Maureen Bisilliat, Byung-Hun Min e Graciela Iturbide serão ponto de partida.
Ministrado online, o curso conta com material digital, vídeos relacionados aos temas, depoimentos de profissionais e indicações de leitura.
Voltado para estudantes, pesquisadores, professores, artistas, curadores, gestores, produtores e qualquer pessoa que se interesse pelo tema, o curso não exige conhecimento prévio.
Programa:
Aula 1 – OLHAR ENTRE
– Fotografia e poesia
– A imagem do poeta, a palavra do fotógrafo
– Reflexões da literatura sobre a fotografia
Aula 2 – OLHAR PARA
– Perspectivas poéticas, cruzamento de olhares
– Livros em diálogo
– Reflexões sobre fotos dos participantes
Aula 3 – OLHAR COM
– Narratividade
– Fotografia com narrativa
– Reflexões da literatura sobre a fotografia
Aula 4 – OLHAR PARA
– Perspectivas narrativas, cruzamento de olhares
– Livros em diálogo
– Reflexões sobre fotos dos participantes
Roupa de artista: a moda nas vanguardas modernistas, com Brunno Almeida Maia
Curso online e ao vivo, aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado Contempla certificado no final.
Dias 27 de outubro e 03, 10 e 17 de novembro – sextas-feiras, das 19h às 21h.
4 encontros | Investimento: R$ 320,00
Inscrições em: https://mam.org.br/curso/roupa-de-artista-a-moda-nas-vanguardas-modernistas-com-brunno-almeida-maia
Este curso tem como objetivo geral explorar e discutir o conceito moderno de moda, relacionando-o com as noções de arte na modernidade e no modernismo. Utilizando uma extensa bibliografia filosófica, sociológica, histórica e iconográfica, o curso busca analisar as interações entre moda, arte e design presentes nas obras de movimentos e artistas ligados às vanguardas modernistas do século 20.
Dentro desse contexto, os modernistas propuseram a dissolução das fronteiras existentes entre as linguagens artísticas por meio da criação da “roupa de artista”, ou seja, a concepção de vestimentas a partir do conteúdo estético-político de seus movimentos. Essas vanguardas buscavam aproximar a roupa do corpo da pintura, escultura, literatura e arquitetura.
Exemplos incluem os estudos de pintura fauvista de Raoul Dufy, que se transformaram em estampas para a maison Paul Poiret; os vestidos de Robert e Sonia Delaunay, que criavam verdadeiros poemas têxteis sobre o corpo; o futurismo italiano e suas ideias arquitetônicas que influenciaram a forma das vestimentas; e o surrealismo francês, com a transposição onírica das esculturas e pinturas de Dalí, que reimaginavam os objetos vestíveis propostos pela costureira Elsa Schiaparelli. Todos esses exemplos eram capazes de expressar, como linguagem não-verbal da vestimenta, a experiência interior do sujeito moderno.
Voltado para estudantes a partir de 16 anos, pesquisadores, profissionais e interessados em moda, arte e ciências humanas, o curso não exige conhecimento prévio.
Programa:
Aula 1 – Moda, modernidade e modernismo
– Os conceitos e as noções de moda e sua relação com o moderno, a modernidade e o modernismo;
– O costureiro como artista;
– O que significa dizer que a moda é uma arte?
Aula 2 – O modernismo como problema das Formas
– Do representativo ao abstracionismo: as influências de Picasso e Braque no corte do vestido;
– Relações entre a moda modernista e a literatura, a poesia e as artes visuais;
– Moda, arte e modernismo: Paul Poiret e as estampas de Raoul Dufy, Chanel e o design moderno, o geometrismo art déco de Jean Patou nas fotografias de George Hoyningen-Huene, os drapeados gregos em Madeleine Vionnet e Mariano Fortuny, entre outros.
Aula 3 – A roupa de artista nas vanguardas modernistas
– O futurismo italiano e as vestes de Giacomo Balla;
– A moda surrealista em Elsa Schiaparelli;
– O construtivismo russo e a moda: Liubov Popova e Varvara Stepanov;
Aula 4 – A roupa de artista no pós-modernismo
– Os concretistas brasileiros e as vestimentas (diálogos com o acervo do MAM-SP);
– Os parangolés de Oiticica;
– Os trajes de Joseph Beuys;
– O manto sagrado de Arthur Bispo do Rosário
Sobre o MAM São Paulo
Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de 5 mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.
O Museu mantém uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos por meio de visitas mediadas em libras, audiodescrição das obras e videoguias em Libras. O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos. O intercâmbio com bibliotecas de museus de vários países mantém o acervo vivo.
Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi e conta, além das salas de exposição, com ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e uma loja onde os visitantes encontram produtos de design, livros de arte e uma linha de objetos com a marca MAM. Os espaços do Museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx e Haruyoshi Ono para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais.
Serviço
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Cursos MAM
Inscrições disponíveis pelo site https://mam.org.br/curso/
Quem integrar o programa de fidelidade Amigo MAM tem 20% de desconto. Estudantes, professores e aposentados têm 10%.
Dúvidas: cursos@mam.org.br | WhatsApp: 11 99774 3987
Telefone: (11) 5085-1300
Acesso para pessoas com deficiência
Restaurante/café
Ar-condicionado