Documentário LINHA DE FRENTE estreia exclusivamente na rede Espaço Itaú de Cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro
Filme acompanha histórias de personagens designados pelo Estado a fazer cumprir as linhas imaginárias das fronteiras brasileiras; lançamento será em 28 de setembro
O documentário Linha de Frente, dirigido por Felipe Menezes e Gustavo Gama Rodrigues, chega aos cinemas brasileiros em 28 de setembro, com distribuição da O2 Play. A estreia ocorre exclusivamente na rede Espaço Itaú de Cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro.
Linha de Frente conta as histórias de personagens designados pelo Estado a fazer cumprir as linhas imaginárias das fronteiras brasileiras, os mais de 16 mil quilômetros que dividem o Brasil de seus países vizinhos. Colocando suas vidas em risco diariamente, fiscais e agentes policiais se vêem em um fogo cruzado de organizações criminosas – que ignoram os traçados oficiais para criar uma nova camada de demarcações ainda mais nebulosas: a área de atuação de facções que disputam território em um conflito sangrento e duradouro.
|
“O Brasil está de costas para os outros países da América do Sul e o que se passa na longa e para lá de porosa fronteira com nossos vizinhos é algo que corre longe dos olhos da opinião pública ou dos meios de comunicação. Só foi possível realizar um documentário tão corajoso sobre algumas das nossas mais bem temperadas fronteiras devido a um trabalho de equipe muito responsável e bem-organizado. Ver hoje o resultado do trabalho realizado em campo traz de volta um pouco do frio na barriga do set e o sentimento delicioso de realização”, declara o diretor Gustavo Gama Rodrigues.
Linha de Frente é uma produção da Facto8/LB Entertainment e coprodução da Globo Filmes e GloboNews.
Ficha técnica
Companhia produtora: Facto8/LB Entertainment
Companhias coprodutoras: Globo Filmes e GloboNews
Companhia Distribuidora: Elo Company
Produtores: Rita Moraes; Felipe Braga
Produção Executiva: Felipe Duarte
Direção: Felipe Menezes; Gustavo Gama Rodrigues
Roteiro: Felipe Menezes
Argumento: Felipe Braga
Direção de Fotografia: Pedro França
Som Direto: Guilherme Algarve
Edição de Som: Thiago Braga
Montagem: Helio Vilela
Trilha musical: Gustavo Vellutini
Sobre a Facto8
A Facto8 é um selo do grupo LB Entertainment voltado para a criação e desenvolvimento de projetos originais de não-ficção, focando em histórias com alto valor de produção, baseados em personalidades de grande impacto cultural e com acesso a espaços exclusivos. A equipe da Facto8 tem uma consistente produção de documentários para grandes canais e plataformas, tanto nacionais quanto internacionais, como HBO, YouTube Originals e Globo FIlmes, tendo desenvolvido longas como B1: Tenório em Pequim, Primeiro Bailarino, Linha de Frente e Elogio de Liberdade, e as séries S.O.S Pé na Bunda, YouTube Creator Spotlight Brazil e Vida Fora dos Campos — este último indicado para um Emmy Internacional.
Sobre Globo Filmes e GloboNews
Globo Filmes e GloboNews assinam juntas a coprodução de mais de 100 documentários. São projetos artisticamente contundentes, diversos, atuais e que geram debates essenciais para a sociedade brasileira. Com linguagens e olhares que atravessam tempos e fronteiras, a parceria já alcançou mais de 15 milhões de pessoas em audiência e esteve em mais de 300 festivais no Brasil e no mundo, como Cannes, Hot Docs e IDFA, maior festival de docs do mundo, além de ganhar prêmios em Veneza, na Berlinale e no É Tudo Verdade (ÉTV), maior festival de documentários do Brasil, que habilita o filme para o Oscar.
Alguns destaques: Sinfonia de um homem comum, de José Joffily (único brasileiro na mostra Frontlight do IDFA 2022, exibido no Hot Docs e Menção Honrosa do ÉTV 2022); Marinheiro das Montanhas, Karim Aïnouz (aplaudido de pé por 15 minutos no Festival de Cannes 2021); Espero tua (Re)volta, de Eliza Capai (vencedor de dois prêmios no Festival de Berlim 2019); Menino 23, de Belisário Franca (pré-lista do Oscar 2017); Babenco – Alguém tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou, de Bárbara Paz (Melhor Documentário sobre cinema da Venice Classics no Festival de Veneza 2019); Libelu – Abaixo a Ditadura, de Diógenes Muniz (vencedor ÉTV 2020); Cine Marrocos, de Ricardo Calil (vencedor do ÉTV 2019).
Sobre a distribuidora O2 Play
A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes. A distribuidora faz parte do grupo O2, que também tem como sócios o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro.
Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar, além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand) – licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais.
Já foram mais de 80 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como Sócrates e Chorão – Marginal Alado, e internacionais, em parceria com a Netflix, como O Irlandês, Dois Papas, Não Olhe Para Cima, Bardo e Pinóquio por Guillermo Del Toro – estes dois últimos indicados ao Oscar® 2023.
A lista de longas ainda inclui parcerias com a MUBI: Annette, que abriu o Festival de Cannes 2021 e conquistou o Prêmio de Melhor Direção, Crimes of the Future, que estreou no Festival de Cannes 2022, o vencedor do Oscar® 2022 de Melhor Filme Internacional Drive My Car, o vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022 Holy Spider, o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Ator Aftersun e o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Filme Internacional Close.
Mais informações no site da O2 Play.