Escola Municipal de Astrofísica do Parque Ibirapuera abre inscrição para curso ‘Reconhecimento do Céu’
O curso tem carga horária de 10 horas e aborda o reconhecimento do céu nas quatros estações do ano
A Escola Municipal de Astrofísica (EMA), administrada pela Urbia, acaba de abrir 40 vagas para o curso ‘Reconhecimento do Céu’. As aulas vão acontecer de 26 a 29 de setembro, das 19h às 21h30, na sala de projeção do Planetário do Parque Ibirapuera, o 1º planetário aberto ao público no Brasil, também administrado pela empresa. O objetivo do curso, ministrado pelo astrônomo Marcelo Rubinho Soares, especializado em polarização interestelar e estrelas massivas, é oferecer aos participantes o conhecimento de como funciona o céu, estrelas e constelações entre outros elementos e como reconhecer o céu nas quatro estações do ano.
Qualquer pessoa interessada no tema pode participar do curso, não há restrições de idade. Basta acessar o site da UrbiaPass e realizar a inscrição e o pagamento. As temáticas abordadas nas aulas são: Céu de Verão; Estações do Ano; Movimento Celeste; Esfera celeste; Céu de Primavera; Polo Sul Celeste, Zênite e Nadir; Céu de Outono; Eclíptica; Movimento anual do Sol e Céu de Inverno; Zodíaco.
O curso também abordará: a Esfera celeste e seus movimentos aparentes; Como se orientar no céu – Coordenadas celestes e seu uso; Aspecto do céu nas quatro estações do ano; Identificação das constelações e de suas estrelas principais; Eclíptica e Equador, polo celeste, zênite e Movimento planetário, estações do ano.
Curso ‘Reconhecimento do Céu’
Data: 26 a 29 de setembro
Local: Planetário Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 10 – Ibirapuera
Horário: 19h às 21h30
Valor: R$ 150,00
Link para inscrição: UrbiaPass
Sobre a Urbia
Criada em 2019, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania. Ao todo, são quatro concessões especializadas na gestão de parques públicos da capital paulista e da região sul do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado), apoiada no desenvolvimento sustentável, com o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Horto Florestal e da Cantareira, ambos localizados na Zona Norte de São Paulo/SP; áreas de visitação dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral (Cânions), situados em Cambará do Sul/RS; e das áreas de visitação do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu/PR.