Duo Rafael Beck e Felipe Montanaro lançam single “Pedro Brasil” pela Biscoito Fino
Composição de Djavan é revisitada em versão instrumental e faz parte do álbum “Fantasia Brasil”, que será lançado em 6 de outubro nas plataformas digitais.
O flautista Rafael Beck e o pianista Felipe Montanaro estão lançando seu primeiro single “Pedro Brasil”, pela Biscoito Fino, nas principais plataformas digitais.
A faixa integra o álbum de estreia do Duo, intitulado “Fantasia Brasil”, que será lançado em 6 de outubro.
A canção escolhida é “Pedro Brasil”, conhecida pelos versos “Sorria para mim, meu Brasil” e faz uma homenagem aos diferentes ‘Pedros’ que contribuíram para a construção do Brasil, além de Pedro Álvares Cabral e do próprio São Pedro, mas o Pedro comum. A composição, lançada por Djavan no álbum “Seduzir” de 1981, recebe uma versão instrumental assinada pelo Duo com um arranjo único.
A escolha pela obra de Djavan, dono de vários sucessos como “Flor de Lis,” “Se,” “Oceano” e “Eu Te Devoro” é uma forma de homenagear esse grande compositor e cantor alagoano e reconhecer sua influência na música brasileira.
O lançamento do single é apenas um aperitivo para o álbum “Fantasia Brasil” que traz a fusão de vários gêneros e um destaque para os artistas que fizeram e fazem história na Música Popular Brasileira.
Sobre Fantasia Brasil
O álbum “Fantasia Brasil”, distribuído pela gravadora Biscoito Fino, apresenta um repertório com composições de grandes nomes da música brasileira, como Tom Jobim, Djavan, Hermeto Pascoal, Jacob do Bandolim e uma participação especial de Ivan Lins na faixa de sua autoria “Galopes Dance”, tema que tinha guardado e ofereceu ao Duo.
Dentre as faixas estão o medley de Tom Jobim com “Estrada do Sol” e “Chovendo na Roseira”, onde o piano tem momentos de influência do músico e compositor francês Claude Debussy. Já no choro “Receita de Samba”, a gravação traz um arranjo especial para dois pianos. Na faixa “Frevo Novo”, obra de Hermeto Pascoal, o duo criou um interlúdio musical em cima da harmonia do improviso.
Além de clássicos consagradas, o duo apresenta também sua primeira composição autoral, “Tema pra Ricardo”, que recebeu esse título em homenagem ao engenheiro de som Ricardo Camera do estúdio Trama NaCena onde o trabalho foi gravado.
Duo Rafael Beck e Felipe Montanaro
Os músicos se conheceram no início de 2023 e encontraram em comum a paixão pela música instrumental e referências de artistas como Hermeto Pascoal, Cesar Camargo Mariano, Egberto Gismonti, entre outros. Nascidos em São Paulo, Rafael mora em Atibaia, e Felipe em Bragança Paulista, no interior da capital.
O Duo realizou apresentações na Casa Viva Piracaia, no Teatro da Rotina e até mesmo a abertura do show de Hermeto Pascoal na Casa Natura Musical, entre os meses de julho e agosto de 2023.
Sobre os Músicos
Rafael Beck
O músico, hoje com 23 anos, iniciou seus estudos de flauta doce aos seis anos de idade. Aos sete, gravou seu primeiro CD, com um repertório bastante eclético que ia de Tom Jobim a Beatles, passando por Dorival Caymmi e Pixinguinha. Dos onze aos dezessete anos, cursou a Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP – Tom Jobim, ingressando em seguida na Faculdade Souza Lima, em São Paulo, onde em 2022 concluiu o curso e se formou Bacharel em música.
Em 2017, junto com o violonista Rafael Schimidt, lançou pela gravadora Galeão, um CD em homenagem ao flautista Altamiro Carrilho, com um repertório autoral deste grande flautista. Com mais de sete anos de carreira, Rafael já teve participações em shows dos artistas Dominguinhos, Ivan Lins, Hermeto Pascoal, além de dividir palco com vários instrumentistas, entre eles, o genial Proveta. Participou de diversos Festivais de Música Instrumental por todo o país e shows em vários Sescs, incluindo o importante “Instrumental Sesc Brasil” que deu origem a um DVD, disponível no Canal do Sesc no Youtube.
Felipe Montanaro
Atualmente com 18 anos, começou seus estudos musicais aos oito, inicialmente no piano e, ao longo de uma década, descobriu outros instrumentos, como sanfona, baixo, violão e escaleta. Durante esse período de desenvolvimento, teve a oportunidade de estudar com grandes músicos, incluindo André Marques, Itiberê Zwarg, Benjamim Taubkin e Toninho Ferragutti, além de um curso de férias da renomada Juilliard School.
Em 2022 fez seu primeiro show solo de piano no Teatro Carlos Gomes em Bragança Paulista, onde tocou um repertorio que combinou composições próprias e releituras de compositores como Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal e Astor Piazzolla.
Felipe integra também o Trio Maniva, um grupo de música instrumental com composições autorais que trazem elementos da música brasileira como baião, frevo, samba e maracatu, além de releituras de consagrados artistas brasileiros.
Sobre a Biscoito Fino
A Biscoito Fino surgiu de um bem sucedido projeto musical desenvolvido por Olivia Hime, a convite de Kati de Almeida Braga. Juntas, elas decidiram criar uma gravadora independente, comprometida com a produção musical de qualidade. O título veio da célebre expressão “biscoito fino para as massas”, de Oswald de Andrade. Mais de uma década depois, a Biscoito Fino tornou-se referência e sinônimo de qualidade, capaz de conferir credibilidade a todos os projetos à ela associados. A Biscoito Fino é também canal de lançamento de projetos especiais: os infantis ganharam o selo Biscoitinho; os de música clássica o Biscoito Clássico; para repertório gravado fora do Brasil, foi criado o Biscoito Internacional.
Redes Sociais
Instagram: @duobeckmontanaro
YouTube: youtube.com/@duobeckmontanaro
Tiktok: @duobeckmontanaro
Facebook: facebook.com/duobeckmontanaro